A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves Andréa Poletto Sonza Bento Gonçalves – Agosto 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves Andréa Poletto Sonza Bento Gonçalves – Agosto 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves Andréa Poletto Sonza Bento Gonçalves – Agosto 2009

2 Nosso Núcleo   NAPNE (Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais) – Portaria 2004   Núcleo do SIEP/RENAPI (Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica/Rede Nacional de Pesquisa e Inovação) – desde Portaria 2008   Educador Especializado: Nota técnica 05/2007 da Setec e Portaria 093, do CEFET BG, de março de 2008

3 Cursos Permanentes

4 Cursos permanentes GoalBall: curso para cegos e pessoas com baixa visão. (Desde 2004)

5 Cursos permanentes Atividades Físicas: Condicionamento físico na Academia de Musculação do CEFET-BG para cegos e pessoas com baixa visão. (Desde 2004)

6 Cursos permanentes Informática Adaptada: Cursos de informática aplicada, com o uso das TICs para alunos deficientes visuais, PCs e autistas (início em 2004)

7 Outros momentos com nosso alunos

8 Desafios em Cursos Regulares Uma aluna cega no Curso de Superior de Logística, uma deficiente auditiva e um limitado motor no curso Superior de Tecnologia de Alimentos

9 Outras Ações

10 Outras ações Auxílio ao processo de inclusão de alunos inclusos – oficinas para professores, adaptação de material pedagógico. Destaque para o “Dia da Sensibilização” - Auxílio para a implementação de novos NAPNEs -Inclusão da Disciplina “Educação Inclusiva” no Curso de Formação Pedagógica do IF RS - Campus de Bento Gonçalves - Auxílio no processo seletivo (vestibular) - edital - adaptação de provas - acompanhamento dos alunos PNEs durante as provas

11 Oficina de Arteterapia

12 Oficina de Mandala / Mural Napne

13 Encontros com a Psicóloga – 2008 e 2009

14 Ações Adaptação de prova para o processo seletivo no Vestibular Acompanhamento de um deficiente visual durante o vestibular de Auxílio na adaptação de prova para o Concurso do IF RS -Acompanhamento de dois deficientes visuais durante o concurso em Erechim -Implementação do site “modelo” de Acessibilidade -Implementação do site do IF RS – Campus BG, utilizando um Gerenciador de Conteúdos Acessível. Os fontes serão disponibilizados para a rede.

15 Site Modelo de Acessibilidade

16 Site Modelo de Acessibilidade Vídeo em Libras

17 Site Modelo de Acessibilidade Manuais

18 Site Modelo de Acessibilidade Tabela Periódica On-line Acessível

19 Site Acessível

20 Projetos em Andamento

21 Habitação Universal: Em fase de adaptação da cozinha...

22 Projetos em Andamento... e do banheiro

23 Projetos em Andamento Rotuladora Braille: projeto contemplado pelo MCT e MEC, com o objetivo de, inicialmente, prover o braille nos rótulos dos produtos elaborados na cantina de vinificação do CEFET-BG. Intenções futuras: impressão braille em rótulos, embalagens e etiquetas para o CEFET-BG para outras empresas/instituições.

24 Muito Obrigada! Andréa Poletto Sonza


Carregar ppt "Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves Andréa Poletto Sonza Bento Gonçalves – Agosto 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google