A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca do Conhecimento Online B-ON

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca do Conhecimento Online B-ON"— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca do Conhecimento Online B-ON www.b-on.pt
Apresentação ajustada à Instituição por: Luísa Oliveira

2 O que é a B-ON? A B-ON reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais de modo a oferecer um conjunto vasto de artigos científicos disponíveis on-line nas diversas áreas do conhecimento. Portal de pesquisa integrada. A B-On é neste momento um consórcio informal. A B-On dá acesso às principais fontes de conhecimento internacionais nas diversas áreas do conhecimento. A negociação com as editoras é realizado pela B-On de modo centralizado. O acesso a esses conteúdos negociados pode ser feito directamente pelos sites das editoras, ou pesquisados através do portal da B-On

3 Quem pode aceder à B-ON? Todos aqueles que integrem os quadros da instituição aderente ou nela desenvolvam actividade: Investigadores; Docentes; Estudantes; Bolseiros; Pessoal técnico; Walk in users (visitantes).

4 Conteúdos disponíveis
TIPOS DE RECURSOS EDITORAS BASES DE DADOS EM TEXTO INTEGRAL BASES DE DADOS DE REFERÊNCIA RECURSOS GRATUITOS Com as editoras e bases de dados estão disponíveis publicações em TEXTO INTEGRAL Existem 4 tipos de recursos disponibilizados através da B-On. As editoras e Bases de Dados de texto integral dão acesso a publicações em full text – As bases de dados de referência dão acesso a referência bibliográfica. Os recursos gratuitos dividem-se dentro do portal em portais, índices, bibliotecas, obras de referência. Uns dão acesso ao texto integral outros não.

5 Quais são as editoras? ELSEVIER; WILEY; SAGE;
SPRINGER (inclui KLUWER); IEEE; TAYLOR & FRANCIS; ASSOC. FOR COMPUTING MACHINERY (ACM); AMERICAN CHEMICAL SOCIETY (ACS); AMERICAN INSTITUTE OF PHYSICS (AIP); ANNUAL REVIEWS; INSTITUTE OF PHYSICS (IOP); ROYAL SOCIETY OF CHEMYSTRY (RSC); SOCIETY FOR IND. AND APPLIED MATHEMATICS (SIAM). Editoras que fazem parte dos conteúdos da B-On (acesso ao texto integral).

6 Quais as bases de dados? BD EM TEXTO INTEGRAL ACADEMIC SEARCH PREMIER
4,678  Full Text Journals / 8,176  Abstracted and Indexed Journals BUSINESS SOURCE PREMIER 7,000  Full Text Journals / 800 abstracts / 144 Monographs Bases de dados com acesso ao texto integral acessíveis pelos membros da B-On. Estas bases dão também acesso a referências bibliográficas e abstracts.

7 BASES DE DADOS REFERENCIAIS INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA
Quais as bases de dados? BASES DE DADOS REFERENCIAIS ERIC ZENTRALLBLATT MATH INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA WEB OF KNOWLEDGE As bases de dados de referência bibliográfica disponibilizadas através da B-On.

8 Portal b-on Pesquisa integrada nos diversos tipos de recursos disponibilizados. Pesquisar artigos e abstracts em editoras e bases de dados, em simultâneo Utilização das ferramentas de pesquisa em simultâneo nos diversos recursos Utilização de operadores booleanos A selecção de áreas temáticas ou tipos de recurso Criação de área de trabalho pessoal Fusão e eliminação de registos duplicados Podemos aceder às fontes de informação através dos sites respectivos ou utilizar as ferramentas de pesquisa disponibilizadas através do portal da B-On. No entanto tal só é possível para os recursos que já se encontram integrados através do mesmo.

9 Acesso à informação Homepage da B-ON Portal de pesquisa
Portal de pesquisa https://secure.b-on.pt Acesso directo aos recursos da B-ON nos respectivos sites Endereços de acesso aos conteúdos

10 Salientar neste slide:
a sessão de e-learning; as perguntas frequentes; a lista de publicações e respectivas datas de back-files; acesso com login

11 Dar relevo aos recursos que estão já integrados pelo portal, à escolha da área temática ou tipo de recurso, à área pessoal e finalmente à sinaléctica explicada pela legenda

12 Dar relevo aos campos onde pode ser efectuada uma pesquisa

13

14 Dar relevo ao modo como se acede ao texto integral e a possibilidade de arquivar o resultado no disco rígido do computador ou guardar em pastas pessoais que se podem ir criando quando se acede como login.


Carregar ppt "Biblioteca do Conhecimento Online B-ON"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google