A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de São Paulo
Faculdade de Medicina Divisão de Biblioteca e Documentação Disciplina MCM 0784: Acesso e Recuperação da Informação na Prática Médica Docente responsável: Maria do Patrocínio Tenório Nunes

2 Web of Science Thomson Reuters

3 (bases de dados – pesquise... Web of Science)
Opções de acesso: (bases de dados – pesquise... Web of Science)

4 www.fm.usp.br/biblioteca -
Acesse o site da Biblioteca - - em Base de dados, clique em Pesquise

5 Clique em Web of Science

6 Acesso pela CAPES Digite Web of Science

7 Clique - Web of Science

8 Plataforma Web of Knowledge/ Thomson Reuters

9 Clique na aba, para selecionar especificamente a interface de busca da Web of Science

10 Digite o(s) termo(s) a ser(em) pesquisado(s).
Para conectar os diferentes campos podemos utilizar os operadores booleanos (AND, OR e NOT)

11 Após digitar o(s) termo(s), selecione o campo de pesquisa, utilize o menu com opções à sua direita.
Se você precisar de mais campos para criar sua pesquisa, clique em Add Another Field, para adicionar novas opções de campos

12 Até 25 campos podem ser utilizados na página de busca.

13 Clique em Adjust your search setting para ativar a opção de Lemmatization – abre a pesquisa e faz com que sejam cercadas variações de singular/plural, inglês britânico e americano Lemmatization

14 Exemplo de busca - Nesta pesquisa vamos combinar os campos: Tópico e Autor.

15 Digitar o termo “multiple sclerosis” selecionei o campo Topic.
Exemplo de busca: Digitar o termo “multiple sclerosis” selecionei o campo Topic.

16 Podemos digitar o nome do Autor na segunda caixa de busca e selecionar o campo Autor. Neste caso, vamos utilizar as listas de referências criadas pela Web of Science para nos auxiliar. Para acessá-las basta clicar no ícone da lupa.

17 Digite o nome do autor: Filippi, M e tecle enter

18 Um índice é apresentado
Um índice é apresentado. Quando encontramos o autor Filippi, M, clicar em ADD, a esquerda do nome. E então, o autor será inserido na caixa de busca, localizada na parte inferior da tela e clicar em OK. Você pode pesquisar vários autores, e continuar adicionando-os à sua lista. Clicar em OR para transferir para a pesquisa.

19 O autor então, é transferido para a caixa de busca da página da pesquisa.

20 Tela de resultados: A pesquisa recuperou 813 registros que contém o termo “Multiple Sclerosis” e também o nome do autor Filippi M.

21 Outras opções de ordenação:
Os registros são apresentados em ordem cronológica inversa, do mais recente ao menos recente. Esta opção pode ser alterada, através das opções do quadro Sort by. Outras opções de ordenação: Times cited: número de vezes que o artigo foi citado. Relevance: número de vezes que o termo de pesquisa aparece no registro.

22 Opções de refinamento da pesquisa e link para o texto completo.

23 Após selecionar os artigos você pode utilizar as opções de saída: imprimir, enviar por , adicionar em uma lista, salvar no EndNote Web, etc. Refinar por países (More option): para ver outros países

24 Refinar por países

25 Artigo selecionado

26 Para fazer a análise da produção científica, selecione o autor, clique em Create Citation report

27 Clique em Create Citation report, detalhes da pesquisa, índice H, citações.

28 Para acessar o texto completo, clique no ícone Full Text
Ao visualizar o registro completo do artigo, é possível saber quantas vezes este trabalho foi citado, onde e por quem, neste caso foi citado vezes. Para acessar o texto completo, clique no ícone Full Text

29 Neste exemplo você pode acessar o texto completo em HTML ou em PDF.

30 Resumo dos seis campos de pesquisa
Tópico: títulos dos artigos, resumo e todas as palavras-chave. Autor: todos os autores originalmente identificados nos artigos são apresentados e pesquisados. Autor grupo: busca o grupo ou organização a qual é creditada a autoria do documento. Nome da publicação: ano em que o documento foi publicado. Pode ser pesquisado tanto por um ano específico, como por um intervalo de anos. Endereço: todas as afiliações de autor publicadas no artigo. Este campo utiliza abreviações padronizadas para os termos.

31 Mais informações da base de dados Web of Science:
- Pesquisa de referências citadas (pesquise por autor, trabalho, ano, volume, número ou página) Relatório de citações: fornece métricas de produtividade e desempenho para um conjunto de resultados. Publicações por ano; Citações por ano; H-index (N registros com pelo menos N citações); Média de citações por item; Número de artigos exclusivos citados.

32 Clique em Sign In para efetuar o registro na base Web of Science.
Clique em Register

33 Digitar

34 Crie um perfil no Web of Knowledge para:
Salvar as pesquisas; Criar Search Alerts; Criar Citation Alerts; Formar uma biblioteca do Endnote Web; Criar um perfil do ResearchID

35 “Sign In” (para registrar um Web of Knowledge Profile
“My Citation Alerts” ou em “My Saved Searches” (para gerenciar suas pesquisas e alertas) “Sign In” (para registrar um Web of Knowledge Profile “Search History” (exibe histórico de pesquisa inteiro)

36 Search History: salvar histórico da pesquisa, criar alertas e EndNote Web
Clique em Search history para selecionar na pesquisa os artigos que serão salvos no EndNote Web

37  EndNote Web Como criar um perfil de usuário no Web of Knowledge/EndNote Web. Como salvar referências da plataforma Web of Knowledge para sua Biblioteca EndNote Web. Integração EndNote Web e a plataforma Web of Knowledge. Uitlização de Grupos para gerenciar as referências na Biblioteca EndNote Web. Formatação de bibliografias. Como baixar e instalar o plug-in “Cite-While-You-Write” para o Word.

38 Após efetuar o registro, clique em My EndNote Web.

39 Se você não estiver logado na base Web of Science, efetue o login em My EndNote Web.

40 Gerencie resultados, salve até 10 mil referências em sua biblioteca pessoal do EndNote Web, colete referências de bancos de dados online, as referências importadas do Web of Knowledge ficarão marcadas com o ícone do EndNote Web. Utilizando Collect você inicia a pesquisa nos catálogos de bibliotecas do mundo todo. Organize Use o recurso Groups para organizar sua biblioteca. Compartilhe seus grupos de referência com qualquer usuário do EndNote Web

41 As referências importadas do Web of Knowledge ficarão marcadas com o ícone do EndNote Web.
EN, este ícone indica que estes artigos já estão listados em sua biblioteca do EndNote Web.

42 Cite While You Write™ É fácil instalar este recurso no seu computador, basta seguir as instruções. Após instalado, será criado uma barra no seu editor de texto.

43 “Use as poderosas ferramentas de Cite While You Write do EndNote Web para adicionar referências e formatar bibliografias em documentos sendo escritos. Depois de criar uma biblioteca do EndNote Web, você pode acessá-la a qualquer momento, seja do seu perfil do Web of Knowledge ou acessando e inserindo seu ID de usuário e sua senha do Web of Knowledge. O EndNote Web pode também ser totalmente integrado ao recurso EndNote” (Web of Science. Thomson Reuters, 2011).

44 ResearcherID “O ResearcherID é seu espaço online público e gratuito onde você pode obter um número do ResearcherID exclusivo e criar um perfil público. Seu perfil do ResearcherID pode incluir informações sobre suas afiliações institucionais, interesses em pesquisa e uma lista de suas publicações. As informações sobre publicações do Web of Science terão informações de citações em tempo real (atualizadas semanalmente) e incluirão links diretos para o registro de fonte. Depois de adicionar suas publicações ao seu perfil do ResearcherID, seu número do ResearcherID exclusivo será associado automaticamente a suas publicações no Web of Science, criando um link direto entre o registro do Web of Science e seu perfil do ResearcherID” (Thomson Reuters. Quick reference guide. 2011)

45 Informe-se na Biblioteca de sua Instituição.
Se o artigo não têm link de acesso ao texto completo, ele pode ser recuperado de outras maneiras: 1. Anote o título do periódico, o ano de publicação, número, volume, paginação, etc. 2. Realize a pesquisa do título do periódico na página do SIBiNet ou no Portal da CAPES. Se mesmo assim, não localizar o artigo, solicite-o na sua Biblioteca via COMUT Informe-se na Biblioteca de sua Instituição. BOAS PESQUISAS!

46 Créditos Produzido por: Divisão de Biblioteca e Documentação da FMUSP.
Baseado em apresentação realizada por: Déborah Dias da Thomson Reuters. Thomson Reuters. Web of Science. Quick reference guide


Carregar ppt "Universidade de São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google