A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Camaçari Profa. Ana Paula Miranda Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Camaçari Profa. Ana Paula Miranda Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Camaçari Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

2 Entrevista Discussão: 1- Tecnologias podem buscar soluções para tudo? 2- Postura do entrevistado; 3- Debates no mundo a respeito dos “céticos do clima”. Você iria ao dentista tratar do coração? “Afinal, o que você pretende fazer em relação às mudanças climáticas?” 4- Interesses econômico e político do assunto;

3 Carta Professor da UFBA

4 Devaneios de um autor Nossos governos, embora jurem que não, são céticos do clima. Eles acham que o aquecimento global é balela e que, se existe, não é culpa nossa. Como assim? Por absurdo: se não fossem céticos, já haveria: uma ciclovia para cada calçada, a bolsa- bicicleta, o ticket-álcool, concorrências regulares para novas linhas aquaviárias, ônibus movidos apenas a biogás, subsídios para empresas que processam alimento produzido a menos de 100 km da fábrica, crédito na conta de luz para quem reduzir o consumo... Jean Remy Davée Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro Ciência Hoje Online, 2010

5 Alguns dados  Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); “A ciência é clara: o mundo está esquentando e os humanos são responsáveis. (...) Minimizar os impactos demandará redução significativa nas emissões de gases-estufa.” E, para finalizar, mais de 97% dos cientistas ativos no campo concordam com a ideia.”  O Brasil ratifica as conclusões do IPCC, assim como outros 193 países;

6 Filme de Al Gore: “Uma verdade Inconveniente” Apelo Ecológico ambiental ou Ato político?

7 Dados sobre o filme Verdades inconveniente ou inverdades conveniente?

8 O fato é: existe um conflito de informações, as quais devem ser tratadas de forma cautelosa e crítica.

9 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Camaçari Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

10 Introdução: Ecologia  Ecologia: estudo da distribuição e da abundância de organismos, das suas inter-relações e das comunidades das quais fazem parte.  População: grupo de indivíduos de um mesmo tipo (de uma única espécie), vivendo juntos;  Comunidade: grupo de todas as populações (diferentes tipos) que vivem no mesmo lugar;  Ecossistema: a comunidade com seus ambientes químicos e físicos funcionando juntos, como um sistema ecológico;  Biosfera: todos os ecossistemas interligados, incluindo todos os ambientes e organismos da Terra.

11 O que vocês pensam sobre a relação entre os seres humanos e seu ambiente nos dias de hoje? Todos os organismos alteram o seu ambiente?

12 A crise ambiental  Utilização excessiva dos recursos naturais;  Destruição dos ambientes naturais;  Poluição;  Extinção de espécies;  Escassez de água;  Mudanças climáticas.

13 A crise ambiental  Enrique Leff (2006):  Crise de civilização: questionamento da racionalidade econômica e tecnológica dominante;  Resultado, principalmente, da pressão do crescimento populacional sobre os recursos naturais;  Relação direta da problemática ambiental com as questões econômicas.

14  Controvérsias da Ciência;  Ações antrópicas causam o aquecimento Global?  Ações naturais?  Resfriamento Global x Aquecimento Global? Crise de conhecimento A crise!

15 O que podemos fazer para melhorar o nosso entendimento desse momento de crise?

16 Uma nova visão: a Terra como uma unidade, como um sistema ú nico de intera ç ões complexas e altamente interdependentes  A teoria Gaia  A Ciência do Sistema Terrestre – CST (Earth System Science).

17 A teoria Gaia  James Lovelock  Histórico: - Início da década de 1960 – NASA: existe vida em outros planetas? - Equilíbrio e desequilíbrio químico entre os componentes da atmosfera dos planetas; - Marte e Vênus: 95% CO 2, pouco O 2 e nenhum CH 4; - Terra: 79% N 2, 21% O 2 e 0,03% CO 2 ; além de outros como o metano (CH 4 ).

18 A teoria Gaia  Afirma que o planeta Terra foi e continua a ser ativamente transformado pela presença de seres vivos, de modo a manter condições adequadas à própria vida;  Manutenção da composição atmosférica terrestre: influência da vida sobre o planeta;  Constância do clima: luminosidade do sol subiu 25% desde o surgimento da vida, mas a temperatura não sofreu alteração significativa nos últimos 3,3 bilhões de anos.

19  Aceitação por grupos ambientalistas e espiritualistas na década de 1970 (Gaia: personificação da mãe Terra na Grécia antiga);  Grande resistência no meio científico;  Críticas: (1) condições adequadas para todos os tipos seres. (2) Terra é um ser vivo (???) A teoria Gaia Atualmente está sendo alvo de muitas investigações por diferentes pesquisadores!!

20  Importância dos ambientes naturais na regulação do sistema como um todo;  Exemplos:  Florestas tropicais úmidas – regulação das chuvas;  Oceanos – conexão algas-nuvens, ciclos biogeoquímicos. A teoria Gaia

21 Proposta mais central: A existência, no planeta Terra, de um sistema cibernético ou de controle, que Lovelock chama de Gaia, que cria e mantém condições adequadas à vida, através da atuação dos próprios seres vivos que transformam o ambiente físico-químico e são transformados por ele. A teoria Gaia

22

23 Por fim... O que podemos fazer agora? Será que a ciência e a tecnologia podem resolver os problemas? E nós? O que pode ser feito coletiva e individualmente?


Carregar ppt "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Camaçari Profa. Ana Paula Miranda Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google