A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Feudal  O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa;  Ruralização da sociedade, sob o regime de servidão;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Feudal  O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa;  Ruralização da sociedade, sob o regime de servidão;"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Feudal  O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa;  Ruralização da sociedade, sob o regime de servidão;  Política: descentralização do poder; relação de suserania e vassalagem;

2

3

4

5 A Igreja Medieval

6

7

8

9  Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa;  Terras doadas por fiéis ao longo da vida, pagamento de dízimo;  Tribunal da Inquisição: descobrir, julgar e punir os hereges; auxiliaram os reis na repressão sócio-política de opositores;  Tinham o poder sobre o nascimento, casamento, morte, tempo, etc.

10 CRUZADAS • aparente: conquistar a Terra Santa Palestina das mãos dos muçulmanos (“infiéis”); • Motivo aparente: conquistar a Terra Santa Palestina das mãos dos muçulmanos (“infiéis”); • Mas... • pretendia canalizar a mentalidade guerreira dos nobres, diminuir a população européia, aumentar o poder da Igreja, reaproximar-se da Igreja Ortodoxa. • De 1096 até 1270, foram 8 grandes cruzadas.

11 Conseqüências das Cruzadas • Fortalecem o poder do rei e diminuem o poder dos senhores feudais; • Afastam definitivamente a Igreja Ortodoxa e a Católica. • reabrem o Mar Mediterrâneo à navegação européia; • Enriquecem os comerciantes italianos de Gênova, Veneza, Pizza e Nápoles. • Introdução de novas técnicas comerciais e agrícolas. • ampliam o universo cultural europeu no contato com o Oriente, trazendo novas necessidades à elite européia.

12 Renascimento comercial e urbano • A partir do século X a Europa vive um crescimento demográfico. Por quê?  fim das invasões bárbaras;  Aperfeiçoamento e aumento da produção agrícola. • Onde as cidades se formavam?  Junto à castelos, nos chamados burgos;  Locais de passagem para peregrinos;  Próximos à abadias;  Locais de passagem, próximos à rios e lagos;

13 O renascimento comercial  Impulsionado pelo fim das invasões, “Trégua de Deus”, “Asilos de Deus” e cruzadas. E a burguesia se organiza: as Corporações de Ofício.  regular a produção,  fixar preços,  garantir a qualidade do produto,  impedir a entrada de concorrentes,  organizar as festas do santo padroeiro da cidade.  Seria possível unir os interesses da burguesia com o fortalecimento do poder do rei?

14 Crise do Século XIV  Crise agrária: plantações não suportam a população, problemas climáticos;  Crise monetária: falta de metais para o comércio com o Oriente;  Crise populacional: fome; doenças; guerras;  Crise Política: disputas nacionais; guerra dos 100 anos.

15

16 Renascimento das cidades

17

18

19

20

21

22

23

24 O renascimento cultural  Não negam a fé cristã;  Valores greco-romanos:  Humanismo:  Racionalismo;  Antropocentrismo;  Individualismo  Otimismo;  Hedonismo

25 Por que a Itália?  Concentração de mecenas (interesses burgueses) * a Igreja também era mecenas;  Capital do Império Romano;  Importantes portos comerciais no Mediterrâneo;  “Fuga de cérebros” de Constantinopla para Itália – 1453.

26

27 Limites do Renascimento  Movimento elitista – burguesia;  Limitado pelo número de adeptos em função do forte analfabetismo;  Limitado pelos interesses de seus defensores.  Permanências medievais: forte misticismo e falta de liberdade religiosa.


Carregar ppt "Sistema Feudal  O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa;  Ruralização da sociedade, sob o regime de servidão;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google