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DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO

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Apresentação em tema: "DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO
PROCESSOS IRREGULARES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS[LEXICOLOGIA] VALOR ASPECTUAL[SEMÂNTICA] VALOR MODAL[SEMÂNTICA] Trabalho realizado por: Arly Correia Jorge Afonso Maria do Sameiro

2 PROCESSOS IRREGULARES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

3 EXTENSÃO SEMÂNTICA Processo através do qual uma palavra existente adquire um novo significado. Exemplos: As palavras "salvar", "portal" e "janela" adquiriram significados novos, no uso em informática, por extensão semântica

4 EMPRÉSTIMO Processo de transferência de uma palavra de uma língua para outra. Exemplo: lingerie (palavra importada da língua francesa)

5 AMÁLGAMA Processo irregular de formação de palavras que consiste na criação de uma palavra a partir da junção de partes de duas ou mais palavras. Exemplos : informática -> informação + automática; cibernauta -> cibernética + astronauta.

6 SIGLA Palavra formada através da redução de um grupo de palavras às suas iniciais, as quais são pronunciadas de acordo com a designação de cada letra. Exemplos: Partido Comunista Português >PCP Partido Social Democrata > PSD Sporting Clube de Portugal > SCP

7 ACRÓNIMO Palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só, respeitando, na generalidade, a estrutura silábica da língua. Exemplos: Fundo de Apoio às Organizações Juvenis> FAOJ Liga dos Amigos da Terceira Idade > LATI FEderação Nacional de PROFessores> FENPROF

8 TRUNCAÇÃO Processo irregular de formação de palavras que consiste na criação de uma palavra a partir do apagamento de parte da palavra de que deriva. Exemplos: metropolitano > metro sociolinguística > sócio José > Zé hipermercado > hiper

9 ONOMATOPEIA Palavra criada por imitação de um som natural. Exemplos:
trriiim !! > despertador toc-toc > bater na porta miaauuu !! > gato ufa ! > interjeição Nota: As onomatopeias diferem de língua para língua, conforme a percepção dos sons e suas respectivas transposições para o sistema fonológico das diversas línguas.

10 PROCESSOS IRREGULARES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

11 VALOR ASPECTUAL

12 No entanto, o seu valor aspectual é distinto:
A categoria aspecto, apesar de se relacionar com a categoria tempo, é independente desta. Exemplificação: Todas as situações expressas nas frases seguintes podem ser localizadas temporalmente como anteriores ao momento em que as frases são produzidas. No entanto, o seu valor aspectual é distinto: A Maria já leu o livro. - sabe-se que a leitura do livro está acabada (aspecto perfectivo); A Maria estava a ler o livro, quando a vi. - não é dada informação sobre a culminação da leitura do livro (aspecto imperfectivo); Quando era nova, a Maria lia muitos livros. - a situação descrita corresponde a um hábito (aspecto habitual).

13 ASPECTO O Aspecto é uma categoria gramatical através da qual se exprime a maneira como uma situação é perspectivada, tendo em conta a sua estrutura temporal interna. O valor aspectual de um enunciado é construído a partir de informação lexical e gramatical .

14 ASPECTO LEXICAL Valor aspectual expresso pelo significado de uma palavra ou conjuntos de palavras ou expressões do enunciado que apontam para determinadas características semânticas [O aspecto lexical pode ser alterado em função do contexto gramatical em que a palavra ocorre ] O aspecto lexical permite distinguir situações estativas (1) de eventos durativos (2) e eventos não durativos (3) : (1)- O João sabe francês. (2)- O João escreveu um livro. (3) – O João espirrou.

15 ASPECTO GRAMATICAL Valor aspectual construído através da combinação entre a informação dada pelo aspecto lexical e o valor dos tempos verbais, de verbos auxiliares, de estruturas de quantificação, de tipos de nomes (contáveis/ não contáveis), ou de modificadores.

16 ASPECTO PERFECTIVO O Rui já se vestiu.
A ACÇÃO APRESENTA-SE COMO TERMINADA O Rui já se vestiu. A acção enunciada pelo verbo vestir-se está concluída e essa ideia é explicitada através do uso do pretérito perfeito simples do modo indicativo e reforçada, ainda, pelo uso do advérbio já Nota: perfectivo = «que indica uma acção realizada e concluída»

17 O Rui estava a observar a paisagem. O Sol subia no horizonte.
ASPECTO IMPERFECTIVO A ACÇÃO É APRESENTADA COMO NÃO TERMINADA O Rui estava a observar a paisagem. O Sol subia no horizonte. A acção é apresentada como algo que se prolonga, uma acção que ainda não está concluída. Essa ideia é explicitada através do uso do pretérito imperfeito do modo indicativo e do complexo verbal com o auxiliar estar Nota: imperfectivo = «que ou o que indica acção em curso, não concluída»

18 Uma andorinha não faz a Primavera.
ASPECTO GENÉRICO Uma andorinha não faz a Primavera. O uso do verbo no presente do modo indicativo faz permite interpretar o enunciado como contendo uma situação sempre verdadeira. Com o aspecto genérico refere-se uma pluralidade de situações, encaradas como verdadeiras e atemporais. Nota: genérico = «expresso ou tratado em termos vagos, gerais»

19 A Primavera costuma chegar anunciada por um tempo mais quente.
ASPECTO HABITUAL A Primavera costuma chegar anunciada por um tempo mais quente. O complexo verbal constituído pelo verbo auxiliar costumar e pelo verbo principal chegar implica a ideia de que a chegada da Primavera se sucede durante um período ilimitado e habitualmente sempre desse modo. Nota: habitual = «que é constante ou muito frequente»

20 ASPECTO HABITUAL (contin.)
Levanto-me sempre cedo. Habitualmente, tomo café depois do almoço. Vou ao ginásio três vezes por semana. Nos três casos, para além do uso do presente do indicativo, a dimensão habitual da acção é reforçada pelo uso de advérbios (sempre, habitualmente) ou de uma expressão que inclui um quantificador (três vezes por semana) O uso de uma oração subordinada temporal pode acentuar também o aspecto habitual: Quando eu era jovem, andava mais de bicicleta.

21 O Manuel tem-se levantado cedo ultimamente.
ASPECTO ITERATIVO O Manuel tem-se levantado cedo ultimamente. O uso do verbo no pretérito perfeito composto e do advérbio ultimamente acentua a regularidade com que a acção se tem repetido, marcando o aspecto iterativo do enunciado. Nota: iterativo = «que expressa acções repetitivas »

22 A sessão de trabalho começou às nove horas.
ASPECTO PONTUAL A sessão de trabalho começou às nove horas. O uso da forma verbal começou no pretérito perfeito simples do modo indicativo explicita um evento momentâneo, pontual. Nota: pontual = «sem duração no tempo»

23 Estive a ler o livro durante toda a tarde.
ASPECTO DURATIVO Estive a ler o livro durante toda a tarde. O emprego do complexo verbal com o auxiliar estar a marca o prolongamento da acção ; o período de tempo que essa acção durou é expresso pelo modificador durante toda a tarde. Nota: durativo = «que corresponde a uma acção prolongada»

24 Comecei a ler o livro que me ofereceste.
ASPECTO INCEPTIVO Comecei a ler o livro que me ofereceste. O uso do complexo verbal com o auxiliar começar acentua o momento de início da acção, acrescentando ao significado do verbo a ideia de “início da acção” Nota: inceptivo = «que principia, que dá início» ( o mesmo que «incoativo»)

25 ASPECTO CESSATIVO Acabei de ler o livro.
O emprego do complexo verbal com o auxiliar acabar de destaca o final (o cessar) da acção. Nota: cessativo = «que denota fim de…»

26 SÍNTESE ASPECTO: CATEGORIA GRAMATICAL QUE EXPRIME A MANEIRA COMO UMA SITUAÇÃO É PERSPECTIVADA, APRESENTANDO-A COMO UM TODO COMPLETO OU EM DESENVOLVIMENTO, OU AINDA ACENTUANDO DEFERENÇAS EM RELAÇÃO À SUA DURAÇÃO OU MARCANDO A SUA FREQUÊNCIA, O SEU INÍCIO OU O SEU FIM. NA CONSTRUÇÃO DO VALOR ASPECTUAL DE UM ENUNCIADO CONVERGEM O ASPECTO LEXICAL E O ASPECTO GRAMATICAL.

27 SÍNTESE O ASPECTO LEXICAL PERMITE DISTINGUIR: EVENTOS DURATIVOS
EVENTOS NÃO DURATIVOS SITUAÇÕES ESTATIVAS O ASPECTO GRAMATICAL PODE SER: PERFECTIVO OU IMPERFECTIVO GENÉRICO, HABITUAL, ITERATIVO OU PONTUAL DURATIVO, INCEPTIVO OU CESSATIVO

28 SÍNTESE O ASPECTO REALIZA-SE:
Pelo conteúdo semântico transmitido por palavras do enunciado; Por complexos verbais com verbos auxiliares aspectuais; Por alguns tempos verbais (p. imperfeito, p. perfeito simples, p. perfeito composto,…) Por alguns advérbios ou locuções adverbiais (já, sempre, ainda, lentamente, frequentemente, pouco a pouco,…) Por nomes contáveis ou não contáveis, quantificadores, orações subordinadas, etc.

29 VALOR ASPECTUAL VALOR ASPECTUAL EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

30 VALOR MODAL

31 MODALIDADE O valor modal do enunciado exprime a atitude/subjectividade do locutor em relação ao que enuncia e em relação ao interlocutor. Essa modalidade pode ser expressa através: - da entoação - dos modos verbais - dos verbos modais como: - verbos auxiliares modais: dever, poder - verbos principais com valor modal: crer, pensar, obrigar, … - de advérbios - de adjectivos com valor modal

32 MODALIDADE Há três tipos de Modalidade:

33 MODALIDADE APRECIATIVA
Modalidade Apreciativa – O locutor exprime um juízo valorativo, negativo ou positivo, emitido sobre um enunciado anterior com valor assertivo: A tua dissertação está óptima. Essa modalidade pode ser expressa através de alguns processos, tais como: - advérbios: Infelizmente, não tive sorte! - verbos: Agrada-me essa tua nova postura. - adjectivos: É desagradável ser sempre criticado! - frases exclamativas: Que fácil é esta matéria!

34 MODALIDADE EPISTÉMICA
Modalidade Epistémica – O locutor pretende expressar uma atitude, baseada no seu grau de conhecimento, perante a veracidade ou falsidade do enunciado produzido. Esta atitude do locutor em relação ao que enuncia pode assumir um valor: - de certeza: uso do modo Indicativo: Ex.: O exame é terça. - de probabilidade: dever + infinitivo: Ex.: O exame deve ser terça. - de possibilidade: poder + infinitivo; talvez: Ex.: Talvez o exame seja terça.

35 MODALIDADE DEÔNTICA Modalidade Deôntica – O locutor exprime juízos, procurando agir sobre o seu interlocutor, impondo, proibindo ou autorizando. Assim, expressa valores: - de imposição /obrigação: através do imperativo; ter de + infinitivo; dever + infinitivo: Ex.: Tens de fazer o exame! - e de permissão / proibição: poder + infinito Ex.: Podes fazer o exame. Não podes sair antes do tempo.

36 EXERCÍCIOS 1) Associa as frases da coluna A ao respectivo valor modal expresso na coluna B. A B a) Podes ir à discoteca com o João. 1. Modalidade apreciativa b)Tens de ser mais expressiva. 2. Modalidade epistémica (com valor de certeza) c) Que belo quadro! 3. Modalidade epistémica (probabilidade/possibilidade ) d) A reunião deve ser adiada. 4. Modalidade deôntica com valor de obrigação e) A resposta não está certa. 5- Modalidade deôntica com valor de permissão

37 SOLUÇÃO 1) Associa as frases da coluna A ao respectivo valor modal expresso na coluna B. A B a) Podes ir à discoteca com o João. 5- Modalidade deôntica com valor de permissão b)Tens de ser mais expressiva. 4. Modalidade deôntica com valor de obrigação c) Que belo quadro! 1. Modalidade apreciativa d) A reunião deve ser adiada. 3. Modalidade epistémica (probabilidade/possibilidade) e) A resposta não está certa. 2. Modalidade epistémica (com valor de certeza)

38 VALOR MODAL EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO VALOR MODAL


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