A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos PLANEJAMENTO PÚBLICO DO TURISMO 5ª Aula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos PLANEJAMENTO PÚBLICO DO TURISMO 5ª Aula."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos PLANEJAMENTO PÚBLICO DO TURISMO 5ª Aula

2 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci POLÍTICAS NACIONAIS DE TURISMO – 2003 ATÉ HOJE •Criação do Ministério do Turismo – 2003 •Plano Nacional de Turismo 2003/2007 – lançamento em 30 de abril de 2003 •Plano Aquarela / Marketing Turístico Internacional –lançamento em 2004 •Documento Referencial Turismo no Brasil 2007/2010 (CNT) – lançamento em julho 2006 •Plano Nacional de Turismo 2007/2010 – lançamento 13 de junho de 2007 •Plano Aquarela / Marketing Turístico Internacional (2010) – lançamento em 2009 •Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014 (CNT) – lançamento em junho 2006 •Plano Nacional de Turismo ?

3 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci Plano Nacional de Turismo 2007/2010 Uma viagem de inclusão

4 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Visão O turismo no Brasil contemplará as diversidades regionais, configurando-se pela geração de produtos marcados pela brasilidade, proporcionando a expansão do mercado interno e a inserção efetiva do País no cenário turístico mundial. A criação de emprego e ocupação, a geração e distribuição de renda, a redução das desigualdades sociais e regionais, a promoção da igualdade de oportunidades, o respeito ao meio ambiente, a proteção ao patrimônio histórico e cultural e a geração de divisas, sinalizam o horizonte a ser alcançado pelas ações estraté gicas indicadas. Objetivos Gerais  Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais.  Promover o turismo com um fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda e pela inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os brasileiros.  Fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro nos mercados nacional e internacional e atrair divisas para o país.

5 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

6 META 1 Promover a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno milhões179 milhões197 milhões217 milhões META 2 Gerar 1,7 milhão de novos empregos e ocupações mil400 mil449 mil516 mil META 3 Estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional METAS PARA O TURISMO 2007 / 2010 META 4 Gerar 7,7 bilhões de dólares em divisas ,15,86,77,7

7 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci MACROPROGRAMAS E PROGRAMAS MACROPROGRAMA Informação e Estudos Turísticos MACROPROGRAMA Planejamento e Gestão MACROPROGRAMA Logística de Transportes MACROPROGRAMA Regionalização do Turismo MACROPROGRAMA Fomento a Iniciativa Privada MACROPROGRAMA Infra-estrutura Pública MACROPROGRAMA Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos MACROPROGRAMA Promoção e Apoio a Comercialização

8 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci Macroprograma PNT Programa PNT Ação PNT / PPA Programa PPA I - Planejamento e Gestão Avaliação e Monitoramento do Plano Nacional de Turismo 11Y1 - Implantação do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Desempenho do Plano Nacional de Turismo 1001 Gestão da Política do Turismo Implementação e Descentralização da Política Nacional de Turismo Publicidade de Utilidade Pública0073 Enfrentamento da violência social contra crianças e adolescentes Formulação e Acompanhamento da Política Nacional do Turismo 1001 Gestão da Política do Turismo Relações Internacionais Cooperação Técnica Internacional1001 Gestão da Política do Turismo II - Informação e Estudos Turísticos Competitividade do Turismo Brasileiro 11YN - Elaboração de Estudos de Competitividade do Turismo Brasileiro 1001 Gestão da Política do Turismo Sistema de Informações do Turismo Concessão de Prêmios para Monografias e Reportagens no Setor de Turismo e Hotelaria 1001 Gestão da Política do Turismo Sistema de Informações Turísticas1001 Gestão da Política do Turismo Inventário da Oferta Turística1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão III – Logística de Transportes Integração Modal nas Regiões Turísticas 10FC - Elaboração e Implementação de Estudos e Projetos relacionados à logística de Transportes 1001 Gestão da Política do Turismo

9 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci Macroprograma PNT Programa PNT Ação PNT / PPA Programa PPA IV - Regionalização do Turismo Apoio ao Desenvolvimento Regional do Turismo 10W8 - Participação da União em Projetos de Infra- estrutura Turística no âmbito do PRODETUR NE II 1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão 10X0 - Participação na implantação do Programa PRODETUR NACIONAL Estruturação dos Segmentos Turísticos Fomento ao Desenvolvimento dos Segmentos Turísticos 1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão Planejamento e Gestão da Regionalização Estruturação de Roteiros Turísticos1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão Elaboração de Planos para o Desenvolvimento das Regiões Turísticas 1001 Gestão da Política do Turismo Estruturação da Produção Associada ao Turismo 2B39 - Fomento a Projetos de Desenvolvimento Local e Inclusão Social 1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão Fomento a Produção Local e Distribuição de Produtos para uso nos Empreendimentos Turísticos Campanha para a Promoção e Divulgação dos Produtos Associados ao Turismo V - Fomento à Iniciativa Privada Atração de Investimentos 2C01 - Estudos e Pesquisas de Oportunidades de Investimentos no Âmbito do Ativo Turístico Brasileiro 1001 Gestão da Política do Turismo Financiamento para o Turismo Financiamento da Infra-estrutura Turística Nacional / FUNGETUR 1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão

10 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci Macroprograma PNT Programa PNT Ação PNT / PPA Programa PPA VI – Infraestrutura Pública Apoio à Infraestrutura Turística 10V0 -Apoio a Projetos de Infra-estrutura Turística 1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão Implantação de Centros de Informação Turística Adequação da Infra-estrutura do Patrimônio Histórico e Cultural para Utilização Turística Sinalização Turística VII - Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos Normatização do Turismo Sistema de Cadastramento das Empresas, dos Empreendimentos e dos Profissionais de Turismo 1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão Sistema de Fiscalização das Empresas, dos Empreendimentos, Equipamentos e dos Profissionais de Turismo Classificação das Empresas, Empreendimentos e Equipamentos Turísticos Certificação do Turismo Certificação de Empreendimentos, Equipamentos e Produtos do Segmento Turístico Certificação de Profissionais Associados ao Segmento de Turismo Qualificação Profissional Qualificação de Profissionais Associados ao Segmento de Turismo

11 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci Macroprograma PNT Programa PNT Ação PNT / PPA Programa PPA VIII - Promoção e Apoio à Comercializaç ão Promoção Nacional do Turismo Brasileiro Campanha para Promoção do Turismo no Mercado Nacional 1166 Turismo no Brasil: Uma viagem de inclusão Promoção de Eventos para Divulgação do Turismo Interno Promoção Internacional do Turismo Brasileiro Cooperação para a Promoção Turística1163 Brasil: Destino Turístico Internacional Apoio à Comercializaçã o Nacional Salão do Turismo – Roteiros do Brasil1163 Brasil: Destino Turístico Internacional Apoio à Comercialização do Produto Turístico Brasileiro no Mercado Interno 1001 Gestão da Política do Turismo Apoio à Comercializaçã o Internacional Promoção, Marketing e Apoio à Comercialização no Mercado Norte Americano 1163 Brasil: Destino Turístico Internacional Promoção, Marketing e Apoio à Comercialização no Mercado Latino Americano Promoção, Marketing e Apoio à Comercialização no Mercado Europeu Promoção, Marketing e Apoio à Comercialização em outros Mercados

12 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46


Carregar ppt "Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos PLANEJAMENTO PÚBLICO DO TURISMO 5ª Aula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google