A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Diones Charles

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Diones Charles"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Diones Charles
FÍSICA MECÂNICA Aula de revisão do 1º Ano 3º Ano do Ensino Médio Professor: Diones Charles

2 Livro SAMPAIO & CALÇADA. Física. São Paulo: Atual, 2008, vol. único, 3º ed. CAPÍTULO 1 – Introdução à Física; CAPÍTULO 2 – Introdução à Mecânica; CAPÍTULO 3 – Velocidade; CAPÍTULO 4 – Movimento com trajetória orientada; CAPÍTULO 5 – Equação Horária do Movimento Uniforme.

3 CAPÍTULO 1 – Introdução à Física
O que é a Física? A palavra Física (do grego: physis) significa Natureza. É a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais.

4 Ramos da Física FÍSICA CLÁSSICA
Mecânica Clássica: estudo do movimento das partículas e dos fluídos. Subdividida em: cinemática, estática, dinâmica, fluídos e ondulatória. Termodinâmica: estudo da temperatura, do calor e seus efeitos e das propriedades de agregação dos sistemas múltiplos de partículas. Óptica: é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz.

5 Ramos da Física Eletromagnétismo: estudo da eletricidade, do magnetismo e das ondas eletromgnéticas. FÍSICA MODERNA Mecânica Quântica: estudo do mundo microscópico do átomo e das partículas elementares. Relatividade Especial (Restrita): reformulação dos conceitos de espaço, tempo e energia com o estudo do comportamento de partículas em alta velocidade. Relatividade Geral: estudo das relações entre força gravitacional e as propriedades geométrica do espaço.

6 Unidades de medida é uma medida (ou quantidade) específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas. Sistema Internacional de Unidades – SI.

7 Prefixos do SI O SI adota alguns prefixos para simbolizar algumas potências de 10.

8 CAPÍTULO 2 – Introdução à Mecânica
Movimento e repouso A constatação de que determinado objeto está em repouso ou em movimento depende que quem observa. O corpo em relação ao qual o observador está fixo é chamado de referencial.

9 CAPÍTULO 3 – Velocidade Velocidade escalar média (vm) de um corpo é, por definição, a razão entre o espaço percorrido (Δs) e o intervalo de tempo (Δt) gasto para ele percorrê-lo. Como no SI a unidade de comprimento é o metro (m) e a de tempo é o segundo (s), a unidade de velocidade é o metro por segundo (m/s).

10 Velocidade  É também muito comum o emprego da unidade quilômetro por hora (km/h). Pode-se demonstrar que 1 m/s é equivalente a 3,6 km/h.

11 Velocidade – Exemplos 1) Um automóvel sai de São Paulo às 10 horas e chega no Rio de Janeiro às 17 horas depois de percorrer 420 quilômetros. Qual foi a velocidade escalar média desse automóvel em metros por segundo? 2) O ruído de uma trovão é ouvido num local 2,0 s depois que o relâmpago é visto. Supondo que a velocidade do som no ar seja 330 m/s, qual a distância desse local ao ponto atingido pelo raio? 3) Um avião que vai de Brasília a Recife decola às 7h e aterrisa às 9h30min. Sabendo que a velocidade média do avião é 910 km/h, qual o espaço percorrido por esse avião?

12 CAPÍTULO 4 – Movimento com trajetória orientada
Movimento progressivo e movimento retrógrado Por definição, num movimento progressivo, as posições do móvel aumenta com o passar do tempo. Num movimento retrógrado, as posições diminuem com o passar do tempo.

13 CAPÍTULO 5 – Equação horária do Movimento Uniforme
Movimento Uniforme (MU) Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não nula) são chamados movimentos uniformes. Portanto, se a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado:

14 Função horária do MU Como o movimento é uniforme, a velocidade instantânea coincide com a velocidade média num intervalo de tempo qualquer. Portanto: Essa equação relaciona a posição s com o tempo t, por isso, um bom nome para ela seria “equação temporal da posição”. Obs.: No movimento uniforme a equação horária é uma função do 1o grau ( ).

15 Função horária do MU - Exemplos Progressivo/Retrógrado
+5 m/s v>0, progressivo 30 m +20 m/s 60 m -8 m/s v<0, retrógrado 0,3 m -0,7 m/s 12 m +1 m/s +9 m/s

16 Exemplo 1) Um móvel realiza um movimento uniforme num determinado referencial. Seus espaços variam com o tempo segundo os dados da tabela: a) Determine o espaço inicial s0 e a velocidade v escalar do movimento. b) O movimento é progressivo ou retrográdo. c) Qual é a função horária do movimento? t (s) 1 2 3 4 s (m) 20 28 36 44 52

17 Exercícios de revisão CAPÍTULO 1 – Exercícios 1, 2 e 3 (pág. 17);

18 Fim


Carregar ppt "Professor: Diones Charles"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google