A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revelações que fundamentam a vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revelações que fundamentam a vida"— Transcrição da apresentação:

1 Revelações que fundamentam a vida
Sociedades Islâmicas Revelações que fundamentam a vida

2

3 Arábia pré-islâmica Região ganha importância a partir das rotas marítimas de comércio com o Oriente Islã - Maomé ou Mohammed d.C. Preces coletivas 5 vezes ao dia Zakat – imposto sobre os ricos Ramadã – jejum ritual Peregrinação à Meca Corão

4 Economia e sociedade Comercial Bússola, papel e pólvora.
Agricultura: difusão de técnicas (irrigação) Novas culturas: arroz, laranja, cidra, limão, cana-de-açúcar, algodão, café, etc. Metalurgia, têxtil, cerâmica, drogas e perfumaria.

5 Mesquitas As construções para as orações dos muçulmanos são chamadas mesquitas, ou "masjids". A mesquita de Caaba, em Meca, é uma das mais famosas, pois é o centro da peregrinação do "haj".

6 Árabe, islã e fundamentalismo
Claudio de Moura Castro Farid era um colega egípcio durante meu doutorado nos Estados Unidos. Sendo profundamente religioso, logo que alugou um apartamento saiu atrás de uma igreja. Escolheu a mais próxima, que, por acaso, era batista. Quando estranhei que um muçulmano passasse a freqüentar uma igreja batista, tranqüilamente retrucou que era o mesmo Deus. Esse pequeno episódio de tolerância dá o mote para desfazer alguns equívocos perigosos. A imprensa cotidiana mistura árabe com islã, com fundamentalismo e com terrorismo. Árabe pode não ser muçulmano, como os libaneses cristãos que vieram para o Brasil. E muçulmano pode não ser árabe, como é o caso dos turcos, iranianos, indonésios e outros. Mas o erro daninho é imputar ao islã uma índole fundamentalista e intolerante. Pior: supor que mesmo as minorias fundamentalistas endossam o terrorismo. Desfazer tais equívocos é vital, tratando-se de uma religião abraçada por 1,3 bilhão de pessoas – um quinto da população do globo. VEJA . Edição de agosto de 2001.

7 Importância cultural do mundo islâmico

8 Islamismo hoje São construídas mesquitas e escolas muçulmanas em toda parte, principalmente na África, continente aonde mais cresce a religião no mundo. Em 1979 houve a revolução iraniana que transformou o país uma república islâmica controlada pelo clero xiita, que representou um grande estímulo para o fundamentalismo islâmico.

9 Terrorismo

10 Algumas restrições impostas pelo Taliban ao povo do Afeganistão
É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido). É proibido ser tratada por médicos homens. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional. É obrigado o uso do véu completo (Burqa) que cobre a mulher dos pés à cabeça.

11 Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa)
Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus . O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família É proibido às mulheres cantar. É proibido a homens e mulheres ouvir música. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.

12 Uma comissão parlamentar francesa recomendou uma proibição sobre as mulheres vestindo véus islâmicos. BBC - terça-feira 26 jan 2010 Devem as mulheres muçulmanas lutar por sua independência e direitos iguais ou continuar respeitando a tradição de sua cultura e aceitar a submissão?


Carregar ppt "Revelações que fundamentam a vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google