A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Figuras de linguagem Figuras de linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Figuras de linguagem Figuras de linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 Figuras de linguagem Figuras de linguagem

2 São recursos expressivos usados em um texto.
Figuras de linguagem O que são? São recursos expressivos usados em um texto. São divididas em: Figuras de som Figuras de construção Figuras de pensamento Figuras de palavras

3 Figuras de linguagem Figuras de som (I) Aliteração Assonância
“Leves véus velam nuvens vãs, a lua.” (Fernando Pessoa) É a repetição ordenada de mesmos sons consonantais. Assonância “[...] o que o vago e o incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu.” (Fernando Pessoa) É a repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.

4 É a criação de uma palavra a fim de imitar um som.
Figuras de linguagem Figuras de som (II) Onomatopéia “Plunct, Plact, Zum/ não vai a lugar nenhum.” (Raul Seixas) É a criação de uma palavra a fim de imitar um som. Paronomásia “Eu que passo, penso e peço.” (Sidney Miller) É a aproximação de palavras de sons parecidos, mas com significados diferentes.

5 Figuras de construção (I)
Figuras de linguagem Figuras de construção (I) Anacoluto “O homem, chamar-lhe mito não passa de anacoluto.” (Carlos Drummond de Andrade) É a quebra da estrutura da frase pela inserção de um termo solto. Assíndeto “Clara passeava no jardim com as crianças O céu era verde e sobre o gramado, a água era dourada sob as pontes,/ [...]” (Carlos Drummond de Andrade) É a ausência de conectivos na ligação de elementos.

6 Figuras de construção (II)
Figuras de linguagem Figuras de construção (II) Elipse “Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” [Omissão de havia.] (Machado de Assis) É a omissão intencional de um termo fácil de ser identificado pelo contexto. Inversão “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante [...]” (Hino Nacional Brasileiro) É a mudança da ordem direta dos termos da frase.

7 Figuras de construção (III)
Figuras de linguagem Figuras de construção (III) Pleonasmo “A mim me parece que o senhor se engana.” (Miguel de Cervantes) É a repetição de idéias a fim de enfatizá-las. Polissíndeto “[...] e sob as ondas ritmadas/ e sob as nuvens e os ventos/ e sob as pontes/ e sob os túneis [...]” (Carlos Drummond de Andrade) É a repetição de conectivos na ligação de elementos.

8 Figuras de construção (IV)
Figuras de linguagem Figuras de construção (IV) Silepse Vossa Majestade está preocupado. Os lusíadas marcou nossa literatura. Os brasileiros somos um povo pacífico. É a concordância com elementos subentendidos, implícitos. Ela pode ser de gênero, número e pessoa. Zeugma “Nem ele entende a nós, nem nós a eles” [Omissão de entendemos.] (Camões) É a omissão de um termo que já apareceu anteriormente.

9 Figuras de pensamento (I)
Figuras de linguagem Figuras de pensamento (I) Antítese “Nesse momento todos os bares estão repletos de homens vazios.” (Vinicius de Moraes) É a aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. Apóstrofe “Minha senhora dona, um menino nasceu: o mundo tornou a começar.” (Guimarães Rosa) É a interpelação enfática a alguém (ou a algo personificado).

10 Figuras de pensamento (II)
Figuras de linguagem Figuras de pensamento (II) Eufemismo Você não foi feliz no campeonato. [Em vez de “Você foi derrotado”.] É a substituição de uma expressão por outra menos brusca, a fim de suavizá-la. Gradação “Nascendo, rompendo, tomando, rasgando meu corpo [...].” (Gonzaguinha) É a apresentação de idéias em progressão ascendente.

11 Figuras de pensamento (III)
Figuras de linguagem Figuras de pensamento (III) Hipérbole Estou morrendo de fome. [Em vez de “Estou com muita fome”.] É o exagero de uma idéia a fim de enfatizá-la. Ironia A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar das crianças.” (Monteiro Lobato) É a utilização de um termo em sentido oposto ao usual, a fim se de obter efeito crítico ou humorístico.

12 Figuras de pensamento (IV)
Figuras de linguagem Figuras de pensamento (IV) Prosopopéia (personificação) “O amor é um grande laço um passo pra uma armadilha.” (Djavan) É a atribuição de características humanas a seres inanimados.

13 Figuras de palavras (I)
Figuras de linguagem Figuras de palavras (I) Antonomásia A Cidade Maravilhosa é mesmo linda. [Cidade Maravilhosa em lugar de Rio de Janeiro.] É a substituição de um nome por uma expressão que o identifica com facilidade. Catacrese O pé da cadeira quebrou de repente. É o emprego de palavras fora de seu significado real, mas que, por causa da utilização contínua, acabam assumindo esse significado também, sem que se perceba esse uso figurado.

14 Figuras de palavras (II)
Figuras de linguagem Figuras de palavras (II) Metáfora “Amor é um fogo que arde sem se ver.” (Camões) É uma espécie de comparação implícita, em que o conectivo comparativo fica subentendido. Metonímia Ela procura no Aurélio o significado das palavras que não conhece. [Aurélio está no lugar de dicionário.] É a substituição de um termo por outro quando existe uma proximidade entre eles.

15 Figuras de palavras (III)
Figuras de linguagem Figuras de palavras (III) Sinestesia Um áspero sabor de mágoa o acometia. [Áspero: sensação tátil; sabor: sensação gustativa.] É a mescla, numa expressão, de sensações percebidas por diversos órgãos do sentido.


Carregar ppt "Figuras de linguagem Figuras de linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google