A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Artes Turma: 1 ano do Ensino Médio Colégio Cruz e Sousa Professora: Sabrina M. Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Artes Turma: 1 ano do Ensino Médio Colégio Cruz e Sousa Professora: Sabrina M. Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Artes Turma: 1 ano do Ensino Médio Colégio Cruz e Sousa Professora: Sabrina M. Santos

2 O chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça.

3 O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, como proteção do sol escaldante, frio, chuva.

4  O Chapéu Torna-se, neste período, um adereço de dignidade, nobiliárquica, militar e sacerdotal;

5

6

7

8

9

10 Capacetes dos Gladiadores

11

12

13

14 Na Idade Média, as imposições religiosas obrigavam as mulheres a cobrir completamente os cabelos. Usavam uma peça de linho, caída sobre os ombros ou abaixo deles. Os véus de noiva e as mantilhas das espanholas são sobrevivência da moda desse tempo. No século XIII, costumava-se prender a este véu, duas faixas: uma sobre o queixo e outra sobre a testa, de modo semelhante ao hábito que as freiras ainda conservam.

15 Leonardo da Vinci (1452 – 1519) cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. O que “fazia a cabeça” dele???

16

17 Cecília Gallerani 1485

18 Monalisa 1503 –

19 Homem Vitruviano - é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado.

20  A pintura flamenga floresceu no começo do século XV até o século XVII. A região de Flandres, no norte da Bélgica e nos Países Baixos, produziu os maiores pintores do norte da Europa e atraiu muitos outros de regiões vizinhas.  O resultado é uma descrição extremamente precisa da riqueza do universo visivel, onde o espaço atribuido ao homem não é central nem exclusivo, pois cada elemento, quer seja um objecto do quotidiano ou uma parte da paisagem, merece ser representado e adquire um significado simbólico

21 Jan Van Eyck O casamento dos Arnolfini 1434

22 - O título é dado a pintura porque se pensa que ela fosse uma “certidão de casamento”; - Rostos graves dão um ar de responsabilidade; - A chama solitária pode ser representada como o olho de Deus, que tudo vê;

23 Espelho Convexo: O espelho foi Pintado com uma destreza quase Miraculosa. Na Moldura entalhada, incrustaram 10 medalhões em miniatura que reproduzem cenas da vida de Cristo. Ainda mais admirável é o reflexo do Espelho, que inclui até um ínfimo auto-retrato de Van Eyck, acompanhado de outro homem, que talvez tenha Sido a testemunha oficial da cerimônia.

24 Uma assinatura complexa: Assim como hoje, os casamentos na Flandres do século XV podiam ocorrer em privado, sem comparecimento à igreja. A assinatura latina de Van Eyck, na caligrafia gótica usada para documentos legais, diz: “Jan van Eyck estava presente”. Isso tem sido interpretado como indicação de que o artista serviu de testemunha.

25  Quase todos os detalhes podem ser interpretados como um símbolo. O cãozinho de estimação é considerado um símbolo da fidelidade e do afeto. As frutas na janela provavelmente representam a fertilidade e nossa expulsão do Paraíso. Acredita-se que nem mesmo os calçados postos de lado sejam fortuitos: eles teriam por significado a santidade do matrimônio.

26  A turma será dividida em grupos de 4 alunos e cada grupo escolherá uma época apresentada em sala pela professora. Vocês irão escrever um texto (20 linhas) sobre o que “fazia a cabeça das pessoas de cada época escolhida”; o trabalho deve ser entregue acompanhado dos desenhos de chapéu, que cada integrante do grupo irá criar; Ex: cada grupo irá entregar 1 texto e 4 desenhos.  Obs: O desenho do chapéu deve ser de criação própria, a criatividade será avaliada.

27  VAN GOGH Vincent van Gogh, 1890

28 O Grito Edvard Munch, datada de 1893

29 Paul Cezanne, Montanha Sainte Victoire

30

31 A Mona Lisa de bigodes, de Marcel Duchamp (

32  MODERNISMO? O QUE É ISSO?

33

34

35 VER CEZANNE

36 Henri Matisse, Sala vermelha, 1908 Óleo s/ tela, 93x73,5cm Museu do Ermitage, S. Petersburg, Rússia

37 VER VAN GOGH Marcella do Ernst Ludwig Kirchner

38 Chapéu Lady Gaga

39  Santos Dumont

40

41

42

43

44  Paparazzo  Nós somos o público, nós estamos che-chegando  Liguei meu flash, é verdade, preciso daquela sua foto  Isso é tão mágico, nós seriamos tão fantásticos, oh  Couro e Jeans, glamour de garagem  Não tenho certeza do que isso significa, mas essa foto nossa  Não tem preço, pronta para aqueles flashes  Porque você sabe, amor, que eu...  Eu sou sua maior fã, vou te seguir até que você me ame  Papa-Paparazzi  Amor, não há outra superstar, você sabe que eu serei sua  Papa-Paparazzi  Prometo que serei gentil, mas não vou parar até que aquele cara seja meu  Querido, você será famoso, te perseguirei até você me amar  Papa-Paparazzi.

45


Carregar ppt "Disciplina: Artes Turma: 1 ano do Ensino Médio Colégio Cruz e Sousa Professora: Sabrina M. Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google