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1 Escola Superior de Comunicação Social Disciplina – MMR Ano lectivo 2006/2007.

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1 1 Escola Superior de Comunicação Social Disciplina – MMR Ano lectivo 2006/2007

2 2 O que é? O sistema TiVo teve origem nos EUA e constitui a maior companhia de redes de cabo, tornando-se assim líder na oferta de tecnologia e serviços de DVR (Digital Vídeo Recorder), que pode também ser chamado de gravador de vídeo pessoal (PVR – Personal Vídeo Recorder). Tem um importante papel na área do entretenimento e serviço ao consumidor, oferecendo produtos diferenciados – é um portal de acesso ao entretenimento a partir de casa.

3 3 O que é? TiVo é um aparelho de vídeo que permite aos usuários capturar a programação televisiva para armazenamento em disco rígido (HD), para visualização posterior.

4 4 Em que países é utilizado? • TiVo foi fundado nos EUA, em 1997, por Ramsay. Neste momento, a TiVo está disponível nos seguintes países: - Canadá; - Porto Rico; - Reino Unido (através da parceria com a BSkyB).

5 5 Sistema equivalente em Portugal? Actualmente, o único sistema mais próximo do TiVo é o serviço VOD (Vídeo On Demand) disponibilizado pela TV Cabo. A característica que este apresenta, parecido ao TiVo, é o facto de ser uma forma mais fácil e cómoda de ver as mais recentes novidades do cinema, sem sair de casa.

6 6 Sistema equivalente em Portugal? Futuramente, a Portugal Telecom espera lançar a oferta comercial de televisão através da Internet, conhecida como o IPTV, no final do primeiro semestre de 2007. Esta nova tecnologia, que a PT diz ser pioneira a nível mundial, é denominada de VDSL2 e está já em curso nos laboratórios da PT Inovação, em Aveiro.

7 7 Sistema equivalente em Portugal? A operadora adianta que vai ser permitido alargar o conceito de Triple-Play (dados, voz e vídeo) sobre a linha telefónica, para o conceito de Multi-Play, em que será possível dar acesso simultâneo a vários canais de TV, vários "filmes a pedido (vídeo-on-demand)" e um número ilimitado de outras aplicações (tele-trabalho, vídeo-chamadas, vídeo-vigilância, controlo domótico, jogos em rede, entre outros) sobre a linha telefónica actual.

8 8 TiVo – “Home Entertainment” Através da TV Interactiva, no que diz respeito ao “Home Entertainment”, o TiVo veio permitir aos utilizadores a escolha e visualização de programas do seu agrado. Com este, o utilizador passou a ter a possibilidade de detecção e exclusão da publicidade que acompanha os programas veiculados pela TV.

9 9 TiVo – “Home Entertainment” Este sistema foi realmente inovador, uma vez que, veio permitir operações de pause, rewind, câmara lenta... Mas, além disto, o TiVo faculta ao usuário a especificação de quais os programas, qual a hora a gravar, qual o título, por exemplo: todos os filmes de uma determinada actriz, todos os jogos de uma determinada equipa, todos os programas sobre este ou aquele tema, etc. Para isso não é necessário saber-se a hora ou o canal do programa. Através de uma breve chamada telefónica diária, a TiVo faz o download de toda a programação do operador de cabo/satélite. Assim, o sistema adquire a capacidade de gravar esses programas, mesmo que mudem de horário, e sem repetições.

10 10 Parceiros de Negócio O TiVo, como pioneiro na gravação de vídeo digital, estabeleceu relações sólidas com os líderes do mundo do entretenimento, desde as maiores redes de Televisão, passando por fornecedores de serviços até aos fabricantes de consumíveis electrónicos.

11 11 Parceiros de Negócio Parceiros Autorizados – podemos encontrar o sistema TiVo incorporado nos mais importantes fabricantes de vídeo digital de marca.

12 12 Parceiros de Negócio Publicitários – Alguns líderes das indústrias musicais, filmatográficas e de consumíveis electrónicos descobriram a excitante e interactiva plataforma TiVo como um novo caminho para alcançarem uma desejável demografia.

13 13 Parceiros de Negócio Investidores – Estes gigantes da Indústria da televisão e da Indústria de comunicação fizeram idênticos investimentos na TiVo.

14 14 Vantagens competitivas  Veio substituir a gravação em videocassete pela gravação em disco rígido – maior capacidade de armazenamento;  Possibilidade de ver só os programas que nos agradam, fazer pausa, passar os anúncios e fazer replay durante os eventos desportivos;  Os mecanismos do TiVo são simples;  Possibilidade de gravar a temporada inteira de uma série/programa, dando instruções ao TiVo para isso;

15 15  Possibilidade de instruir o TiVo para gravar somente um programa, actor, director ou estilo em particular;  Possibilidade de cotar, positiva ou negativamente, os programas que assistimos;  É compatível com Cabo, Satélite e sistemas de TV por ondas electromagnéticas;  Uma 2ª geração do TiVo, veio permitir a oferta ao consumidor de música digital, fotografias digitais e vídeos a pedido (VOD); Vantagens competitivas

16 16 Vantagens competitivas  O sistema TiVo leva a segurança e a privacidade muito a sério - é difícil de piratear;  Possibilidade de fazer download de dados para DVRs;  Possibilidade de colocar o TiVo a gravar onde quer que estejamos desde que tenhamos acesso à Internet;

17 17 Vantagens competitivas  Possibilidade de ter acesso a outros sistemas TiVo DVRs, como, por exemplo, dentro da mesma casa;  Permite aos publicitários perceber que tipo de públicos existe para cada mercado;  Possibilidade de ver ou não comerciais/propaganda.

18 18 Desvantagens competitivas  Difícil implementação;  Muitos adversários (com a descoberta de novas e mais aperfeiçoadas tecnologias), que oferecem DVRs compatíveis com um maior número de segmentos;  A instalação nem sempre é fácil, uma vez que pressupõe a conecção a uma TV e a um telefone ou à Internet;  Não está apto para fazer o upload de todo o tipo de dados dos DVRs;

19 19 Desvantagens competitivas  Não foi concebido, inicialmente, para se adaptar facilmente a diferentes ambientes de software e hardware;  Apesar de o TiVo ter acesso directo à set-top box que nos possibilita ter múltiplos canais simultaneamente, só pode gravar um canal de cada vez;  As mensalidades dos serviços da TiVo são geralmente mais caras do que a dos concorrentes.

20 20 Efeitos de rede – o que são? Efeito de Rede define-se como a crescente utilidade que deriva do consumo de um produto à medida que o número de utilizadores ou empresas complementares desse mesmo produto aumenta. A conclusão a que podemos chegar é que quanto maior a rede, maior é a protecção contra a concorrência, logo o mercado será liderado por poucas empresas.

21 21 Efeitos de rede no mercado DVR Á medida que o número de utilizadores dos DVR aumenta, o mercado torna-se mais atractivo para novas empresas. Estas tentam estabelecer parcerias com os detentores deste negócio, dando-lhes maior prestígio.

22 22 Efeitos de rede – importância na TiVo Com o aumento do número de utilizadores e novas parcerias, o mercado tenderá a dificultar a entrada de concorrência no mercado. Isto leva a que a TiVo tenha cada vez mais prestígio e lidere o mercado.

23 23 4 opções dadas no fim do caso de estudo 1ª opção - apostar no negócio do sistema Stand-alone Este sistema permite responder às características de cada cliente independentemente do tipo de ligação (cabo, satélite ou Internet). Mas para isso seria necessário criar um modelo que responda às diversas características dos segmentos deste mercado. Apesar de reforçar a Marca e o Produto, poderia afectar as relações com os parceiros de distribuição.

24 24 4 opções dadas no fim do caso de estudo 2ª opção - Apostar na TiVo como plataforma de publicidade Esta opção traria vantagens económicas, visto que aumentaria as receitas. Para além disto, permitiria adequar a publicidade às características de cada cliente.

25 25 4 opções dadas no fim do caso de estudo 3ª opção - Distribuição de conteúdos Em 2004, a TiVo criou uma parceria com a NetFlix, Inc. As duas empresas tinham esperança em trabalhar com os estúdios de Hollywood e obter os direitos de distribuição digital dos conteúdos. Em 2005, foi feito um acordo com o Independent Film Channel para a transmissão de programas deste canal. Contudo esta opção traria custos muito elevados.

26 26 4 opções dadas no fim do caso de estudo 4ªopção - Procurar novos mercados fora dos Estados Unidos No início de 2005, a TiVo desenvolvia um projecto na Ásia que abrangia a China, Hong Kong, Taiwan e Singapura. A companhia considerou também a possibilidade de iniciar actividade no Japão onde o mercado de discos rígidos é forte, mas que em termos de software apresenta um fraco desenvolvimento. Esta opção teria desde início um problema devido aos escassos recursos.

27 27 Opção que escolheria? Escolheríamos a última opção, visto possibilitar o aumento de oportunidades de negócio em outros países que demonstrem uma capacidade financeira para implementar o sistema TiVo.

28 28 Opção tomada A TiVo optou pela solução relacionada ao Comcast. Porém, a menos que investissem imediatamente em estratégias a longo prazo, as oportunidades poderiam ser perdidas. Uma possibilidade seria uma mistura das várias opções, no entanto, eles não tinham recursos humanos para isso.

29 29 A TiVo tem, em Portugal, uma boa oportunidade de negócio visto que não existe, no mercado actual, nenhum equipamento semelhante. Mas, tendo em conta que em Portugal ainda não se encontra massificada a TV Digital, dificilmente um sistema como a TiVo teria resultados positivos no nosso mercado. Isto porque a grande maioria das fam í lias portuguesas não tem rendimentos que permitam suportar os custos, visto ser necess á rio possuir TV digital, a box, liga ç ão à Internet ou telefone. Portugal – oportunidades e ameaças de negócio da TiVo

30 30 Portugal – Que parceiros de negócio utilizaria PT - pois este grupo assume-se como uma empresa fortemente empenhada na inovação e no desenvolvimento de novos serviços, soluções e produtos, que satisfaçam as expectativas dos clientes. TV Cabo - visto ser líder do mercado de televisão por subscrição com cerca de 1.4 milhões de clientes e uma quota de mercado superior a 80%, é por isso o maior operador nacional de televisão por subscrição e um dos mais importantes da Europa.

31 31 Trabalho realizado por: 3ºA_AM 3223 - Ana Lopes 3346 - Inês Silva 3715 - Joana Rodrigues 3718 - Sara Cambão


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