A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DR 1 – O elemento “Do Homem ao Átomo”. É a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Fazem parte da sua constituição o protão, que tem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DR 1 – O elemento “Do Homem ao Átomo”. É a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Fazem parte da sua constituição o protão, que tem."— Transcrição da apresentação:

1 DR 1 – O elemento “Do Homem ao Átomo”

2 É a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Fazem parte da sua constituição o protão, que tem carga positiva; o electrão, com carga negativa; e o neutrão, com carga neutra. O protão e o neutrão formam o núcleo atómico e o electrão circunda esse núcleo, sendo o responsável pelos campos magnéticos e eléctricos.

3 Conjunto de dois ou mais átomos (que podem ser iguais ou diferentes entre si (por exemplo: molécula de água possui dois átomos de Hidrogénio e um de oxigénio).

4 A célula é um conjunto organizado de moléculas. Ela representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de se duplicar independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares. Os seres humanos possuem aproximadamente 100 triliões células.

5 Um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.

6  Um órgão é um grupo de tecidos que executam uma função específica ou grupo de funções. Usualmente existem tecidos principais e esporádicos. O tecido principal é aquele que é único para um órgão específico. Por exemplo, o tecido principal no coração é o miocárdio, enquanto os esporádicos são os nervos, sangue, tecido conjuntivo,...

7 • Cabeça e pescoço: cérebro, orelhas, olhos, boca, língua, dentes, lábios, nariz, couro cabeludo, laringe, faringe, glândulas salivares, meninge, tiróide, glândula paratiróide, pele. • Costas: vértebra, espinha dorsal, costela. • Tórax: coração, pulmão, timo, glândula mamária. • Abdómen: estômago, duodeno, intestino, cólon, fígado, baço, pâncreas, rim, glândula supra-renal, apêndice, pele, vesícula biliar, bexiga. • Pélvis e perónio: pélvis, osso sacro, cóccix, ovários, trompas de falópio, útero, vulva, clítoris, perónio, bexiga, testículo, recto, pénis. • Membros Inferiores e Superiores: músculo, nervo, mão, punho, cotovelo, ombro, joelho, calcanhar, pé.

8 Um sistema ou sistema orgânico é um grupo de órgãos que juntos executam uma determinada tarefa/função. O ser humano possui uma variedade de sistemas devido à complexidade do organismo da espécie. Deste modo um ser humano tem os seguintes sistemas: o sistema digestivo, responsável pela transformação da comida em nutrientes para o organismo; o sistema respiratório; o sistema circulatório, responsável pelo transporte do sangue pelo corpo; o sistema nervoso; o sistema linfático; o sistema urinário (excretor); o sistema reprodutor; o sistema endócrino; e o sistema ósseo.

9 Um organismo é um ser vivo. Características comuns a muitos organismos incluem: movimento; alimentação; respiração; crescimento; reprodução; e sensação (sensibilidade a estímulos externos). No entanto, estes não são universais.

10 “A Selecção Natural ocorre no ambiente, em que vive um grupo de organismos, entre os indivíduos do mesmo grupo, seja por disputas de alimentos, seja por disputa de parceiro sexual, ou seja por disputa de abrigos (de predadores ou de forças da natureza). Desse modo ela selecciona um organismo, que geneticamente tem vantagem sobre outro, a permanecer na natureza, enquanto o outro, menos adaptado ao ambiente, morre. A competição é, portanto, algo inerente à manutenção do sistema que rege a natureza. Este é um conceito base da origem das espécies. A competição é, portanto, necessária para sobrevivência das espécies e até mesmo a vida.”

11  O ser humano pode ser definido em termos biológicos, sociais e de consciência. Biologicamente, os humanos são classificados como a espécie Homo sapiens (latim para homem sábio, homem racional).  Os humanos adoptam uma postura erecta que possibilita a libertação dos membros anteriores para a manipulação de objectos, possuem um cérebro bem desenvolvido que lhes proporciona as capacidades de raciocínio abstracto, linguagem e introspecção.

12 É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adopção.

13 Uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro dum conjunto de normas. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem na mesma aldeia, cidade ou no mesmo bairro.

14 Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interacções é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo.

15 População envolve o conceito quantitativo, demográfico, pois refere-se à massa total de indivíduos de um determinado país.

16 Um país, de uma forma geral, é um território social, política, cultural e geograficamente delimitado. A maioria dos países é administrada por um governo que mantém a soberania sobre o seu povo e seu território, garantindo assim o funcionamento e a ordem do fluxo de actividades que envolvem a sua economia e a sua sociedade.

17 Ecossistema designa o conjunto formado por todos os factores bióticos e abióticos que actuam simultaneamente sobre determinada região, país ou continente. Considerando como factores bióticos as diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os factores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. São chamados agroecossistemas quando além destes factores, actua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento costuma causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.

18 Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

19 “Cada ser vivo tem um ambiente a que se adapta melhor e que, sendo modificado, pode afectar o ecossistema. Este equilíbrio depende muito de como os seres vivos mantêm relações entre si e entre o meio ambiente. Por isso, o homem tem uma responsabilidade acrescida na saúde da biosfera visto que ele pode modificá- la positiva ou negativamente, já que ele é o ser vivo que consegue fixar-se e viver em quase todos os lugares do planeta, devido ao alto grau de adaptabilidade que lhe é natural.”

20  A Terra é o único local onde se sabe existir vida. O conjunto de sistemas vivos (compostos pelos seres e pelo ambiente) do planeta é por vezes chamado de biosfera. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais).  71 % da sua superfície é coberta por água

21 • Apenas em 24 de Agosto de 2006 surgiu a primeira definição cientificamente aceite. • Um planeta é um corpo que orbita uma estrela, é grande o suficiente para que sua própria gravidade a deixe com forma redonda, e tenha limpo a sua órbita de objectos menores.

22 O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas)

23  A aventura no Espaço começou há meio século. A Terra está rodeada de satélites artificiais, caminhámos na Lua, estamos a construir uma Estação Espacial Internacional e exploramos com sondas e telescópios o Sistema Solar e o Universo. Quais as vantagens e desvantagens da exploração espacial? E será que os investimentos realizados têm surtido efeito para o desenvolvimento da Sociedade?


Carregar ppt "DR 1 – O elemento “Do Homem ao Átomo”. É a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Fazem parte da sua constituição o protão, que tem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google