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ADM.DE RECURSOS MAT. PATRIM. E LOG.EMPRESARIAL II

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Apresentação em tema: "ADM.DE RECURSOS MAT. PATRIM. E LOG.EMPRESARIAL II"— Transcrição da apresentação:

1 ADM.DE RECURSOS MAT. PATRIM. E LOG.EMPRESARIAL II
Profª : Rozani A. Braunn

2 INVENTÁRIO FÍSICO De forma sucinta, o inventário físico é o levantamento físico e financeiro dos bens, nos determinados locais, tendo como objetivo primordial a verificação entre o estado do bem e o seu registro existente.

3 INVENTÁRIO FÍSICO É também verificado neste processo, a utilização primordial do bem, além seu estado de conservação, para posterior avaliação de depreciação. Depreciação: é o desgaste mensal ou anual de um bem tangível, de acordo com o período de vida útil aceito pelo fisco.

4 INVENTÁRIO FÍSICO No processo de inventário físico dos bens, é verificado o real estado do mesmo, assim como a correta fixação de sua identificação com a plaqueta/etiqueta de patrimônio referente. É identificado também se o determinado bem está em pleno funcionamento, ou se encontra ocioso, ou apresenta alguma avaria que o impossibilita da utilização otimizada.

5 INVENTÁRIO FÍSICO Permite a verificação das discrepâncias entre os registros de estoque; Permite a verificação das discrepâncias entre o estoque físico e o estoque contábil, em valores monetários;

6 INVENTÁRIO FÍSICO Proporciona a apuração do valor total do estoque (contábil), para efeito de balanço ou balancete, quando o inventário é realizado próximo ao encerramento do exercício fiscal.

7 INVENTÁRIO FÍSICO A necessidade do inventário físico:
O inventário físico atende à exigência fiscal, pois deve ser transcrito no livro de inventário, conforme a legislação. O inventário físico atende à necessidade contábil, para a verificação, na realidade, da existência do material e apuração do consumo real.

8 TIPOS DE INVENTÁRIO FÍSICO
Inventário Geral:são efetuado no final do exercício fiscal da empresa, abrangendo a totalidade dos itens de estoque de uma só vez. Pelo volume de contagens feitas, ele demandam algum tempo, exigindo a paralisação de cada área inventariada.

9 TIPOS DE INVENTÁRIO FÍSICO
Inventário Rotativo: são efetuados através de uma programação mensal, envolvendo determinados itens de material a cada mês. Com a menor quantidade de itens, esse tipo de inventário não exige a paralisação da área inventariada e permite condições de análise das causas das discrepâncias entre o registrado e o real, bem como melhor controle.

10 Planejamento do Inventário
Convocação das equipes de inventariantes: os inventariantes devem ser escolhidos e agrupados em duas equipes: Equipe de primeira contagem ou de reconhecimento; Equipe de segunda contagem ou de revisão.

11 Planejamento do Inventário
Arrumação Física: os itens a serem inventariados deverão ser adequadamente arrumados, agrupando itens iguais, identificando- os com os respectivos cartões, desimpedindo corredores para facilitar a movimentação etc... A arrumação física dos materiais a inventariar permite um trabalho mais rápido e eficiente.

12 Planejamento do Inventário
Cartão de inventário: também chamado de ficha de inventário, constitui o meio de registro de contagem de cada item. O cartão de inventário pode ser impresso em diferentes cores para identificar os vários tipos de estoque e pode ter partes descartáveis para até três contagens do mesmo item.

13 Planejamento do Inventário
Atualização dos registros de estoque: os registros de entradas,saídas e saldos de estoques deverão ser atualizados até a data do inventário. No dia do inventário também não deve haver movimentação de materiais: entrada e saídas de materiais. Deverão ser suspensas para evitar o risco de dupla contagem de um mesmo material.

14 Planejamento do Inventário
Contagem do estoque: cada item de estoque a ser inventariado deverá ser obrigatoriamente contado duas vezes. A primeira contagem pela equipe reconhecedora. A segunda contagem pela equipe revisora. O coordenador do inventário deverá verificar se a primeira contagem confere com a segunda.

15 Planejamento do Inventário
Reconciliações e ajustes: nos casos de divergências entre o real e o registrado, as seções envolvidas no controle de estoque deverão justificar as variações ocorridas entre o estoque contábil e o inventariado por meio do relatório de diferenças de inventário.

16 Planejamento do Inventário
Arrumar o armazenamento a cada levantamento de inventário, é como arranjar as gavetas quando se arruma nossa casa. Remover a poeira, limpar as áreas, fazer uma faxina, tudo isso é recomendado a cada inventário físico.

17 LOGÍSTICA Logística é a área responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Entre as atividades da logística está o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.

18 LOGÍSTICA "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível".

19 LOGÍSTICA

20 Logística Interna x Logística Externa
A logística interna: refere-se a todo o processo de recebimento, guarda, controle e distribuição dos materiais utilizados dentro de uma organização. Nas indústrias a logística interna é um fator primordial para a obtenção da eficiência e do aumento nas quantidades produzidas.

21 Logística Interna x Logística Externa
A logística externa refere-se a toda a movimentação de mercadoria de uma empresa para outra empresa. Um canal de distribuição ou um canal de Marketing ou seja; "conjuntos de organizações interdependentes envolvidos no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo".

22 TRANSPORTES Transporte:
Significa a movimentação de alguma coisa de um lugar para outro. Representa todos os meios através dos quais os produtos acabados chegam às mãos do cliente ou da empresa intermediária que o venderá ao consumidor final.

23 TRANSPORTES O conceito de transporte para o nosso propósito refere às cargas de Produtos Acabados que saem do depósito com destino ao mercado. Existem várias Modalidades de Transporte de carga:

24 TRANSPORTES Transporte Rodoviário; Transporte Ferroviário;
Transporte Hidroviário e Marítimo; Transporte Aeroviário; Transporte Intermodal; Transporte Dutoviário.

25 TRANSPORTES

26 TRANSPORTES Transporte Rodoviário:
É o transporte de cargas que utiliza as estradas e rodovias para levar os produtos do depósito da empresa até o cliente ou instalações da empresa que os comprou para vendê-los no mercado. É o tipo de transporte mais utilizado no Brasil.

27 Transporte Rodoviário
Subordinado ao DTR – Departamento de Transportes Rodoviários vinculado ao MT; Realizado em estradas de rodagem, utilizando veículos como caminhões e carretas; Realizado de forma: nacional – dentro de um país Internacional – abrange 2 ou mais países.

28 VANTAGENS mais flexível, ágil no acesso às cargas, integrando regiões afastadas,interior dos países, e quando não há outros modais disponíveis; permite a venda porta a porta; menos manuseio de carga (+ segurança, pois o caminhão é lacrado no local de carregamento e aberto no local de entrega);

29 VANTAGENS rapidez na entrega de curta distância;
transporte vai até a carga, em vez do exportador levá-la até ele; Utilização de embalagens simples e de baixo custo.

30 DESVANTAGENS frete elevado do que alguns modais concorrentes;
menor capacidade de carga entre todos os modais; custo elevado da sua infra-estrutura; poluidor do meio-ambiente; provocam congestionamento; construção contínua de estradas e a sua manutenção.

31 TIPOS DE VEÍCULOS E SUAS CAPACIDADES
Variam bastante no seu tipo e capacidade, podem carregar qualquer tipo de carga, dependendo da viabilidade econômica e tamanho. Caminhões tem 2 (no toco) ou 3 eixos (trucado) , e carretas de 3 a 6 eixos, dependendo de sua finalidade.

32 TIPOS DE VEÍCULOS Caminhões – veículos fixos,monoblocos, constituídos de uma única parte que incorpora a cabine, como motor e a unidade de carga (carroceria), apresentam 2 à 3 eixos, com capacidade de cerca de 23 tons; Vários modelos: aberta, gaiola, plataforma, tanque e baú, equipados com equipamentos de refrigeração.

33 CAVALO MECÂNICO REBOQUE CAMINHÃO TRUCADO

34 TIPOS DE VEÍCULOS Carretas – veículos articulados, possuem unidades de tração e de carga em módulos separados, chamados de cavalo mecânico e reboque; Os reboques são equipamentos que não apresentam eixo na dianteira, somente na traseira, tendo se ser acoplados a um cavalo mecânico;

35 TIPOS DE VEÍCULOS Possuem diversos tipos (abertos, gaiolas...) com equipamentos de refrigeração também; Apresentam diversas capacidades, dependendo do número de eixos da cavalo mecânico, variam até 30 tons;

36 são mais versáteis que os caminhões, podendo deixar o reboque para ser carregado, e transitar com o cavalo, ou seja, possibilidade de uma quantidade maior de reboques do que de cavalos mecânicos.

37 BI-TREM RODO-TREM*

38 Transporte Hidroviário
é realizado em rios interior, podendo ser: Nacional – vias aquáticas do país Internacional – navegação que liga países.

39 Transporte Hidroviário
Grande capacidade de transporte Frete baixo, alta capacidade de carga; Considerado o mais seguro; menos poluente, 4x menores que a ferrovia, 20x menores que a rodovia;

40 Tipos de Embarcação Equipamentos utilizados são balsas, chatas, barcaças, pequenos barcos, e navios de médio e grande porte; Freqüente a utilização de comboios (diversas barcaças, chatas ou balsas), cuja tração é dada por um empurrador;

41 Transporte Hidroviário
Neste modo de transporte pode ser transportado petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros). Paralelamente a estes transportes a granel, produtos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.

42 Transporte Marítimo É o transporte efetuado por meio de navios, barcos, barcaças etc. A navegação pode ser fluvial ou marítima. A primeira serve para o transporte nacional e de médio alcance, enquanto a segunda para o transporte de cabotagem ou para o transporte internacional.

43 Transporte Marítimo O transporte hidroviário e marítimo serve para cargas de grandes volumes, de baixíssimo custo unitário, cujo fator tempo seja secundário. É um dos mais baratos meios de transporte. O transporte marítimo pode ser de:

44 Transporte Marítimo LONGO CURSO:
navegação internacional, entre portos de diversos países. CABOTAGEM: navegação nacional, transporte de cargas entre portos marítimos nacionais. Esta divisão nada tem a ver com a distância, mas com a característica da navegação: nacional ou internacional.

45 NAVIOS Veículo apropriado para a navegação em mares, rios e lagos, onde sua construção obedece especificações necessárias para a perfeita flutuabilidade e navegabilidade e a longo prazo; Possuem vários tamanhos, tipos, finalidades e configurações

46 NAVIOS Velocidade variável de 20/22 knots, e os mais velozes em torno de 26 knots; Pode ser utilizado como cargueiro = transporte de cargas e veículo de turismo = transporte de pessoas.

47 Full Container Ship Navio Porta-Container

48 General Cargo Ship (navio carga geral)

49 Reefer Vessel (navio frigorífico)

50 Bulk Carrier (graneleiros)

51 Tanker (navio tank)

52 Acidentes com Navios

53 Acidentes com Containers

54 Acidente com Containers

55 Transporte Marítimo O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris containers etc.

56 Transporte Ferroviário
É o transporte que utiliza a malha ferroviária existente no país. A tração pode ser elétrica, a diesel ou a vapor. Os vagões podem ter varias estruturas ou conformações para abrigar diferentes tipos de cargas sólidas, a granel ou líquida. O comboio pode transportar vários vagões, reduzindo o custo do transporte e tornando o frete mais barato.

57 Transporte Ferroviário
O seu traçado é prefixado e limitado, não permitindo a flexibilidade das rodovias. Há que se entregar a carga e retirá-la no terminal ferroviário, o que provoca certas dificuldades. É destinado às cargas de maior volume e grande peso, mas cujo prazo de entrega não seja fator preponderante.

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61 Transporte Ferroviário
O transporte ferroviário tem sofrido significativas evoluções técnicas, tornando-se cada vez mais rápido, seguro, cômodo e econômico. Com a evolução, houve a criação de vagões que dão resposta à necessidade de deslocação de certas mercadorias, tais como, os vagões – frigorífico, vagões – cisterna, entre outros.

62 TRANSPORTE AÉREO O Transporte Aéreo:
é realizado com aeronaves, podendo ser efetivado apenas dentro do país ou envolvendo outros países.

63 Tipos de Navegação Área
Internacional – transporte entre aeroportos de países diferentes = comércio exterior; Nacional – chamado de transporte doméstico, ou cabotagem (termo não comum) ligando aeroportos de mesmo país.

64 Transporte Aeroviário
O transporte aéreo é destinado a pequenos volumes, de baixo peso, mas de alta sofisticação e de preço elevado, em que o fator tempo de entrega seja imperioso. É o meio de transporte mais caro, mais rápido e indicado para cargas nobres ou para cidades longínquas onde o acesso rodoviário ou ferroviário seja difícil.

65 Vantagens: Rapidez da expedição; Eficaz para transporte de amostras;
Mercadoria com prioridade de entrega; Documentos obtidos com maior rapidez; Aeroportos localizados próximos aos locais de produção;

66 Desvantagens: Frete relativamente alto;
Capacidade de carga menor, ganhando apenas do rodoviário; Custo elevado da sua infra- estrutura.

67 Aeronaves e suas Capacidades de Cargas
Tipos de Aeronaves: Full Pax All Cargo Kombi

68 ANTONOV 124 / 100 CAPACIDADE: 115t / 770m3
ALL CARGO ANTONOV 124 / 100 CAPACIDADE: 115t / 770m3

69 BOEING 747 CAPACIDADE: 100t / 600m3

70 MD CAPACIDADE: 60t / 400m3

71 DC 8 CAPACIDADE: 45t / 270m3

72 BOEING 777 CAPACIDADE: 28t / 160m3

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74 Cargas que podem ser transportadas e suas restrições
Todo tipo de carga pode ser transportada neste modal, sem oferecer risco a aeronave, passageiros e operadores e demais...ex. animais vivos, cargas secas, congeladas, armamentos; Cargas perigosas possuem restrições mais intensas;

75 Containers

76 Pallets

77 Transbordo de Carga e Carga em Trânsito
transferência de carga de uma aeronave para outra entre o aeroporto de embarque e de destino, sendo de responsabilidade dos transportadores;

78 Carga em Trânsito: Aquela que transita por terceiros países antes de chegar ao seu destino, porém sem deixar a aeronave onde foi embarcada; Irá atingir o destino final no mesmo veículo onde foi embarcada no aeroporto de origem, sem haver troca de aeronave.

79 Maior Avião Cargueiro do Mundo

80 ANTONOV 225

81 ANTONOV 225

82 ANTONOV 225

83

84 ANTONOV 225

85 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
O transporte Dutoviário pode ser dividido em: 1 - Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua grande maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, querosene e nafta, e outros.

86 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
2 - Minerodutos, cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e Concetrado Fosfático. 3 - Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural. O Gasoduto Brasil-Bolívia (3150 km de extensão) é um dos maiores do mundo.

87 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
Estima-se que no Brasil, de litros de hidrocarbonetos sejam transportados diariamente através de oleodutos. No Brasil também são transportados suco de laranja e minério de ferro através deste método.

88 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
O transporte tubular tem como principais vantagens: A redução dos custos de transporte de líquidos, a médias e a longas distâncias; A diminuição da poluição, pois os riscos de acidente e de derrame ou fuga são reduzidos;

89 TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
A redução do consumo de combustíveis fósseis, pois os motores acionadores das bombas e compressores usados neste modal são acionados, na maior parte das vezes, por energia elétrica, que no Brasil, é proveniente de usinas hidroelétricas.

90 Sal-Gema Basicamente existem dois tipos de sal, um deles é o sal marinho que é extraído através da evaporação da água do mar, e o outro é o sal de rocha também conhecido como sal- gema que é retirado das minas subterrâneas que são resultantes de mares e lagos antigos que secaram.

91 Concentrado de fosfático
Fosfatos naturais são concentrados obtidos a partir de minérios fosfáticos ocorrentes em jazimentos localizados, os quais podem ou não, passar por processos físicos de concentração, como lavagem e/ou flotação, para separá-los dos outros minerais com os quais estão misturados na jazida.

92 TRANSPORTE INTERMODAL
É aquele que requer tráfego misto ou múltiplo, envolvendo mais de uma ou várias modalidades de transporte, é indicado para atingir locais de difícil acesso.

93 Transporte na Logística
Desde dos primórdios, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador.

94 Transporte na Logística
Portanto, o objetivo logístico é disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.


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