A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento,"— Transcrição da apresentação:

1 ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição destes materiais, utilizando técnicas adequadas e controles específicos. Outras atividades como ressuprimento e inventário também podem estar relacionadas diretamente com a administração do almoxarifado.

2 Almoxarifado PROCESSOS RESSUPRIMENTO RECEBIMENTO / ACEITAÇÃO ARMAZENAGEM DISTRIBUIÇÃO INVENTÁRIO

3 RESSUPRIMENTO RR Este processo deve ser planejado para que não haja faltas que paralisem as atividades da Instituição, nem excessos que aumentem seus custos. A gestão de materiais tem a responsabilidade de ter os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo adequado à disposição dos seus usuários/clientes.

4 Almoxarifado Ressuprimento Consumo médio Controle de níveis de estoque Registro de Preços Acompanhamento e controle de fornecedores

5 Almoxarifado Benefícios do planejamento Aumento do giro de estoque; Diminuição do volume armazenado; Redução do risco de materiais com validade vencida em estoque; Redução da possibilidade de estocagem de itens obsoletos ou em desuso; Utilização do orçamento em parcelas mensais;

6 Almoxarifado Recebimento É o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados..

7 Almoxarifado Recebimento Entrega agendada POP – Procedimento Operacional Padrão.

8 Almoxarifado Aceitação Aceitação é a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas. Exame quantitativo Exame qualitativo.

9 Almoxarifado. Armazenagem Compreende a guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, a fim de suprir adequadamente as necessidades operacionais das unidades integrantes da estrutura do órgão ou entidade. O armazenamento depende da dimensão e características dos materiais. Estes podem exigir desde uma simples prateleira até sistemas complexos que envolvem grandes investimentos e tecnologias sofisticadas.

10 Almoxarifado. Técnicas de armazenagem

11 Almoxarifado Distribuição Distribuição é o processo pelo qual se faz chegar o material em perfeitas condições ao usuário/requisitante.

12 Almoxarifado. Inventário O inventário é um levantamento físico ou contagem dos materiais existentes para efeito de confrontação periódica com os estoques registrados no banco de dados do sistema. Rotativo Geral

13 Almoxarifado. Novos procedimentos e tecnologias aplicados à gestão de materiais Código de Barras Conferência cega Controle de lotes e validades Rastreabilidade

14 Almoxarifado. Código de barras Exatidão, precisão e confiabilidade para a coleta automática e sistematizada de informações. Controle de inventários e do estoque, recebimento e expedição de mercadorias.

15 Almoxarifado CONFERÊNCIA CEGA A Conferência Cega é realizada nas operações de recebimento e expedição e visam o aumento da segurança da operação. O responsável pela conferência tem somente a descrição do produto a ser conferido (sem saber as quantidades). Após a contagem as quantidades são registradas e o sistema compara com a informação que possui.

16 Almoxarifado Controle de lotes e validades Fator que permite a rastreabilidade de produtos. Utilização do sistema FEFO - First-Expire, First-Out ou Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai. Serve para gerenciar a arrumação e expedição das mercadorias do estoque de acordo com o prazo de validade. Possibilita a antecipação no caso de vencimento da validade de produtos e ações para evitar com que o produto seja inutilizado..

17 Almoxarifado Rastreabilidade Capacidade de traçar um histórico da produção, comercialização, aplicação, uso e localização de um produto ou mercadoria, através da impressão de números de identificação..

18 Almoxarifado Rastreabilidade Ferramenta que permite rapidamente identificar um ou vários lotes contaminados ou danificados de determinado produto, e se necessário, bloquear sua circulação na cadeia logística. Possibilita também identificar a responsabilidade de cada um dos agentes envolvidos no processo..

19 Almoxarifado.

20 Almoxarifado.


Carregar ppt "ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google