A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jo. 13.35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jo. 13.35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 Jo “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

11 Dos Mandamentos que Deus nos mandou guardar qual pra você é o mais importante? Todos são importantes, mas qual é o mais importante?

12 Quebra-Gelo: Em um pedaço de papel coloque o nome de três pessoas. • Primeiro nome, alguém que no passado fez algo de mal com você. • Segundo nome, alguém de que você não goste, não existe muita simpatia entre vocês. • Terceiro nome, alguém que neste exato momento tem feito algo que o está magoando.

13 Os Mandamentos de Deus Qual é a Marca da Obediência? “Se guardardes... permanecereis no meu amor” (Jo 15.10) “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10) • Se guardar toda a Lei (estas coisas que vocês colocaram...) mas falhar em um só ponto...

14 Quem não Ama... • É Filho do diabo – 1 Jo 3.10 Pensa ser filho de Deus, mas não é. Só é filho de Deus quem ama. • Está morto – 1 Jo 3.14 Pensa estar vivo, pensa ter nascido de novo, mas não está. Só está vivo espiritualmente quem ama. • É Mentiroso – 1 Jo 4.20 Diz que ama a Deus, mas não ama. Quem não ama a seu irmão mesmo dizendo que ama a Deus é mentiroso.

15 Qual é a Marca do Discípulo? O Amor é o Distintivo (Identificação) • Assim como o distintivo serve como identificação de um policial, o amor serve de identificação de um discípulo. • No Antigo Testamento a circuncisão era a identificação dos escolhidos. No Novo Testamento o amor é a identificação do discípulo.

16 Antes de qualquer coisa o amor deve ser a característica marcante de qualquer congregação local. “Não vem ao caso falar de igrejas fortes ou igrejas fracas, grandes ou pequenas, mornas ou frias. Estas classificações não são realísticas e estão fora de questão. A única distinção que podemos fazer é esta; igrejas que amam ou igrejas que não amam” (Sherwood Wirt).

17 O Amor é o Testemunho (Propósito) • No Antigo Testamento – o sistema de sacrifícios é o que dava testemunho do Verdadeiro Deus diante do mundo. • No Novo Testamento – é o amor que deve ser o nosso testemunho diante do mundo. Manteremos um poderoso testemunho público quando amarmos uns aos outros.

18 • Não importa de que maneira nós damos testemunho de Cristo; sem amor, tudo fica anulado. Amor é maior que qualquer coisa que possamos dizer com palavras, qualquer coisa que possamos possuir ou dar (I Cr ). • Temos que dar ao mundo o direito de examinar nossa credibilidade.

19 II – O Novo Mandamento (Jo 13.34) “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” Este Mandamento era Novo ou Velho? • A Bíblia diz que este mandamento era novo (Jo 13.34); mas ela também sinaliza que este mandamento era velho; já existia há muito tempo (Lv 19.18)

20 Por Que Este Mandamento era Velho? “E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.” (2 Jo 1.5)

21 Por Que Este Mandamento era Novo? “Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes “(Dt 6.5; Lv 19.18). Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha.” (1 Jo 2.7-8).

22 • Este Mandamento era novo porque eles o haviam esquecido (coberto em trevas). Era novo porque eles o haviam trocado por tradições e religiosidade (a verdadeira luz já brilha).

23 Em quê este Mandamento era novo? Novo no que se refere à Intensidade (Jo 15.13) • Os discípulos devem ter um amor mútuo tão intenso que estariam prontos para dar a vida uns pelos outros.

24 Novo no que se refere ao Resultado • Demonstra o quanto estamos próximos de Deus (1 Jo 2.3-4). • Demonstra que estamos na luz (1 Jo ).

25 Novo no que se refere ao Poder (Rm. 5.5) • Sendo o amor bíblico uma ordem, significa que temos capacidade de amar quando não sentimos vontade, e mesmo quando for incômodo. Mas em vez de agirmos sob o comando e conforme a vontade de Deus, agimos de acordo com nossa própria vontade.

26 • Deus é quem dá o poder, é preciso uma atuação sobrenatural em nossa vida para podermos amar assim. • O mundo deve ser capaz de dizer que nós pertencemos a Cristo – porque só dele exala este amor. • Os não-cristãos certamente podem amar, mas não podem desenvolver o amor do qual Jesus está falando.

27 Permanecendo e Imitando um Amor “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (Jo ). “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (Jo )

28 O Amor é um Sentimento ou uma Decisão? • O amor cristão é uma escolha, e não uma emoção. • Os sentimentos oscilam. As emoções mudam. Mas o amor que Deus nos ordenou que demonstrássemos jamais acaba. • Amarei você realizando a vontade de Deus quer eu sinta vontade ou não, quer você mereça ou não.

29 Esposa abandonada manda Flores no Natal. Uma jovem esposa e mãe estava cheia de amargura e ressentimento porque seu marido se tornara infiel e a tinha deixado para viver com outra mulher. Mas, refletindo sobre o Amor que Cristo teve por nós, ela descobriu que um novo tipo de amor pelas outras pessoas começou a brotar dentro dela – inclusive pela mulher que tinha levado o seu marido. Perto do Natal ela enviou àquela mulher uma rosa vermelha com um bilhete: “Pelo Amor de Cristo em mim e através de mim, eu posso amar você!” este é o verdadeiro Amor, fruto do Espírito.) Sei que esta senhora não estava tomada por sentimentos de ternura e afeição. Ela fez uma escolha, uma decisão.

30 A ordem de amar não é opcional Devemos amar, estejamos com vontade ou não. De fato, podemos dizer que o amor pelos outros é o primeiro sinal de que nascemos de novo e que o Espírito Santo está atuando em nós.

31 O Amor de Deus Espera ou Toma a Iniciativa? (1 Jo 4.19)

32 • Deus não esperou que déssemos o primeiro passo para nos amar. Deus nos busca primeiro, enquanto ainda estamos distante dele.

33 Normalmente, impomos condições para o nosso amor – “Bem quando você começar a fazer a sua parte, eu começarei a fazer a minha”. Sofremos em nossos relacionamentos porque estamos adotando a maneira de amar como o mundo ama.

34 O Amor de Deus é Condicional ou Incondicional?

35 • Deus não esperou que nós nos transformássemos, que nos arrependêssemos, que fôssemos amáveis para nos amar, não esperou que nós pedíssemos, Ele nos amou primeiro. • “Mesmo que você nunca corresponda, eu ainda o amarei”.

36 • O tipo de amor de que precisamos é aquele que nos aceita como nós somos, aquele que jamais acaba e muda, quer realizemos grandes coisas, quer fracassemos.

37 Imagine você fazendo uma conferência, e um alguém de repente se levanta e começa zombar de você: "Fulano! Você sabe o que a sua mulher está fazendo enquanto você está aqui pregando? Você sabe com quem ela esteve ontem à noite?" Qual seria a sua resposta? Eu sei o que Oséias diria: "Quando você a ver novamente, diga-lhe que a amo. Isso é amor incondicional!

38 Aplicação: • Agora pegue a sua lista, analise as suas respostas. Sente a mesma coisa por aquelas três pessoas; ou problema já está resolvido. Se você tivesse a oportunidade de fazer a lista de novo mudaria alguma coisa. Se não há mais pessoas para listá-las, parabéns! Se ainda tiver algum sentimento ruim no seu coração, decida não mais ter; porque esta é a vontade de Deus. •

39 MINHA DECISÃO Decido pôr em dia minha vida meus sentimentos, restaurando meus relacionamentos destruídos. Pelo poder de Deus decido apagar todos os sentimentos ruins e perdoar a todos que em algum momento me fizeram mal.

40


Carregar ppt "Jo. 13.35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google