A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Aylanna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Aylanna."— Transcrição da apresentação:

1 UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Aylanna Raquel da Costa Oliveira Natal(RN), Maio de 2009

2 Índice  Objetivo  Diagrama de Blocos  Simulação (fonte de corrente + sensor)  Sensor de Temperatura – Termistor  Sensor de Temperatura – LM35  Projetos Futuros  Referências Bibliográficas

3 Objetivo Utilizar os conceitos assimilados em sala de aula no desenvolvimento de um circuito eletrônico que permita medir e mostrar a temperatura de um paciente (termômetro clínico).

4 Diagrama de Blocos Amplificador (Ganho) Display 7 Segmentos Codificador BCD Conversor A/D Sensor

5 Simulação (fonte de corrente + sensor) Figura 1 – Montagem do circuito Termistor

6 Sensor de Temperatura - Termistor Termistores são controladores de modo térmico resistores sensíveis cuja função principal é exibir uma mudança grande, previsível e precisa em resistência elétrica quando um equipamento ou produto sofrer uma mudança na temperatura de corpo. O Coeficiente de Temperatura Negativo (NTC) (Negative Temperature Coefficient) exibe uma diminuição em resistência elétrica quando submetido a um aumento em temperatura do equipamento. Já o Coeficiente de Temperatura Positivo (PTC) (Positive Temperature Coefficient) exibe um aumento em resistência elétrica quando acontece um aumento da temperatura do equipamento em que está contido o termistor.

7 Sensor de Temperatura – Termistor • NTC (Negative Temperature Coefficient)  Semicondutor;  Baixo custo;  Coeficiente negativo de resistência elétrica com a temperatura;  Utilizados para medidas entre -50°C e +300°C. • Aplicações  Controle de temperatura;  Compensações de temperaturas;  Detectores de nível de líquidos;  Etc.

8 Sensor de Temperatura – Termistor Figura 2 – Termistor NTC

9 Sensor de Temperatura - Termistor Figura 3 – Comportamento da resistência elétrica do NTC • R: resistência do termistor à temperatura T • A: constante do termistor • B: constante do termistor

10 Sensor de Temperatura – LM35 O sensor LM35 é um sensor de precisão que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura, sendo assim, apresenta uma boa vantagem com relação aos demais sensores de temperatura calibrados em “KELVIN”, não necessitando nenhuma subtração de variáveis para que se obtenha uma escala de temperatura em Graus Celsius.

11 Sensor de Temperatura – LM35 • Características  Não necessita de calibração externa;  Saída com baixa impedância;  Custo baixo;  Utilizados para medidas entre -55°C e +150°C. • Aplicações  Termômetros para câmaras frias, chocadeiras;  Controles de temperatura de máquinas;  Aquisição de dados para pesquisas;  Proteção para dispositivos industriais (motores, inversores, fontes).

12 Sensor de Temperatura – LM35 Figura 4 – Sensor LM35

13 Projetos futuros  Conversor A/D  Conversão Binária/BCD  Conversão BCD/Sete Segmentos

14 Referências Bibliográficas  Conversão Binária/BCD  


Carregar ppt "UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Aylanna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google