A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis no tempo de Cristo A lei dos 10 mandamentos ocupa lugar de destaque dentre todas as demais leis judaicas, bíblicas ou do império romano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis no tempo de Cristo A lei dos 10 mandamentos ocupa lugar de destaque dentre todas as demais leis judaicas, bíblicas ou do império romano."— Transcrição da apresentação:

1

2 Leis no tempo de Cristo

3 A lei dos 10 mandamentos ocupa lugar de destaque dentre todas as demais leis judaicas, bíblicas ou do império romano.

4 “Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei a si mesmos.” (Rm 2:14)

5 1.Levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de leis mencionadas nas Escrituras. 2.Destacar a lei de Deus como expressão do Seu eterno amor e do Seu caráter. 3.Conduzir o aluno a responder a Deus com amor, guardano a Sua lei.

6 Lei romana O mundo no qual o Novo Testamento se desenvolve está no contexto do império romano, logo, conhecer suas lei e organização social nos ajudarão a melhor contextualizar e interpretar o texto sagrado.

7 Lei civil do Antigo Testamento Apesar de seu domínio político e econômico, o império romano permitia que os povos mantivessem certas leis as quais preservavam seus costumes ou tratavam de assuntos religiosos, desde que não fossem de encontro ao estabelecido pelo império. O povo de Israel, por meio do Sinédrio, mantinha em vigor várias leis mosaicas.

8 Lei civil do Antigo Testamento O Novo Testamento apresenta vários exemplos de aplicação da lei mosaica, ou de referência a ela, em questões civis: homens judeus ainda deviam pagar o imposto de meio siclo para o templo (Mt 17:24-27; Êx 30:13); divórcios ainda eram regidos pelas disposições estabelecidas por Moisés (Mt 19:7; Dt 24:1-4)…

9 Lei cerimonial do Antigo Testamento A lei cerimonial estava ao lado da lei civil e não as podemos confundir, cada qual ocupava seu espaço e tinha seu objetivo determinado. Servia como um processo de ensino para que o povo estivesse preparado para a vinda do Messias e o soubesse identificar, bem como entender sua missão.

10 Lei cerimonial do Antigo Testamento “A lei cerimonial foi dada por Cristo. Mesmo depois que ela não mais devia ser observada, Paulo a a presentou aos judeus em sua verdadeira posição e valor; mostrando seu lugar no plano da redenção e sua relação com a obra de Cristo. E o grande apóstolo declara gloriosa essa lei, digna de seu divino Autor. O serviço solene do santuário tipificava as grandiosas verdades que seriam reveladas durante gerações sucessivas […] Assim, através de século e século de trevas e apostasia, a fé se conservou viva no coração dos homens até chegar o tempo para o avento do Messias prometido” (EGW, PP, 367).

11 Lei rabínica A lei rabínica consistia em uma legislação oral chamada de halakha, a qual buscava guiar ao homem no cumprimento dos 613 mandamentos. Essa tradição oral foi compilado em comentários como o Midrash e a Mishná. Almejavam espiritualizar a vida cotidiana para que o sagrado pudesse ser vivido nas pequenas coisas.

12 A lei moral A lei moral é identificada como sendo os 10 mandamentos, os quais ocupavam papel de destaque diante de todas as demais leis, inclusive a rabínica. Entendia-se que todas as demais leis estavam contidas nos 10 mandamentos. Ainda que o judaísmo encontrasse diferenças entre os seus seguidores ao redor do mundo, os 10 mandamentos mantinham a unidade de crença deste povo.

13 “Se Adão não rivesse transgredido a lei de Deus, nunca teria sido instituida a lei cerimonial. O evangelho das boas-novas foi primeiramente dado a Adão na declaração que lhe foi feita, de que a semente da mulher feriria a cabeça da serpente; e foi transmitido através de sucessivas gerações a Noé, Abraão e Moisés. O conhecimento da lei de Deus e do plano da salvação foi comunicado a Adão e Eva pelo próprio Cristo. Entesouraram cuidadosamente a importante lição, transmitindo-a verbalmente aos filhos e aos filhos dos filhos. Assim foi preservado o conhecimento da lei de Deus” (EGW, ME, v1, 230).


Carregar ppt "Leis no tempo de Cristo A lei dos 10 mandamentos ocupa lugar de destaque dentre todas as demais leis judaicas, bíblicas ou do império romano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google