A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País"— Transcrição da apresentação:

1 Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País
Função Sócio Ambiental da Propriedade de Acordo Com a Constituição de 1988 Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País

2 Função Sócio Ambiental da Propriedade
Texto: “A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988”; Código Florestal (Lei 4771/65); Lei 6902/81; Decreto 99274/90; Lei 9985/00; Bibliografia.

3 A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988
Autor: Rui Afonso Maciel Decastro, Ministério Público do Pará; Visão histórica do conceito de propriedade: Platão, em “A República”, entendia que os bens de uma comunidade deveriam pertencer a todos os seus membros; Já Aristóteles, em “Política”, defende a apropriação pessoal; São Tomás de Aquino e Leon Duguit também trabalham tal conceito.

4 A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988
O autor afirma que, nos dias atuais, o direito de propriedade não possui mais aquele cunho absoluto de antigamente. A propriedade só existe enquanto direito, se respeitada a função social. O cumprimento da função social é condição sine qua non para o reconhecimento do direito de propriedade.

5 A Função Social da Propriedade na Constituição de 1988
Tal interpretação decorre do disposto na Constituição da República, que assenta: Art. 5º, XXII, da CF: É garantido o direito de propriedade. Art. 5º, XXIII, da CF: A propriedade atenderá à sua função social.

6 Código Florestal Artigo 1º - As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País. Artigo 5º - O Poder Público criará: Parques Nacionais, Estaduais e Municipais e Reservas Biológicas (...); Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais (...);

7 Código Florestal Artigo 8° - Na distribuição de lotes destinados à agricultura, em planos de colonização e de reforma agrária, não devem ser incluídas as áreas florestadas de preservação permanente de que trata esta Lei, (...)

8 Código Florestal Artigo 21 - As empresas siderúrgicas, de transporte e outras, à base de carvão vegetal, lenha ou outra matéria-prima vegetal, são obrigadas a manter florestas próprias para exploração racional ou a formar, diretamente ou por intermédio de empreendimentos dos quais participem, florestas destinadas ao seu suprimento.

9 Lei 6902/81 Realizamos um estudo detalhado da Lei 6902/81 que dispõe sobre a criação de Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental e dá outras providências. Destacamos os seguintes artigos, que consideramos importante para o nosso estudo:

10 Lei 6902/81 Art . 1º - Estações Ecológicas são áreas representativas de ecossistemas brasileiros, destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

11 Lei 6902/81 Art . 9º - Em cada Área de Proteção Ambiental, dentro dos princípios constitucionais que regem o exercício do direito de propriedade, o Poder Executivo estabelecerá normas, limitando ou proibindo:         a) a implantação e o funcionamento de indústrias potencialmente poluidoras, capazes de afetar mananciais de água (...);

12 Decreto 99274/90 Estudamos, também, o Decreto que regulamenta a Lei n° 6.902, de 27 de Abril de 1981, e a Lei n° 6.938, de 31 de Agosto de 1981, que dispõem, respectivamente, sobre a criação de Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental e sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, e dá outras providências. Consideramos importantes, para o nosso estudo, os seguintes artigos:

13 Decreto 99274/90 Artigo 1° - Na execução da Política Nacional do Meio Ambiente, cumpre ao Poder Público, nos seus diferentes níveis de governo:

14 Decreto 99274/90 I - manter a fiscalização permanente dos recursos ambientais, visando à compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; II - proteger as áreas representativas de ecossistemas mediante a implantação de unidades de conservação e preservação ecológica;

15 Decreto 99274/90 III - manter, através de órgãos especializados da Administração Pública, o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, de modo a compatibilizá-las com os critérios vigentes de proteção ambiental; IV - incentivar o estudo e a pesquisa de tecnologias para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais, utilizando nesse sentido os planos e programas regionais ou setoriais de desenvolvimento industrial e agrícola;

16 Decreto 99274/90 V - implantar, nas áreas críticas de poluição, um sistema permanente de acompanhamento dos índices locais de qualidade ambiental; VI - identificar e informar, aos órgãos e entidades do Sistema Nacional do Meio Ambiente, a existência de áreas degradadas ou ameaçadas de degradação, propondo medidas para sua recuperação; e

17 Decreto 99274/90 VII - orientar a educação, em todos os níveis, para a participação ativa do cidadão e da comunidade na defesa do meio ambiente, cuidando para que os currículos escolares das diversas matérias obrigatórias contemplem o estudo da ecologia.

18 5_ Lei 9985/00 Estudamos a lei 9985/00 que regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Destacamos os seguintes artigos:

19 5_ Lei 9985/00 Art. 1º - Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação.

20 5_ Lei 9985/00 Art. 3º - O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais, de acordo com o disposto nesta Lei.

21 5_ Lei 9985/00 Art. 7º - As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas:         I - Unidades de Proteção Integral;         II - Unidades de Uso Sustentável.

22 5_ Lei 9985/00 Art. 8º - O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:         I - Estação Ecológica;         II - Reserva Biológica;         III - Parque Nacional;         IV - Monumento Natural;         V - Refúgio de Vida Silvestre

23 5_ Lei 9985/00 Art. 9º - A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

24 5_ Lei 9985/00 Art Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:         I - Área de Proteção Ambiental;         II - Área de Relevante Interesse Ecológico;         III - Floresta Nacional;         IV - Reserva Extrativista;         V - Reserva de Fauna;         VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e         VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

25 Bibliografia DECASTRO, Rui Afonso Maciel. A função sócio ambiental da propriedade na Constituição de Jus Navigandi, Teresina, a.8, n. 466, 16 out Disponível em: < Acesso em: 21 out DECRETO N° , DE 06 DE JUNHO DE Disponível em: Acesso em 13 dez LEI Nº 4771, DE 15 DE SETEMBRO DE Disponível em: < Acesso em 13 dez LEI Nº 6.902, DE 27 DE ABRIL DE Disponível em: < Acesso em 13 dez LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE Disponível em: < Acesso em 15 dez


Carregar ppt "Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google