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ANGOLA E A SUA MODERNIZAÇÃO AEROPORTUÁRIA 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013 Empresa Nacional.

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1 ANGOLA E A SUA MODERNIZAÇÃO AEROPORTUÁRIA 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea E.P.

2 1 ANGOLA – UM PAÍS EM FRANCO DESENVOLVIMENTO

3 1. ANGOLA –MARCOS 1975 Independência de Angola 2002 Fim do conflito armado 2008 Produção de petróleo coloca o País lado a lado com a Nigéria como maior produtor do continente 2009 Início do Programa de Modernização de +30 Aeroportos 2011 Angola é o 2º maior parceiro de negócios da China 2013 Angola conta com 3 Aeroportos Internacionais (Luanda, Catumbela*, Huíla (Mukanka)*) “…., Angola está ligada por estradas, foram reabilitados os caminhos de ferro e respectivas estações, dos portos e dos aeroportos e outras infra-estruturas que garantem o desenvolvimento da balança económica de Angola.” – 27 de Agosto de 2013 Angola Press 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013 * Processo de certificação em curso

4 1. ANGOLA - CRESCIMENTO DO PIB EM 2013
4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

5 1. ANGOLA – UMA NAÇÃO EXTREMAMENTE JOVEM
A actual distribuição da população é indicador de forte expansão da sociedade 18 anos é a actual idade média em Angola 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

6 ANGOLA – CRESCIMENTO POPULACIONAL 2010-2050
“Em 2050, 1 em cada 3 crianças nascerá em África” – Fonte UN “Em 2100 a população mundial atingirá 11 Biliões. África conta já com 1.1 Biliões, número que irá aumentar para 4.2 Biliões em 2100.” - Fonte UN 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

7 1. ANGOLA COMO PRÓXIMO DESTINO TURÍSTICO EM ÁFRICA AS MARAVILHAS DE ANGOLA
CUANDO CUBANGO– BACIA DO OKAVANGO MALANJE – QUEDAS DE KALANDULA NAMIBE – DESERTO DO NAMIBE LUANDA – ILHA DO MUSSULO MALANJE – PARQUE NACIONAL DE KANGANDALA NAMIBE – SERRA DA LEBA 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

8 2 PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE AEROPORTOS BREVE SÍNTESE

9 RECONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO DAS INFRA-ESTRUTURAS AEROPORTUÁRIAS
O pais conta com mais de 1300 pista de voo, estando sobre a gestão directa da ENANA-EP mais de 30 aeródromos . Recentemente Angola tem sofrido um grande desenvolvimento para atender o aumento da população, aproveitando a evolução das principais agências de fomento e desenvolvimento internacional, e viajantes que estão motivados pela estabilidade política e os potenciais de crescimento económico do país. Os Aeroportos considerados como pontos de unidade nacional, são vistos como uma parte crucial de ligações internacionais e nacionais para turismo, negócios e outros interesses. Herdado do tempo colonial Português, estas infra-estruturas foram dimensionadas para comportar as características técnicas e operacionais das aeronaves da época tais como os fokkers 27, os DC3 e outros semelhantes Os terminais de passageiros, de carga e os serviços de apoio, foram dimensionados para a demanda da época e as áreas de movimento dimensionadas para as cargas e frequência de aeronaves de então. Com a Independência de Angola a 11 de Novembro de 1975, o Estado Angolano apostou na renovação da frota, adquirindo então para os serviços domésticos e regional os boings , para além de cargueiros boings e Para os voos internacionais utilizava-se o boing 707 com alguma raridade os mesmos operavam nas maiores pistas do País. Com o início da guerra, o transporte terrestre deixou de funcionar passando o País a ser ligado somente por via aérea o que levou o aparecimento de companhias aéreas privadas com multiplicidades de aeronaves. Estas subcargas no que concerne ao tipo de avião não projectado e as suas frequências sobre as áreas de movimento, foram deteriorando as mesmas gradativamente até muitas delas chegar a colapsar. Com a conquista da Paz em 2002, o Governo de Angola meteu em marcha um plano de reconstrução do País tendo as infra-estruturas aeroportuárias sido abrangidas na sua plenitude. Foram disponibilizados aproximadamente mais de ,00 de dólares Norte Americanos para a reabilitação, ampliação e modernização dos Aeroportos. Os mesmos foram dimensionados uns para atender o boing e outros para atender o boing ER. “Foram disponibilizados aproximadamente mais de de dólares Norte Americanos para a reabilitação, ampliação e modernização dos Aeroportos” 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

10 2. Os nossos Aeroportos Internacionais
Lubango – Huíla Cap. 600 pax/hora pico 8 Balcões de Check In Pista c/ 3200m de comp. e 45m de largura 4 de Fevereiro – Luanda Cap pax/hora Internacionais Cap. 900 pax/hora Nacionais 26 Balcões de Check In Ampliação da placa de estacionamento de aeronaves Instalações modernas Catumbela – Alternativa a Luanda Cap. 2,2 M pax/ano Cap. 900 pax/hora pico 16 Balcões de Check In 4 mangas Capaz de atender em simultâneo duas aeronaves do tipo Boing e quatro do tipo Boing 767 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

11 5. COMPANHIAS AÉREAS INTERNACIONAIS A OPERAR EM ANGOLA
NÃO EXAUSTIVO E a aumentar…. 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

12 3 AEROPORTOS DE ANGOLA – AS NOVAS INFRA-ESTRUTURAS ALGUNS EXEMPLOS

13 AEROPORTO DO LUBANGO (MUKANKA) - INTERNACIONAL
ANTES DEPOIS 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

14 AEROPORTO DO SOYO (COMANDANTE N’DOZI)
Antes Depois 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

15 AEROPORTO DO SAURIMO Antes Depois
4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

16 AEROPORTO 4 DE FEVEREIRO (LUANDA) - INTERNACIONAL
ANTES DEPOIS 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

17 AEROPORTO ALBANO MACHADO (HUAMBO)
ANTES DEPOIS 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

18 AEROPORTO 11 de NOVEMBRO (ONDJIVA)
ANTES DEPOIS 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

19 AEROPORTO DE CABINDA (CABINDA)
ANTES DEPOIS 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

20 4 NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE ANGOLA – O NOVO HUB REGIONAL
BOM JESUS (40 KM de Luanda)

21 4. O NOVO HUB DA REGIÃO AFRICANA
Ficha Técnica (resumo) PAX/Ano – pax Carga/ano – Ton Check-In – 48 Int., 24 Domést. Mangas – 20 Int, 11 Domés. 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

22 5 AEROPORTOS MODERNOS, ESPAÇO AÉREO SEGURO

23 5. MODERNIZAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO – FIR DE LUANDA
PLANO INTEGRADO 2013 (4º Tri) – 2017 De entre as mais de 40 medidas que serão implementadas, destacam-se: Cobertura Radar (MSSR) em toda a FIR Continental; Implementação de Multilateration na TMA de Luanda Estudo de suporte e apoio à instalação de terminais VSAT (Very Small Aperture Terminal) (em duas fases); Elaboração de estudo para aquisição de DVOR/DME (Doppler VHF Omnidirectional Range/Distance Measure Equipment); Implementação do Sistema de Segurança Operacional; Implementação de um Sistema Operacional ATM para o espaço aéreo oceânico ADS-C com CPDLC; MLAT (Multilateration) solução de vigilância para a área terminal de Luanda (na perspectiva do espaço aéreo). “A aprovação pela Comissão Económica do Conselho de Ministros da proposta de gestão e do controlo do espaço aéreo civil, eliminando os riscos para a navegação aérea civil no espaço aéreo nacional, nomeadamente nas Regiões de Informação do Voo Continental e do Voo Oceânica” – in Angop 24 de Agosto de 2013 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

24 “A contribuir para o crescimento de Angola e da Região”
4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

25 OBRIGADO 谢谢


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