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ANGOLA E A SUA MODERNIZAÇÃO AEROPORTUÁRIA 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013 Empresa Nacional de Exploração.

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1 ANGOLA E A SUA MODERNIZAÇÃO AEROPORTUÁRIA 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013 Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea E.P.

2 1 ANGOLA – UM PAÍS EM FRANCO DESENVOLVIMENTO

3 1. ANGOLA –MARCOS Independência de Angola 2002 Fim do conflito armado 2008 Produção de petróleo coloca o País lado a lado com a Nigéria como maior produtor do continente 2009 Início do Programa de Modernização de +30 Aeroportos 2011 Angola é o 2º maior parceiro de negócios da China 2013 Angola conta com 3 Aeroportos Internacionais (Luanda, Catumbela*, Huíla (Mukanka)*) “ …., Angola está ligada por estradas, foram reabilitados os caminhos de ferro e respectivas estações, dos portos e dos aeroportos e outras infra-estruturas que garantem o desenvolvimento da balança económica de Angola. ” – 27 de Agosto de 2013 Angola Press 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013 * Processo de certificação em curso

4 1. ANGOLA - CRESCIMENTO DO PIB EM ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau

5 1. ANGOLA – UMA NAÇÃO EXTREMAMENTE JOVEM 5 A actual distribuição da população é indicador de forte expansão da sociedade 18 anos é a actual idade média em Angola 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

6 ANGOLA – CRESCIMENTO POPULACIONAL “ Em 2100 a população mundial atingirá 11 Biliões. África conta já com 1.1 Biliões, número que irá aumentar para 4.2 Biliões em ” - Fonte UN “ Em 2050, 1 em cada 3 crianças nascerá em África ” – Fonte UN 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

7 1. ANGOLA COMO PRÓXIMO DESTINO TURÍSTICO EM ÁFRICA AS MARAVILHAS DE ANGOLA 7 MALANJE – QUEDAS DE KALANDULA CUANDO CUBANGO– BACIA DO OKAVANGO NAMIBE – DESERTO DO NAMIBE LUANDA – ILHA DO MUSSULO MALANJE – PARQUE NACIONAL DE KANGANDALA NAMIBE – SERRA DA LEBA

8 2 PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE AEROPORTOS BREVE SÍNTESE

9 2.RECONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO DAS INFRA-ESTRUTURAS AEROPORTUÁRIAS O pais conta com mais de 1300 pista de voo, estando sobre a gestão directa da ENANA-EP mais de 30 aeródromos. Recentemente Angola tem sofrido um grande desenvolvimento para atender o aumento da população, aproveitando a evolução das principais agências de fomento e desenvolvimento internacional, e viajantes que estão motivados pela estabilidade política e os potenciais de crescimento económico do país. Os Aeroportos considerados como pontos de unidade nacional, são vistos como uma parte crucial de ligações internacionais e nacionais para turismo, negócios e outros interesses. Herdado do tempo colonial Português, estas infra-estruturas foram dimensionadas para comportar as características técnicas e operacionais das aeronaves da época tais como os fokkers 27, os DC3 e outros semelhantes Os terminais de passageiros, de carga e os serviços de apoio, foram dimensionados para a demanda da época e as áreas de movimento dimensionadas para as cargas e frequência de aeronaves de então. Com a Independência de Angola a 11 de Novembro de 1975, o Estado Angolano apostou na renovação da frota, adquirindo então para os serviços domésticos e regional os boings , para além de cargueiros boings e Para os voos internacionais utilizava-se o boing 707 com alguma raridade os mesmos operavam nas maiores pistas do País. Com o início da guerra, o transporte terrestre deixou de funcionar passando o País a ser ligado somente por via aérea o que levou o aparecimento de companhias aéreas privadas com multiplicidades de aeronaves. Estas subcargas no que concerne ao tipo de avião não projectado e as suas frequências sobre as áreas de movimento, foram deteriorando as mesmas gradativamente até muitas delas chegar a colapsar. Com a conquista da Paz em 2002, o Governo de Angola meteu em marcha um plano de reconstrução do País tendo as infra-estruturas aeroportuárias sido abrangidas na sua plenitude. Foram disponibilizados aproximadamente mais de ,00 de dólares Norte Americanos para a reabilitação, ampliação e modernização dos Aeroportos. Os mesmos foram dimensionados uns para atender o boing e outros para atender o boing ER. 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau “ Foram disponibilizados aproximadamente mais de de dólares Norte Americanos para a reabilitação, ampliação e modernização dos Aeroportos ”

10 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau Os nossos Aeroportos Internacionais 4 de Fevereiro – Luanda Cap pax/hora Internacionais Cap. 900 pax/hora Nacionais 26 Balcões de Check In Ampliação da placa de estacionamento de aeronaves Instalações modernas Catumbela – Alternativa a Luanda Cap. 2,2 M pax/ano Cap. 900 pax/hora pico 16 Balcões de Check In 4 mangas Capaz de atender em simultâneo duas aeronaves do tipo Boing e quatro do tipo Boing 767 Lubango – Huíla Cap. 600 pax/hora pico 8 Balcões de Check In Pista c/ 3200m de comp. e 45m de largura

11 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau COMPANHIAS AÉREAS INTERNACIONAIS A OPERAR EM ANGOLA 11 NÃO EXAUSTIVO E a aumentar….

12 3 AEROPORTOS DE ANGOLA – AS NOVAS INFRA-ESTRUTURAS ALGUNS EXEMPLOS

13 3.AEROPORTO DO LUBANGO (MUKANKA) - INTERNACIONAL 13 DEPOISANTES 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

14 14 AEROPORTO DO SOYO (COMANDANTE N’DOZI) AntesDepois

15 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau AEROPORTO DO SAURIMO AntesDepois

16 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau AEROPORTO 4 DE FEVEREIRO (LUANDA) - INTERNACIONAL ANTESDEPOIS

17 3.AEROPORTO ALBANO MACHADO (HUAMBO) 17 DEPOISANTES 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

18 3.AEROPORTO 11 de NOVEMBRO (ONDJIVA) 18 DEPOISANTES 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

19 3.AEROPORTO DE CABINDA (CABINDA) 19 DEPOISANTES 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

20 4 NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE ANGOLA – O NOVO HUB REGIONAL BOM JESUS (40 KM de Luanda)

21 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau O NOVO HUB DA REGIÃO AFRICANA 21 Ficha Técnica (resumo) PAX/Ano – pax Carga/ano – Ton Check-In – 48 Int., 24 Domést. Mangas – 20 Int, 11 Domés.

22 5 AEROPORTOS MODERNOS, ESPAÇO AÉREO SEGURO

23 23 5. MODERNIZAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO – FIR DE LUANDA “ A aprovação pela Comissão Económica do Conselho de Ministros da proposta de gestão e do controlo do espaço aéreo civil, eliminando os riscos para a navegação aérea civil no espaço aéreo nacional, nomeadamente nas Regiões de Informação do Voo Continental e do Voo Oceânica ” – in Angop 24 de Agosto de 2013 PLANO INTEGRADO 2013 (4º Tri) – 2017 De entre as mais de 40 medidas que serão implementadas, destacam-se:  Cobertura Radar (MSSR) em toda a FIR Continental;  Implementação de Multilateration na TMA de Luanda  Estudo de suporte e apoio à instalação de 17 terminais VSAT (Very Small Aperture Terminal) (em duas fases);  Elaboração de estudo para aquisição de DVOR/DME (Doppler VHF Omnidirectional Range/Distance Measure Equipment);  Implementação do Sistema de Segurança Operacional;  Implementação de um Sistema Operacional ATM para o espaço aéreo oceânico ADS-C com CPDLC;  MLAT (Multilateration) solução de vigilância para a área terminal de Luanda (na perspectiva do espaço aéreo). 4ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa – Macau 2013

24 24 “A contribuir para o crescimento de Angola e da Região”

25 OBRIGADO 谢谢


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