A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM. Cesgranrio – Leia os versos abaixo e responda: 1 – Vontade de beijar os olhos de minha pátria De niná-la, de passar-lhe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM. Cesgranrio – Leia os versos abaixo e responda: 1 – Vontade de beijar os olhos de minha pátria De niná-la, de passar-lhe."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM

2 Cesgranrio – Leia os versos abaixo e responda: 1 – Vontade de beijar os olhos de minha pátria De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos”. 2 – “Pátria, eu semente que nasci do vento Eu que não vou e não venho, eu que permaneço”. 1) A partir dos exemplos 1 e 2, indique as respectivas figuras de linguagem: a) prosopopeia – aliteração. b) metáfora – gradação. c) hipérbole – antítese. d) aliteração – personificação. e) metonímia – assíndeto.

3 2) Fei – Assinalar a alternativa correta, correspondente às figuras de linguagem, presentes nos fragmentos a seguir: I. “Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste.” II. “A moral legisla para o homem; o direito, para o cidadão.” III. “A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam.” IV. “Isaac a vinte passos, divisando a vulto de um, pára, ergue a mão em viseira, firma os olhos.” a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma

4 3) Fei – Assinalar a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir: I. “Está provado, quem espera nunca alcança”. II. “Onde queres o lobo sou o irmão”. III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente. IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular. a) ironia – antítese – eufemismo – hipérbole b) eufemismo – ironia – hipérbole – antítese c) antítese – hipérbole – ironia – eufemismo d) hipérbole – eufemismo – antítese – ironia e) ironia – hipérbole – eufemismo – antítese

5 PUC – Leia o poema abaixo e responda: Ardor em firme coração nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incêndio em mares de águas disfarçado; Rio de neve em fogo convertido: Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal em chamas derretido. Se és fogo como passas bradamente, Se és neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria. 4) No verso “Permitiu parecesse a chama fria.”, encontramos algumas figuras de linguagem. Uma delas é a) o eufemismo. b) o anacoluto. c) o pleonasmo. d) a elipse. e) a anáfora.

6 5) Identifique as figuras de linguagem empregadas nas seguintes frases: a) Esses livros, eu já os comprei. b) O cheiro doce e verde do capim traziam recordações da fazenda. c) O vento varreu o vale. d) Ouviu-se um estalo seco. e) Ela chorou um choro de alegria. 6) Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases a seguir: a) “O mito é o nada que é tudo…” b) Fitei-a longamente, fixando meu olhar na menina dos olhos dela. c) O povo estourava de rir.

7 7) Identifique as figuras de linguagem marcando: (1) Metáfora (2) Metonímia (3) Catacrese (4) Comparação (5) Prosopopéia a) Gosto de ouvir Titãs. b)A doçura do teu olhar é minha vida. c) O rio engasgou num barraco. d) Usarei no tempero um dente de alho. e) Você é venenosa como uma cobra.

8 ITA – Leia o trecho abaixo e responda: É terminantemente proibido animais circulando nas áreas comuns a todos, principalmente para fazerem suas necessidades fisiológicas no jardim do condomínio, onde pode por em risco a saúde das crianças que alí brincam descalças. ( Extraído de um RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS da administração de um prédio. ) Assinale a opção que apresenta as figuras de linguagem presentes no texto: a) Pleonasmo e eufemismo. b) Metonímia e eufemismo. c) Pleonasmo e polissíndeto. d) Pleonasmo e metonímia. e) Eufemismo e polissíndeto.

9 PUC – Leia o trecho abaixo e responda: MAR PORTUGUÊS (Fernando Pessoa) Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. 9) No 1° verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designe adequadamente as figuras de linguagem que expressam esses conceitos. a) Metáfora e prosopopéia. b) Metonímia e apóstrofe. c) Apóstrofe e prosopopéia. d) Redundância e metáfora. e) Redundância e prosopopéia.

10 Considere os seguintes trechos de “A Hora da Estrela”: Embora a moça anônima da história seja tão antiga que podia ser uma figura bíblica. Ela era subterrânea e nunca tinha tido floração. Minto: ela era capim. Se a moça soubesse que minha alegria também vem de minha mais profunda tristeza e que a tristeza era uma alegria falhada. Sim, ela era alegrezinha dentro de sua neurose. Neurose de guerra. 10) Neles predominam, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: a) inversão e hipérbole. b) pleonasmo e oxímoro. c) metáfora e antítese. d) metonímia e metáfora. e) eufemismo e antítese.

11 1-a 2-b 3-a 4-d 5-a:pleonasmo b:sinestesia c:prosopopéia d:sinestesia e:pleonasmo 6-a:paradoxo e antítese b:catacrese c:hipérbole a 9-c 10-c


Carregar ppt "EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM. Cesgranrio – Leia os versos abaixo e responda: 1 – Vontade de beijar os olhos de minha pátria De niná-la, de passar-lhe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google