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1. • O que é ser inteligente? Até pouco tempo imaginávamos que a inteligência se restringia apenas a duas áreas do conhecimento: a lógico-matemática,

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Apresentação em tema: "1. • O que é ser inteligente? Até pouco tempo imaginávamos que a inteligência se restringia apenas a duas áreas do conhecimento: a lógico-matemática,"— Transcrição da apresentação:

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2 • O que é ser inteligente? Até pouco tempo imaginávamos que a inteligência se restringia apenas a duas áreas do conhecimento: a lógico-matemática, caracterizada pela capacidade de fazer cálculos com solucionar problemas matemáticos e a inteligência verbal ou linguística que nos leva a resolver problemas através do uso das palavras. 2

3 Porém, por meio de estudiosos como Howard Gardner, Goleman, Celso Antunes e outros, sabe-se que as inteligências são múltiplas e que todos os indivíduos as possui. Sendo assim, ser inteligente vai muito além de conseguir fazer cálculos e lidar facilmente com as palavras escritas ou faladas, é ser capaz de escolher melhores soluções para os problemas, sejam eles simples ou complexos. 3

4 • Tipos de inteligência: Linguística: • A inteligência verbal ou linguística que nos leva a resolver problemas mediante o uso das palavras. Lógico-matemática: • A lógica matemática caracteriza-se pela capacidade de elaboração de cálculos e percepção algébrica. 4

5 Pictórica: • É a faculdade de reproduzir pelo desenho, pinturas, etc. estabelecendo relações estéticas e harmônicas. Trata- se de uma inteligência que se destaca em pintores, artistas plásticos, ilustradores e chargistas. 5

6 Musical: • É a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas. 6

7 Espacial: • É a capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial e utilizar esse modelo para orientar-se entre objetos ou transformar as características de um determinado espaço. Ela é especialmente desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores. 7

8 Naturalista: • Atração pelo mundo natural e sensibilidade em relação a ele, capacidade de êxtase diante da paisagem humanizada ou não. 8

9 Corporal-cinestésica: • É a inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o próprio corpo de diversas maneiras. Envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos (sinestesia é o sentido pelo qual percebemos os movimentos musculares, o peso e os atletas, dançarinos, malabaristas e mímicos têm essa inteligência desenvolvida (posição dos membros). Pessoais: • São as inteligências que nos possibilitam o bom relacionamento com nós mesmos e com os semelhantes. São divididas em inter e intra pessoais: 9

10 Intra-pessoal: • É a competência de uma pessoa possui de conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim, é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos”, diz a linguagem popular. Interpessoal: • É a capacidade que uma pessoa possui de dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência acompanha os indivíduos de fácil relacionamento pessoal, como líderes de grupos, políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos. 10

11 Espiritual: • A espiritualidade já tem sido considerada como uma inteligência. É a capacidade de resolver problemas através da oração e meditação. Deve ser amplamente estimulada nos clubes, através dos cânticos, histórias, etc. • Deve ser o foco do nosso trabalho. Jesus deve ser apresentado como o doador de todas as inteligências. 11

12 • Algumas razões para estimular as Inteligências múltiplas nos Clubes de Aventureiros 1.O aventureiro é um ser que possui todas as inteligências e estas precisam ser amplamente estimuladas. 12

13 2.O clube deve visar o desenvolvimento harmônico e integral de todas as faculdades das crianças que o pertencem. 3.A faixa etária que o clube abarca é bem propícia para a estimulação das inteligências, pois a maioria delas perde o brilho a partir dos 10 anos. 13

14 4.No clube, as Inteligências Múltiplas podem ser estimuladas de forma lúdica, prazerosa e construtiva. 14

15 5.desenvolvidas no clube serão mais significativas e interessantes, não privilegiando apenas algumas inteligências e omitindo outras. 6. Os aventureiros estarão mais bem preparados para interagir consigo mesmos, com os outros, com o meio e, sobretudo, com Deus. 15

16 7.A criança terá a oportunidade de ser multiplamente estimulada e preparada para melhor escolher as soluções para os seus problemas. 8.O aventureiro estará mais bem instrumentalizado para desenvolver os seus talentos e habilidades para a honra e de Deus. 16

17 9.As crianças na faixa etária de 6 a 10 anos estão deixando a fase do egocentrismo para assumir seus papéis e isso precisa ser corretamente direcionado através do desenvolvimento das inteligências pessoais. 17

18 10.O autoconceito (noção de quem somos e o que fazemos) é estruturado dos 6-12 anos e é quando se organiza mentalmente uma autoimagem positiva ou negativa. Por isso, as Inteligências Múltiplas devem ser estimuladas para o desenvolvimento das competências, sobretudo as inteligências pessoais e espiritual. O aventureiro precisa olhar-se sob o mesmo prisma que Deus o vê. 18

19 • Como estimular cada inteligência no Clube Linguística: – Explicar sempre o porquê das coisas mesmo que não perguntem. – Encorajar a escrita de bilhetes. – Brincadeira de telefone sem fio. – Dramatização e criação de histórias. – Jogo da mímica 19

20 – Montar quebra-cabeças, nomeando os fatos e/ ou os personagens deduzindo o que aconteceu antes ou depois. – Estimular o curso de leitura. – Contar histórias. – Palavras cruzadas, banco de palavras, mensagens no espelho. – Código de símbolos, Caça palavras, etc. Esta inteligência é estimulada no clube por meio das especialidades: Crítico de mídia, Repórter, etc. 20

21 Lógico-matemática: – Jogo dos sete erros. – Brincar de acertar quantidades de objetos numa caixa (livros, materiais coloridos, etc). – Plantar canteiros de plantas em formas geométricas. – Dominó bíblico ou outros jogos do tipo. – Jogos de percurso. 21

22 – Quebra-cabeças – Tangran criativo – Vendedores de letras • Esta inteligência também é estimulada por meio das especialidades: Mordomo sábio. 22

23 Pictórica: – Brincadeira da sacola preciosa. – Desenho coletivo – Desenhos individuais – Confeccionar bonecos em grupos para representar histórias bíblicas de materiais variados como legumes, sacos de papel, balões, massa de modelar, etc. – Atividades de pinturas, etc. – Varal das artes com criação coletiva de histórias. Esta inteligência é estimulada por meio das especialidades: Artista, Artes domésticas, Artes manuais, Cesteiro, Lazer em costurar, etc. 23

24 Musical: – Identificar sons produzidos por diversos animais e objetos. – Dramatizar e desenhar músicas. – Deixar as crianças ouvirem músicas tranquilas enquanto executam as tarefas no clube. – Formar um coral de aventureiros. – Num domingo recreativo, convidar os pais e avós para um resgate de músicas e brincadeiras da infância. – Cantar, fazendo os gestos. Esta inteligência é estimulada no clube por meio das especialidades: Musicista, Trovador, etc. 24

25 Espacial: – Passeios – Manipulação de mapas (Ao contar uma história que fale de algum país, estado ou cidade, sempre que possível utilize mapas para localizá-los). – Jogos de lateralidade (tempestade). – Exposição de fotos das famílias, ordenadas cronologicamente. – Labirintos. Esta inteligência é estimulada por meio das especialidades: Acampante, Excursionismo pedestre, Guia, etc. 25

26 Naturalista: – Passeios a fazendas, sítios, zoológicos etc. – Acampar em meio à natureza. – Descobrir semelhanças e diferenças entre plantas e animais. – Acompanhar o trajeto das formigas. – Fazer diário de viagens. – Plantar árvores. – Adotar uma praça. O clube estimula esta inteligência por meio das especialidades: Amigo dos animais, Acampante, Amigo da natureza, Árvores, Astrônomo, Aves, Colecionador (ao colecionar minerais, penas, conchas, folhas, etc), FIores, Geólogo, Jardineiro. 26

27 Corporal-cinestésica: – Pular, correr, equilibrar-se – Passar água de uma garrafa para outra. – Brincadeiras de roda – Pular corda – Caminhadas – Ordem Unida Obs.: Não é necessário enfatizar ordem unida no Clube de Aventureiros, pois esta atividade é pertinente aos Desbravadores e posteriormente será trabalhada. 27

28 O clube estimula esta inteligência por meio das especialidades: Ciclista, Ginasta I, Ginasta II, Lazer com papagaios, Natação I, Natação II,Patinador, Carpinteiro, Excursionismo Pedestre, etc. 28

29 Intra-pessoal: – Caixa das emoções. – Contar histórias sobre autoaceitação. – Elogiar a criança, beijar, abraçar Esta inteligência é estimulada através da: Trilha Meu Eu 29

30 Interpessoal: – Fazer atividades em grupo. – Dinâmica de grupo: tipos humanos. – Desenvolver projetos comunitários. – Visitas a hospitais, creches, asilos. – Dinâmicas de grupo (você ficou diferente, dinâmica do shampoo, etc.) – Trabalhar a aceitação do outro, a valorização das diferenças. Esta inteligência é estimulada através da: Trilha Minha Família, Meu Mundo, Etc. 30

31 Espiritual: – Trabalhar dentro da proposta do "ELO DA GRAÇA". – Incentivar o ano bíblico juvenil. – Ensinar mais pelo exemplo do que pelas palavras. – Contar histórias bíblicas e permitir que a criança as vivenciem. – Cânticos religiosos. – Hora tranquila com Jesus. Esta inteligência é estimulada por meio da: Trilha Meu Deus e,consequentemente, com as especialidades Bíblia I, Bíblia II, Amigo de Jesus, Discípulo, Mordomo sábio, etc. 31


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