A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características dos Seres Vivos (aula 02)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características dos Seres Vivos (aula 02)"— Transcrição da apresentação:

1 Características dos Seres Vivos (aula 02)
Capítulo 01, páginas 6 e 7 (O que é Vida?). Texto complementar: arquivo disponível no site do professor Brincando de Deus – Fernando Reinach Objetivos Gerais: Identificar e explicar os principais atributos dos seres vivos. Referências Bibliográficas Amabis, J. M. Fundamentos da Biologia Moderna: volume único/José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. 4. ed. São Paulo: Moderna, (livro didático) Campbell, N. Biologia. Neil A. Campbell, Jane B. Reece. Tradução: Anne D. Villela... (et al.) – Porto Alegre: Artmed, 2010.

2 O QUE É VIDA? Os cientistas mais eminentes admitem que não é possível definir vida. Mas admitem a possibilidade de definir o que chamam de “processo de vida”, ou seja, atributos, características, que objetos inanimados não possuem. Nitrogênio Oxigênio Características dos Seres Vivos Carbono 1) COMPOSIÇÃO QUÍMICA Hidrogênio Fósforo Enxofre

3 Ácido nucleico – DNA e RNA Lipídios ou óleos e gordura
1) COMPOSIÇÃO QUÍMICA A união de centenas, até milhões, de átomos por meio de ligações químicas, formam moléculas constituintes dos seres vivos, chamadas de substâncias orgânicas. Ácido nucleico – DNA e RNA Proteínas Glicídios ou açucares Lipídios ou óleos e gordura

4 O esquema acima é uma via catabólica ou anabólica?
2) ORGANIZAÇÃO CELULAR E METABOLISMO Todo ser vivo apresentam alto grau de organização. As moléculas das substâncias orgânicas organizam-se em células, considerada um estrutura de alta complexidade, ou seja, célula é a unidade da vida. 2) ORGANIZAÇÃO CELULAR E METABOLISMO No interior das células ocorrem processos químicos de fundamental importância à vida; esse conjunto de eventos constituem o metabolismo celular. Vias catabólicas ou catabolismo: são vias metabólicas que ao decompor moléculas complexas em compostos mais simples, liberam energia. Ex.: quebra de proteínas em aminoácidos. Célula eucarionte: internamente apresentam membranas interligadas desde o núcleo, passando pelas organelas, até a periferia (membrana plasmática). A maioria das estruturas internas é envolvida por membrana, mas o nome se dá pelo fato do material genético (DNA) estar envolvido por essa membrana, ou seja, tornando o núcleo visível. Vias anabólicas ou anabolismo: são vias metabólicas que vão absorver ou consumir energia para fabricar moléculas complexas a partir de compostos mais simples. Ex.: síntese de proteínas a partir de aminoácidos. Célula procarionte: internamente não apresentam membranas de nenhuma natureza, assim como não apresentam organelas. O material genético está livre no citoplasma. O esquema acima é uma via catabólica ou anabólica?

5 3) REAÇÃO E MOVIMENTO Capacidade de percepção do que passa ao redor e reagir ao estímulo. Guepardo na espreita A maioria das plantas, por exemplo, altera a posição das folhas no decorrer do dia em função da luminosidade, permitindo que elas a aproveitem melhor. O estímulo pode ser mecânico, como é o caso da dormideira ou sensitiva. Os animais são capazes de perceber o que se passa ao seu redor devido ao alto grau de complexidade do seu sistema sensorial. A reação é bem mais rápida que a reação das plantas.

6 4) CRESCIMENTO e REPRODUÇÃO
O crescimento de um ser vivo ocorre pela produção de novas substâncias orgânicas produzidas pelo metabolismo celular. Pluricelulares: crescem principalmente pelo aumento do número de células que compõe seu corpo. Unicelulares: crescem pelo aumento do tamanho de sua única célula. Pela produção de novas substâncias, via metabolismo celular, o fungo consegue aumentar de tamanho e se multiplicar. Célula-tronco em processo de divisão celular (crescem em número); células se mantém unidas, caracterizando a sua pluricelularidade.

7 4) CRESCIMENTO e REPRODUÇÃO
O mecanismo de reprodução tem a função de multiplicar, produzir novos indivíduos; podem ser a partir de uma única célula ou de muitas células. Unicelulares Pluricelulares Fecundação Divisão celular Zigoto Embrião

8 5) HEREDITARIEDADE Esta intimamente relacionada a reprodução; via reprodução um ser vivo transmite aos seus descendentes uma estrutura celular básica com um conjunto de instruções, o material genético, que contém todas as informação para a formação do novo ser. Ser humano 1) A célula contém um núcleo com 23 pares de cromossomos (ou 46); 1 2) 23 cromossomos são oriundos da mãe e 23 oriundos do pai pelos gametas; 2 3 3) Cada cromossomo é constituído por gens; 4 4) Os gens consistem em moléculas de DNA, que contém as informações genéticas de cada ser vivo.

9 6) VARIABILIDADE GENÉTICA, MUTAÇÃO, SELEÇÃO NATURAL E ADAPTAÇÃO
O material genético determina as características de uma espécie, mas pode haver variações. Toda variação, em última análise, é uma mutação. Elas se perpetuam com a duplicação do material genético. Devido as variações genéticas, ao longo de gerações sucessivas, os indivíduos apresentam diferenças. Essas diferenças promovem uma melhor chance de sobrevivência ou não. Isso é chamado de seleção natural. A adaptação é a forma ou capacidade que cada espécie desenvolve, que permite que esta se ajuste melhor ao ambiente.


Carregar ppt "Características dos Seres Vivos (aula 02)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google