A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características dos Seres Vivos (aula 02) Capítulo 01, páginas 6 e 7 (O que é Vida?). Texto complementar: arquivo disponível no site do professor Brincando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características dos Seres Vivos (aula 02) Capítulo 01, páginas 6 e 7 (O que é Vida?). Texto complementar: arquivo disponível no site do professor Brincando."— Transcrição da apresentação:

1 Características dos Seres Vivos (aula 02) Capítulo 01, páginas 6 e 7 (O que é Vida?). Texto complementar: arquivo disponível no site do professor Brincando de Deus – Fernando Reinach Objetivos Gerais: 1)Identificar e explicar os principais atributos dos seres vivos. Referências Bibliográficas 1)Amabis, J. M. Fundamentos da Biologia Moderna: volume único/José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. 4. ed. São Paulo: Moderna, (livro didático) 2)Campbell, N. Biologia. Neil A. Campbell, Jane B. Reece. Tradução: Anne D. Villela... (et al.) – Porto Alegre: Artmed, 2010.

2 O QUE É VIDA? Características dos Seres Vivos 1) COMPOSIÇÃO QUÍMICA Os cientistas mais eminentes admitem que não é possível definir vida. Mas admitem a possibilidade de definir o que chamam de “processo de vida”, ou seja, atributos, características, que objetos inanimados não possuem. Carbono Hidrogênio Oxigênio Nitrogênio Fósforo Enxofre

3 A união de centenas, até milhões, de átomos por meio de ligações químicas, formam moléculas constituintes dos seres vivos, chamadas de substâncias orgânicas. 1) COMPOSIÇÃO QUÍMICA Proteínas Glicídios ou açucares Lipídios ou óleos e gordura Ácido nucleico – DNA e RNA

4 2) ORGANIZAÇÃO CELULAR E METABOLISMO Todo ser vivo apresentam alto grau de organização. As moléculas das substâncias orgânicas organizam-se em células, considerada um estrutura de alta complexidade, ou seja, célula é a unidade da vida. Célula eucarionte: internamente apresentam membranas interligadas desde o núcleo, passando pelas organelas, até a periferia (membrana plasmática). A maioria das estruturas internas é envolvida por membrana, mas o nome se dá pelo fato do material genético (DNA) estar envolvido por essa membrana, ou seja, tornando o núcleo visível. Célula procarionte: internamente não apresentam membranas de nenhuma natureza, assim como não apresentam organelas. O material genético está livre no citoplasma. 2) ORGANIZAÇÃO CELULAR E METABOLISMO No interior das células ocorrem processos químicos de fundamental importância à vida; esse conjunto de eventos constituem o metabolismo celular. Vias catabólicas ou catabolismo: são vias metabólicas que ao decompor moléculas complexas em compostos mais simples, liberam energia. Ex.: quebra de proteínas em aminoácidos. Vias anabólicas ou anabolismo: são vias metabólicas que vão absorver ou consumir energia para fabricar moléculas complexas a partir de compostos mais simples. Ex.: síntese de proteínas a partir de aminoácidos. O esquema acima é uma via catabólica ou anabólica?

5 3) REAÇÃO E MOVIMENTO Capacidade de percepção do que passa ao redor e reagir ao estímulo. Guepardo na espreita A maioria das plantas, por exemplo, altera a posição das folhas no decorrer do dia em função da luminosidade, permitindo que elas a aproveitem melhor. O estímulo pode ser mecânico, como é o caso da dormideira ou sensitiva. Os animais são capazes de perceber o que se passa ao seu redor devido ao alto grau de complexidade do seu sistema sensorial. A reação é bem mais rápida que a reação das plantas.

6 4) CRESCIMENTO e REPRODUÇÃO O crescimento de um ser vivo ocorre pela produção de novas substâncias orgânicas produzidas pelo metabolismo celular. Unicelulares: crescem pelo aumento do tamanho de sua única célula. Pela produção de novas substâncias, via metabolismo celular, o fungo consegue aumentar de tamanho e se multiplicar. Pluricelulares: crescem principalmente pelo aumento do número de células que compõe seu corpo. Célula-tronco em processo de divisão celular (crescem em número); células se mantém unidas, caracterizando a sua pluricelularidade.

7 4) CRESCIMENTO e REPRODUÇÃO O mecanismo de reprodução tem a função de multiplicar, produzir novos indivíduos; podem ser a partir de uma única célula ou de muitas células. Unicelulares Pluricelulares Fecundação Zigoto Embrião Divisão celular

8 5) HEREDITARIEDADE Esta intimamente relacionada a reprodução; via reprodução um ser vivo transmite aos seus descendentes uma estrutura celular básica com um conjunto de instruções, o material genético, que contém todas as informação para a formação do novo ser. Ser humano 1) A célula contém um núcleo com 23 pares de cromossomos (ou 46); ) Os gens consistem em moléculas de DNA, que contém as informações genéticas de cada ser vivo. 3) Cada cromossomo é constituído por gens; 2) 23 cromossomos são oriundos da mãe e 23 oriundos do pai pelos gametas;

9 6) VARIABILIDADE GENÉTICA, MUTAÇÃO, SELEÇÃO NATURAL E ADAPTAÇÃO O material genético determina as características de uma espécie, mas pode haver variações. Devido as variações genéticas, ao longo de gerações sucessivas, os indivíduos apresentam diferenças. Essas diferenças promovem uma melhor chance de sobrevivência ou não. Isso é chamado de seleção natural. A adaptação é a forma ou capacidade que cada espécie desenvolve, que permite que esta se ajuste melhor ao ambiente. Toda variação, em última análise, é uma mutação. Elas se perpetuam com a duplicação do material genético.


Carregar ppt "Características dos Seres Vivos (aula 02) Capítulo 01, páginas 6 e 7 (O que é Vida?). Texto complementar: arquivo disponível no site do professor Brincando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google