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Direção defensiva Cinto de segurança
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Cinto de segurança É um equipamento de comprovada segurança. E o meio mais eficaz que se dispõe para reduzir o risco de um ferimento grave ou morte em acidente de automóvel. Deve ser usado pelo condutor e passageiro. São caracterizados por quatro tipos de cinto de segurança usados em automóveis. Cinto de segurança pélvico, torácico, três pontos e três pontos retrátil.O melhor cinto de segurança e mais eficiente e o de três pontos(retrátil). Considerado até hoje uma das inovações mais importantes em segurança veicular, foi criado em agosto de 1959 pelo engenheiro Nils Bohlin contratado pela volvo para desenvolver este equipamento.
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Fotos
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Cinto de segurança Em uma colisão ou capota mento o cinto de segurança sendo usado, trava e mantém os ocupantes do automóvel quase imóvel evitando uma grave lesão ou a morte. A sua não utilização pelo condutor ou passageiro pode ter grande conseqüências. Em caso de uma colisão seu corpo se choca contra o volante, painel e pára-brisa ou pior pode ser projetado para fora do veículo.
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Os passageiros sentados no banco traseiro sem o cinto de segurança, não somente se põem em perigo com também coloca em perigo o passageiro e condutor do banco dianteiro. Numa colisão frontal eles também se movimentarão para frente onde podem bater e ferir o motorista e passageiro do banco dianteiro. Em uma colisão a 50 km/h, uma criança de 20 kg é projetada contra o banco dianteiro com uma força de 300 quilos. Um adulto de 80 quilos é projetado com um peso de kg. Ocasionando a ruptura do cinto dianteiro e o esmagamento do passageiro ou condutor da frente. E em um capota mento o passageiro do banco traseiro, sem o uso do cinto de segurança, torna se solto, sendo jogado de um lado ao outro dentro do automóvel. Se alguém esta segurando um bebê de colo com o veículo em movimento. Um bebê não é tão pesado enquanto não ocorrer uma colisão, mas, no momento em que esta acorrer, ele tornar-se-á tão pesado que não possa ser segurado. Por exemplo, numa colisão a apenas 40 km/h, um bebê de 5 kg repentinamente alcançará um peso de 110 kg, será quase impossível de segurá-lo.
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Inércia e colisão A idéia básica de um cinto de segurança é bastante simples: ele impede que a pessoa voe pelo pára-brisa ou vá de encontro ao painel quando o carro pára abruptamente. Mas por que isso aconteceria? Em síntese, é devido à inércia. Inércia é a tendência de um objeto em continuar se movendo até que encontre algo interrompa seu deslocamento. Em outras palavras, inércia é a resistência do objeto à mudança de velocidade e direção de percurso. Os objetos tendem a continuar seu movimento naturalmente.
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Tudo que está dentro do carro, inclusive o motorista e os passageiros, possui sua própria inércia, que é independente da inércia do veículo. Imagine que você está andando a uma velocidade constante de 80 km/h. Sua velocidade e a do veículo são exatamente a mesma, logo, a sensação é que você e o veículo se movimentam como se fossem um único objeto. Se o carro colidir com um poste, entretanto, é óbvio que a sua inércia e a do carro seriam completamente independentes. A força do poste induziria o carro a uma parada brusca, enquanto a sua velocidade permaneceria a mesma. Sem o cinto de segurança, você se chocaria com o volante a 80 km/h, ou atravessaria o pára-brisa a essa mesma velocidade. Assim como o poste conteve o carro, o painel, o pára-brisa ou a estrada também conteriam você, exercendo grande força.
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O uso do cinto é obrigatório.
Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiro em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN. Art Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme o previsto no art. 65: Infração – grave Penalidade – multa Medida Administrativa – retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator. O valor da multa é de R$127,69 e 5 pontos na CNH.
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Não deixe seu herói de lado, use o cinto de segurança.
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