A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinto de segurança.  É um equipamento de comprovada segurança. E o meio mais eficaz que se dispõe para reduzir o risco de um ferimento grave ou morte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinto de segurança.  É um equipamento de comprovada segurança. E o meio mais eficaz que se dispõe para reduzir o risco de um ferimento grave ou morte."— Transcrição da apresentação:

1 Cinto de segurança

2  É um equipamento de comprovada segurança. E o meio mais eficaz que se dispõe para reduzir o risco de um ferimento grave ou morte em acidente de automóvel. Deve ser usado pelo condutor e passageiro.  São caracterizados por quatro tipos de cinto de segurança usados em automóveis.  Cinto de segurança pélvico, torácico, três pontos e três pontos retrátil.O melhor cinto de segurança e mais eficiente e o de três pontos(retrátil). Considerado até hoje uma das inovações mais importantes em segurança veicular, foi criado em agosto de 1959 pelo engenheiro Nils Bohlin contratado pela volvo para desenvolver este equipamento.

3 Fotos

4  Em uma colisão ou capota mento o cinto de segurança sendo usado, trava e mantém os ocupantes do automóvel quase imóvel evitando uma grave lesão ou a morte.  A sua não utilização pelo condutor ou passageiro pode ter grande conseqüências. Em caso de uma colisão seu corpo se choca contra o volante, painel e pára-brisa ou pior pode ser projetado para fora do veículo.

5  Os passageiros sentados no banco traseiro sem o cinto de segurança, não somente se põem em perigo com também coloca em perigo o passageiro e condutor do banco dianteiro. Numa colisão frontal eles também se movimentarão para frente onde podem bater e ferir o motorista e passageiro do banco dianteiro.  Em uma colisão a 50 km/h, uma criança de 20 kg é projetada contra o banco dianteiro com uma força de 300 quilos. Um adulto de 80 quilos é projetado com um peso de kg. Ocasionando a ruptura do cinto dianteiro e o esmagamento do passageiro ou condutor da frente.  E em um capota mento o passageiro do banco traseiro, sem o uso do cinto de segurança, torna se solto, sendo jogado de um lado ao outro dentro do automóvel.  Se alguém esta segurando um bebê de colo com o veículo em movimento. Um bebê não é tão pesado enquanto não ocorrer uma colisão, mas, no momento em que esta acorrer, ele tornar-se-á tão pesado que não possa ser segurado. Por exemplo, numa colisão a apenas 40 km/h, um bebê de 5 kg repentinamente alcançará um peso de 110 kg, será quase impossível de segurá-lo.

6

7  A idéia básica de um cinto de segurança é bastante simples: ele impede que a pessoa voe pelo pára-brisa ou vá de encontro ao painel quando o carro pára abruptamente. Mas por que isso aconteceria? Em síntese, é devido à inércia.  Inércia é a tendência de um objeto em continuar se movendo até que encontre algo interrompa seu deslocamento. Em outras palavras, inércia é a resistência do objeto à mudança de velocidade e direção de percurso. Os objetos tendem a continuar seu movimento naturalmente.

8

9  Tudo que está dentro do carro, inclusive o motorista e os passageiros, possui sua própria inércia, que é independente da inércia do veículo. Imagine que você está andando a uma velocidade constante de 80 km/h. Sua velocidade e a do veículo são exatamente a mesma, logo, a sensação é que você e o veículo se movimentam como se fossem um único objeto.  Se o carro colidir com um poste, entretanto, é óbvio que a sua inércia e a do carro seriam completamente independentes. A força do poste induziria o carro a uma parada brusca, enquanto a sua velocidade permaneceria a mesma. Sem o cinto de segurança, você se chocaria com o volante a 80 km/h, ou atravessaria o pára-brisa a essa mesma velocidade. Assim como o poste conteve o carro, o painel, o pára-brisa ou a estrada também conteriam você, exercendo grande força.

10

11  Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiro em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.  Art Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme o previsto no art. 65:  Infração – grave  Penalidade – multa  Medida Administrativa – retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.  O valor da multa é de R$127,69 e 5 pontos na CNH.

12

13  Obrigado... Bibliografia.     Apostila do CFC.  Apostila da Auto trânsito.  Fotos do site Google.


Carregar ppt "Cinto de segurança.  É um equipamento de comprovada segurança. E o meio mais eficaz que se dispõe para reduzir o risco de um ferimento grave ou morte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google