A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios"— Transcrição da apresentação:

1 Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios

2 Zigurate de Ur (restaurado).

3 O ESTANDARTE DE UR Paineis produzidos em materiais diversificado, como marfim, mármore e conchas

4 Os sumérios inventaram o sistema cuneiforme de escrita, que foi utilizada em toda a Mesopotâmia e por povos vizinhos.

5 BAIXO –RELEVO: Técnica dos Assírios Baixo-relevo - touro alado com cabeça humana  

6 A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios por volta de 3500 a. C. Inicialmente a escrita representava formas do mundo (pictogramas), mas por praticidade as formas foram se tornando mais simples e abstratas.

7 Código de Hamurabi e Lei de talião (olho por olho, dente por dente)
Durante as diferentes invasões da Babilônia, o código foi deslocado para a cidade de Susa (no Irã atual) por volta de 1200 a. C. Foi nessa cidade que ele foi descoberto, em dezembro de 1901, pela expedição dirigida por Jacques de Morgan. O abade Jean-Vincent Scheil traduziu a totalidade do código após o retorno a Paris, onde hoje ele pode ser admirado no Museu do Louvre, na sala 3 do Departamento de Antiguidades Orientais O monólito com o Código de Hamurabi.

8 Arte egípcia Os egípcios era norteados pela religiosidade, pela crença em deuses e por acreditarem na vida após a morte.

9 Arte para a eternidade. Acredita-se que o faraó representava os homens junto aos deuses e os deuses junto aos homens.

10 Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós
Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós. Desenvolveram três formas de escrita: Hieróglifos: considerados uma escrita sagrada; Hierática: uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes; Demótica: uma escrita popular.

11 Escriba sentado, c. 2500 a.C.,Museu do Louvre, Paris.
No Egito Antigo, os escribas tinham uma importante função e ocupavam lugar de destaque na sociedade egípcia, pois eram conhecedores da escrita demótica e dos hieróglifos. Eram eles que escreviam sobre a vida dos faraós, registravam a cobrança de impostos e copiavam textos sagrados. Os escribas usavam o papiro para escrever dados e textos ou registravam nas paredes internas das pirâmides.

12 Arquitetura - Características
Conservação e solidez; Perpetuidade; Regularidade geométrica; Apropriação de elementos da natureza; Enigmabilidade e inacessibilidade. As construções mais significativas da arte egípcia são as pirâmides, esfinges, túmulos e os templos monumentais

13 Os túmulos apresentam-se em três categorias:
. Os túmulos apresentam-se em três categorias: Pirâmide: túmulo real, destinado ao faraó; Mastaba: túmulo para a nobreza e os sacerdotes; Hipogeu: túmulo destinado às pessoas comuns do povo.

14 Vale dos Reis é a principal necrópole (cemitério) do Império Novo do Antigo Egito. Possui 62 túmulos dos faraós desse período.  Entre eles: Tut-Ankh-Amon, Ramsés II, Seth I, Horemheb...

15 Exatamente atrás da montanha onde se localiza o Vale dos Reis, existe o Templo da Rainha Hatshapshut.

16 As pirâmides do Vale de Gizé
Quéops, Quéfren e Miquerinos

17 Pirâmide de Quéops

18 Esfinge

19 Abu Simbel

20 Abu Simbel é um conjunto de dois templos construídos pelo faraó Ramsés II, um em homenagem a ele e outro em homengam à sua mulher preferida, Nefertari, a mais amada entre as dezenas de esposas do faraó.

21

22 Templo de Karnak (Carnac)um dos maiores templos do Antigo Egito
Templo de Karnak (Carnac)um dos maiores templos do Antigo Egito.  Foi sucessivamente ampliado por diverso faraós, tendo levado mais de anos para ser construído.

23

24 Pintura Havia um outro aspecto, conhecido como peso da alma. As pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior. Assim, o Faraó era sempre maior do que sua esposa. Em seguida a esses, pela ordem de tamanho, vinham os sacerdotes, os escribas, os soldados e finalmente o resto do povo. Por isso transmite-se a idéia de que os faraós eram figuras gigantescas, o que nem sempre era verdade.

25 Características da pintura
Hierarquização – maior importância social, maior seu tamanho na representação pictórica. Seguindo ordem de grandeza; rei, mulher do rei, sacerdote, mulher do sacerdote, soldado e povo; Figuras femininas pintada de ocre, masculinas de vermelho; Desconhecimento da profundidade; Pintura chapada, aplicando-se uma cor de cada vez, volume; Uso da Lei da Frontalidade, que estabelece a representação da figura com o tronco e olho de frente; cabeça, pernas e pés de perfil.

26

27 Lei da frontalidade Cabeças e pés vistos de perfil;
Olhos mostrados frontalmente; Metade superior dos ombros e tronco de frente; Braços e pernas apresentados por inteiro, de perfil.

28 Pintura na câmara tumular de Nefertari, mulher de Ramses II.

29 Anubis - mumificação

30

31 ESCULTURAS /ESTÁTUAS A pedra calcária e a madeira eram os principais materiais com que as esculturas dessa época eram realizadas. Esculturas em relevo também eram muito comuns. A escultura em relevo servia a dois propósitos fundamentais: glorificar o faraó (feita nos muros dos templos) e preparar o espírito em seu caminho até a eternidade (feita nas tumbas).

32 Feitas para durar eternamente, as esculturas tinham poses quase sempre frontais e braços perto do dorso.

33 Príncipe Rahotep e sua esposa Nofret, 2610 a. C
Príncipe Rahotep e sua esposa Nofret, 2610 a. C., Museu Egípcio do Cairo

34 O busto “Rainha Nefertiti“ possui uma graça e fluidez jamais vista na arte egípcia. Após sua morte, o reinado de seu filho Tutancâmon logo restabeleceu as antigas crenças.

35 A máscara mortuária de Tut - ankh – amon: Tutankhamon


Carregar ppt "Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google