A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;"— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;

2 Um governo aliado da burguesia; Desenvolvimento econômico;
Pioneirismo Inglês  Um governo aliado da burguesia; Desenvolvimento econômico; Mão-de-obra farta de barata; Abundância de carvão e ferro.

3 Um governo aliado da burguesia
A rainha Elisabeth I (Dinastia Tudor) e Oliver Cromwell (República Puritana), fortaleceram o comércio marítimo inglês e ajudaram a Inglaterra a ser a maior potência naval do mundo. A Revolução Gloriosa, no final do século XVII, consolidou a força mercantil inglesa. A partir desse momento o lucro e o desenvolvimento econômico passaram a ser os objetivos dos governantes ingleses.

4 Desenvolvimento econômico
A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.

5 Abundância de carvão e ferro
Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.

6 Mão-de-obra farta de barata
A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII.

7 O artesanato

8

9 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.

10 A manufatura

11

12 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.

13 A maquinofatura

14

15 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Na maquinofatura, o trabalhador estava sub­metido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial. A principal consequência dessa organização foi a dependência do homem em relação à tecnologia, cuja eficiência se mede pela quantidade de tempo que ela economiza na produção.

16 CARACTERÍSTiCAS Consolidação do modo de produção capitalista;
Produção realizada em grandes fábricas; Concentração da produção industrial em centros urbanos; Aumento da produção e seu barateamento, possibilitando acesso a um maior número de pessoas;

17 CARACTERÍSTiCAS O trabalho é uma mercadoria que o trabalhador vende um troca de um salário; Separação entre capital (burguês) e trabalho (operário); Produção realizada para um mercado desconhecido; Surgimento de novos grupos sociais: a classe operária (vende a sua força de trabalho) e a burguesia (dona dos meios de produção).


Carregar ppt "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google