A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo do Relatório da Autoavaliação (Ano letivo 2010-2011) Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo do Relatório da Autoavaliação (Ano letivo 2010-2011) Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz."— Transcrição da apresentação:

1 Resumo do Relatório da Autoavaliação (Ano letivo ) Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

2 1.Modelo CAF outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

3 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz • Definição A estrutura comum de avaliação (CAF) é uma ferramenta de Gestão da Qualidade Total inspirada no Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão e Qualidade e no modelo da Speyer, Universidade Alemã de Ciências Administrativas. Foi especialmente concebida para ajudar as organizações públicas da União Europeia a melhorar o seu desempenho.

4 Outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

5 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz • Sistema de pontuação

6 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz  Nenhuma evidência ou apenas evidência de uma iniciativa sem expressão = 0  Iniciativa planeada = 1  Iniciativa planeada e implementada = 2  Iniciativa planeada, implementada e avaliada = 3  Iniciativa planeada, implementada, avaliada e revista com base em dados retirados de ações de benchmarking e ajustada em conformidade = 4  Iniciativa planeada, implementada, avaliada e revista com base em dados retirados de ações de benchmarking e ajustada e integrada completamente na organização = 5 Critérios de Meios

7 Critérios de Resultados outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz  Não há resultados avaliados = 0  Os resultados-chave estão avaliados e demonstram uma tendência estável ou negativa = 1  Os resultados demonstram um progresso modesto = 2  Os resultados demonstram um progresso substancial = 3  São alcançados resultados excelentes e são feitas comparações com os resultados obtidos dentro da organização (benchmarking interno) = 4  São alcançados resultados excelentes e são feitas comparações com os resultados obtidos dentro da organização e com os resultados obtidos por outras organizações (benchmarking externo) = 5

8 2.Questionários outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

9 • Conversão de respostas positivas em pontuação outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Quando existiram médias foram calculadas sem ponderação.

10 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Nos subcritérios 8.2 Indicadores de desempenho social estabelecidos, nas alíneas a, c, d, e e 1.4 Gerir as relações com políticos e outros parceiros de forma a assegurar uma responsabilidade partilhada, alínea g, atendendo à especificidade das referidas alíneas, a pontuação foi de 5 e 4 apesar da percentagem de respostas não se enquadrar nesse intervalo.

11 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Taxa de adesãoQuestionários para Autoavaliação 19% 10% 76% 63% Questionário Alunos Questionário Encarregados de Educação Questionário Pessoal Docente Questionário Pessoal Não Docente 50,3% Total • Taxa de adesão

12 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz • Resumo de pontuação das questões Resumo de respostas com pontuações inferiores ou superiores a 4 Pontuação Quest. Pontuação por conversão de percentagem de respostas positivas Q AA As restantes questões 2, 5, 9, 11, 12, 13, 16, 21, 23, 24, 25 Q EE 0004, 5, 6, 13, 2318, 20, 21 Q PD 00 23, 29 22, 24, 27 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9,12 16, 17, 25, 26 Q PND 0003, 4, 6, 9, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 1, 2, 22, 23

13 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz • Sugestões

14 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Alunos  Melhoramento das condições físicas – aquecimento  Melhoramento do atendimento na Papelaria  Alargamento do horário da papelaria, reprografia e secretaria  Criação de uma Associação de Estudantes  Otimização dos quadros interativos nas aulas  Desencontro dos horários de almoço na cantina para minimizar as filas

15 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Encarregados de Educação  Alargamento do horário da secretaria e melhoramento das suas instalações Pessoal Docente  Criação de uma caixa de críticas e sugestões para a comunidade educativa Pessoal Não Docente  Informações atempadas das atividades a realizar  Existência de mais Ações de formação

16 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz • Comentários

17 Alunos  A escola tem bom funcionamento Encarregados de Educação  Satisfação relativamente à escola outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

18 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz 3. Resultado da autoavaliação:

19 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz  Foram considerados pontos fortes os que tiveram pontuação de 5;  Foram considerados pontos a melhorar os que tiveram pontuação 3 ou inferior.

20 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz • Pontos fortes

21 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 1 – Liderança  Existência de orientação da Escola no sentido de desenvolver e comunicar os seus valores, visão e missão.  Definição de metas e objetivos  Orientação das atividades e resultados para satisfação de expectativas das partes interessadas  Capacidade para implementar mudanças e comunicar aos interessados  Implementação de um sistema de avaliação dos resultados escolares  Liderança através do exemplo, com motivação para a mudança, capacidade para comunicar, dialogar e incentivar as partes envolvidas.

22 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 2 – Planeamento e Estratégia  Existência de metas e objetivos da Escola incorporadas nas planificações e processos.  Envolvimento das partes interessadas.  Materialização dos objetivos e metas em projetos e atividades relevantes integrando-os no normal funcionamento da Escola  Utilização de canais de comunicação eficientes

23 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 3 – Pessoas  Boas condições de trabalho em toda a organização, incluindo o respeito pelas exigências ao nível de saúde e da segurança.  Promoção de métodos de formação modernos (TIC)

24 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 4 – Parcerias e Recursos  Identificação de parceiros e tipo de relações  Protocolos de parcerias  Gestão eficiente dos recursos  Sistema de recolha, organização e divulgação de informação da Escola aos interessados

25 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 6 – Resultados orientados para Alunos, Encarregados de Educação  Número de queixas e reclamações  Prazos de processamento de documentos/encaminhamento ou resposta  Inexistência de sucesso nas queixas apresentadas  Resultados globais de Inquéritos de Satisfação

26 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 7 – Resultados relativos ao Pessoal Docente e Pessoal Não Docente  A imagem global da Escola junto da comunidade educativa  Níveis de satisfação, motivação e envolvimento  Capacidade de desenvolvimento de competências

27 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 8 – Impacto na Sociedade  A atuação da Escola no que respeita questões ambientais  Impacto e envolvimento na comunidade local  Tendência dos artigos publicados na imprensa  Relacionamento com autarquias, empresas e associações representativos da comunidade  Apoio a cidadãos excluídos/desfavorecidos, a projetos internacionais para o desenvolvimento, para envolvimento cívico de AA, EE, PD e PND  Intercâmbio de conhecimento e informação com outros

28 Outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 9 – Resultados do desempenho  Grau de cumprimento de objetivos  Qualidade dos serviços prestados  Participação em concursos  Resultados a nível de benchmarking/bench learning  Capacidade para rentabilizar recursos  Capacidade de integração de alunos que terminam o 3.º ciclo  Capacidade de atingir os objetivos definidos com os recursos disponíveis e dinamizar e envolver toda a comunidade educativa  Capacidade de estabelecer parcerias e de obter resultados de ações conjuntas  Capacidade de rentabilizar a utilização de tecnologias de informação  Capacidade de rentabilizar equipamentos a nível financeiro

29 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz • Plano de melhorias

30 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

31 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

32 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

33 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

34 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

35 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

36 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

37 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

38 outubro 2011 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Relação Ações de Melhoria PP.docx


Carregar ppt "Resumo do Relatório da Autoavaliação (Ano letivo 2010-2011) Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google