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PublicouJoana Betancourt Alterado mais de 10 anos atrás
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A MENTIRA INFANTIL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JOÃO DE DEUS
Licenciatura em Educação de Infância Unidade Curricular: Formação Pessoal e Social Docente: Paula Colares Pereira A MENTIRA INFANTIL Discentes: Bárbara Simão Nº16 Inês Afonso Nº22 Marta Ribeiro Nº27 Sónia Tavares Nº32
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O que é a Mentira?
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Uma mentira pode ser entendida como:
Uma afirmação contrária à verdade (Piaget,1932); Uma falsidade, uma ficção, uma ilusão, um juízo errado, uma indução em erro, uma persuasão falsa (Priberam); Ao nível da Psicopatologia é considerada um distúrbio do comportamento (Marcelli, 2005); Para Sutter (1961), mentir é manter uma ideia, em desacordo com a verdade, com a finalidade de induzir em erro; Para Bakwin (1974), entende-se por mentira a falsificação deliberada com a intenção de enganar.
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Segundo Angeles Gervilla Castillo (1994), existem 3 causas fundamentais para a mentira:
Organização intelectual - Para Piaget, o pensamento infantil é caracterizado por: Egocentrismo: A criança centra-se no seu próprio ponto de vista, destacando-se pelo monólogo, a criança fala para si como se pensasse em voz alta. Esta característica mantém-se até aos 5 anos (Piaget, 1996); Social: Entre os 5 e os 7,5 anos a criança começa a formar pequenos grupos. A partir dos 8 anos existe a necessidade de trabalhar em comum.
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Conduta do adulto – Razões pelas quais a criança mente ao adulto: para agradar, para evitar o sofrimento, por generosidade, por solidariedade, para convencer, por timidez, por prazer, por culpa, e por agressividade. Conduta de outras crianças – Razões pelas quais a criança mente a outras crianças: para parecer interessante, por desejo de poder e por agressividade.
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Segundo a mesma autora é possível distinguir 3 tipos de mentira:
Pseudomentira ou mentira aparente Mentira social Mentira patológica
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A pseudomentira ou mentira aparente
Para Piaget, a criança pequena não mente por mentir; na verdade, ela altera a realidade em função dos seus desejos e fantasias, pois, até aproximadamente 7/8 anos, a criança não tem obstáculo interior à mentira, mente como brinca, não sentindo a necessidade de dizer a verdade.
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Mentira para chamar a atenção
A mentira social Mentira fantástica Mentira imitativa Mentira defensiva Mentira para chamar a atenção Mentira escolar Mentira compensadora Mentira antagónica
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Mentira e Histerismo Mitomania A mentira patológica
Mentira e Simulação Mentira Neurótica Mitomania
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ESTRATÉGIAS DE COMBATE À MENTIRA INFANTIL
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Quando a criança mente a atitude do adulto deve ser:
Chamar a criança à atenção, mencionando que ela foi mentirosa; Deixar passar ao lado; Explicar as consequências negativas do acto de mentir com exemplos práticos.
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Mãe e filha estão em casa quando o telefone toca
Mãe e filha estão em casa quando o telefone toca. A mãe diz: “Atende e diz que não estou!” Este tipo de atitude: não tem mal porque a criança percebe que não há consequências negativas; é nociva porque o exemplo dos pais é muito importante; é conveniente para que a criança apreenda as vantagens das mentiras úteis.
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correcta, porque já não era a primeira vez;
A Sara partiu uma jarra de colecção. O pai, agressivamente, perguntou: “Foste tu que partiste a jarra?!” Ao que a criança melindrada, respondeu: “Não…” A atitude do pai foi: correcta, pois a peça era valiosa pelo que a agressividade do pai se justificava; incorrecta, pois a agressividade nas palavras do pai, intimidou a criança, levando-a a mentir; correcta, porque já não era a primeira vez; incorrecta, porque ele não gostava da jarra.
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O Frederico chegou ao infantário e disse à educadora: “Ontem à noite estive a conversar com o Pai Natal!” Ao que a educadora respondeu: “Não sejas mentiroso. Ultimamente só dizes mentiras!” Esta atitude foi: correcta porque apesar de já lhe ter sido dito que o pai Natal não existe, a criança mentiu; incorrecta porque não se deve chamar a criança de mentirosa pois isso não ajudará a erradicar o comportamento inadequado; incorrecta porque a Educadora tinha contado uma história de Natal na véspera; correcta porque isso reforçará uma imagem negativa na criança o que vai facilitar a correcção do comportamento.
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Sempre que os pais do Pedrinho se dão conta de que o filho mente, castigam-no duramente.
Este comportamento contribui para que a criança entenda que mentir é um comportamento incorrecto; b) O castigo continuado apenas contribui para que sinta medo e aumente a necessidade de voltar a mentir; c) Perante a mentira, os pais deveriam ignorar, fingindo não se aperceberem, para a criança não se sentir incentivada a mentir novamente.
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Concluindo… A mentira é uma afirmação contrária à verdade.
Só se pode falar de mentira infantil a partir dos 7/8 anos, antes disso trata-se de fabulação. A mentira está relacionada com a organização intelectual da criança, com a conduta do adulto e com a conduta das outras crianças. São distinguíveis 3 tipos de mentira: pseudomentira, social e patológica. Para combater este comportamento nas crianças devemos dar o exemplo, levar a criança a reconhecer que mentir não é benéfico, evitar o castigo optando pelo diálogo, entre outras estratégias.
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FIM
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1. Quais as causas da mentira na infância?
Organização intelectual - Para Piaget, o pensamento infantil é caracterizado por: Egocentrismo: A criança centra-se no seu próprio ponto de vista, destacando- se pelo monólogo, a criança fala para si como se pensasse em voz alta. Esta característica mantém-se até aos 5 anos (Piaget, 1996); Social: Entre os 5 e os 7,5 anos a criança começa a formar pequenos grupos. A partir dos 8 anos existe a necessidade de trabalhar em comum. Conduta do adulto – Razões pelas quais a criança mente ao adulto: para agradar, para evitar o sofrimento, por generosidade, por solidariedade, para convencer, por timidez, por prazer, por culpa, e por agressividade. Conduta de outras crianças – Razões pelas quais a criança mente a outras crianças: para parecer interessante, por desejo de poder e por agressividade.
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2. A partir de que idade se pode considerar mentira infantil e qual a denominação correcta para a mentira antes disso? Nos primeiros anos de vida a dita mentira infantil é um processo natural do desenvolvimento da criança e não um acto voluntário, pois até aos 6/7 anos, a criança não distingue a realidade da ficção. Antes desta idade trata-se de pseudomentiras que são produtos espontâneos do pensamento infantil.
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3.Enumera diferentes categorias associadas à mentira social.
A mentira social Mentira fantástica Mentira imitativa Mentira defensiva Mentira para chamar a atenção Mentira escolar Mentira compensadora Mentira antagónica
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