A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal

2 Tecnologias de apoio – Definição (Queirós, A. 2001) tecnologias que visam compensar limitações funcionais, facilitar a autonomia e permitir às pessoas idosas e às pessoas com deficiência utilizarem todas as suas potencialidades.

3 Tecnologias de apoio – definição (Queirós, A. 2001) Este conceito surge da junção dos dois conceitos a acessibilidade (adaptação do ambiente às pessoas) e ajudas técnicas (adaptação das pessoas ao ambiente para facilitar a realização de determinadas actividades do dia-a-dia).

4 Objectivo das Tecnologias de Apoio contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores auxiliando ou resolvendo os seus problemas funcionais de forma a reduzir a dependência contribuindo para a sua inclusão nos diversos contextos em que se move.

5 Ajudas técnicas ( adaptado de AP de Hemofílicos) são meios indispensáveis à autonomia e integração de pessoas com deficiência. Destinam-se a compensar a deficiência ou a atenuar-lhe as consequências e a permitir o exercício das actividades quotidianas e a participação na vida escolar, profissional e social. Podem ser próteses, ortóteses e outros dispositivos de compensação

6

7

8

9

10 Sistema de Comunicação por Figuras spc

11

12

13

14

15

16

17

18


Carregar ppt "Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google