A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Que é Mata Atlântica? Por que ela é importante?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Que é Mata Atlântica? Por que ela é importante?."— Transcrição da apresentação:

1 O Que é Mata Atlântica? Por que ela é importante?

2 A Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de vinte a trinta metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas.

3

4 Fauna - Exemplos de espécies animais da Mata Atlântica: - Mico-leão-dourado (risco de extinção) - Bugio (risco de extinção) - Tamanduá bandeira (risco de extinção) - Tatu-canastra (risco de extinção) - Arara-azul-pequena (risco de extinção) - Muriqui - Anta - Onça Pintada (risco de extinção) - Jaguatirica - Capivara Curiosidades: - Alguns povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica. Entre eles, podemos destacar: Kaiagang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.

5

6 Localização

7 A garça, o tiê-sangue, o tucano, as araras, os beija-flores e periquitos. A jararaca, o jacaré-do-papo-amarelo, a cobra- coral, o sapo-cururu, a perereca-verde e a rã-de-vidro. Ou peixes conhecidos como o dourado, o pacu e a traíra. Esses nomes já são um bom começo, mas ainda estão longe de representar as espécies de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes que são conhecidos até hoje no bioma. Sem falar de insetos e demais invertebrados e das espécies que ainda nem foram descobertas pela ciência e que podem estar escondidas bem naquele trecho intacto de floresta que você admira quando vai para o litoral.garçatiê-sanguetucanoararasbeija-flores periquitosjararacajacaré-do-papo-amarelocobra- coralsapo-cururudouradopacutraírainsetosinvertebrados

8 Índios Os mais antigos ocupantes da Mata Atlântica já chegaram à casa dos milhões de habitantes antes da colonização do Brasil. Atualmente somam 370 mil pessoas em todo o país, distribuídos em pouco mais de 200 povos, sendo aproximadamente 70 em terras indígenas dentro da Mata Atlântica - espalhados por inúmeras aldeias. Os grupos indígenas mais numerosos no bioma são os Guarani, presentes no Espírito Santo, no Mato Grosso do Sul, no Paraná, no Rio de Janeiro e em São Paulo; e os Kaingang, no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo e no Rio Grande do Sul. Mas existem muitos outros grupos habitando a Mata Atlântica, como os Krenak, os Pataxó, os Terena e os Xocleng.

9 Índios Falando diferentes línguas e com costumes diversos, os povos indígenas conseguiram, de um modo geral, reverter a curva descendente da população que se desenhava até a década de 70 e passaram a reivindicar uma série de direitos coletivos, como a demarcação de suas terras e a participação sobre decisões políticas que afetam sua realidade.

10 Dicas de Preservação... andar sempre acompanhado, em trilhas demarcadas e tomando muito cuidado. Isto poderá salva-lo de acidentes. O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e resultar em danos graves à sua saúde e ao meio ambiente.

11 Dicas de Preservação... guardar seu lixo em embalagens apropriadas. Depois, não custa nada trazê-lo para casa. Lixo na floresta, além de sujar o ambiente, pode prejudicar os animais silvestres.

12 ... comunicar à autoridade ambiental desmatamento s irregulares, caça, vazamentos químicos, deposição inadequada de lixo ou outras agressões ao meio ambiente.

13 ... deixar intactas as plantas, animais e outros bens naturais. Para suas recordações, tire fotografias.

14 ... guardar seus alimentos só para você. Alimentar animais pode levá-los à morte, pois dieta de bicho não é igual à de humanos.

15 ... agir como se estivesse na praia, no clube, no restaurante ou em casa. Educação, higiene e comporta- mento amistoso com as pessoas são coisas que todo mundo aprecia.

16

17 Antes do projeto você não sabia • O que é Mata Atlântica • Animais e plantas que dependem da mata para sobreviver • Que os índios fizeram parte da história do Brasil • Que todos os seres vivos estão ligados de alguma forma... dependemos uns dos outros... • Que devemos mudar alguns hábitos pensando em melhorar a qualidade de vida. • Que traficar animais e plantas é crime • Hábitos alimentares e habitat de animais e plantas Mas agora você já sabe... • Aprender características específicas da Mata Atlântica: animais e vegetação • Valorizar as influências culturais (indígenas) • Identificar a interferência do homem e sua ocupação. • Aprender procedimentos de pesquisa por meio de leitura de textos informativos e vídeo. • Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo. • Ter autonomia para pesquisar novos assuntos, consultando diferentes fontes de informação. • Utilizar a escrita como recurso para a organização e socialização dos conhecimentos adquiridos. • Ler sabendo localizar e selecionar as informações necessárias. • Valorizar o trabalho em grupo. • Perceber e conscientizar-se da importância em defender a natureza, assim como preservá-la. • Assumir mudanças e valores socioambientalmente sustentáveis desenvolvendo comportamentos, atitudes e hábitos saudáveis e que levem ao uso adequado dos recursos naturais e espaços. • Reconhecer que a sua moradia “hoje” é a “Mata Atlântica” de “ontem”.


Carregar ppt "O Que é Mata Atlântica? Por que ela é importante?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google