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A arte dos deuses A arte pragmática e. Mesopotâmia A Mesopotâmia localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates. Os povos daquela região utilizaram os recursos.

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1 a arte dos deuses A arte pragmática e

2 Mesopotâmia A Mesopotâmia localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates. Os povos daquela região utilizaram os recursos naturais da área para elaboração de sua cultura material, criando importantes civilizações. As freqüentes invasões e a fragilidade dos materiais utilizados (tijolos de barro cru, madeira e fibras vegetais) dificultam o estudo das culturas mesopotâmicas.

3 Um dos primeiros povos de destaque na Mesopotâmia foram os Sumérios. Na cidade suméria de Ur surgiu, pela primeira vez, o ZIGURATE, colina artificial que funcionava como templo. Os zigurates constituíam-se no centro das vilas e cidades. Sumérios Zigurate de Ur

4 Sumérios Um dos primeiros povos de destaque na Mesopotâmia foram os Sumérios. Na cidade suméria de Ur surgiu, pela primeira vez, o ZIGURATE, colina artificial que funcionava como templo. Os zigurates constituíam-se no centro das vilas e cidades. Zigurate de Ur

5 Porta de Ishtar Babilônicos Na arquitetura babilônica, os tijolos eram cozidos e esmaltados, sendo utilizados para a formação de padrões decorativos.

6 A escultura babilônica era hierática, rígida e majestosa. As figuras eram esculpidas em baixo- relevo e com grande realismo. Confeccionavam estelas, monumentos comemorativos dos feitos dos imperadores. A mais famosa é a Estela do Hamurábi, que registrou seu famoso código de leis. Estela do rei Hamurábi Babilônicos

7 Peças de enxoval com estojo Ourivesaria A ourivesaria foi muito utilizada entre os povos da Mesopotâmia para produção de objetos de uso cotidiano.

8 Taça de ouro A ourivesaria foi muito utilizada entre os povos da Mesopotâmia para produção de objetos de uso cotidiano. Ourivesaria

9 Transcrição da palavra cabeça Tábua de Uruk Escrita A escrita foi desenvolvida pelos Sumérios, na Mesopotâmia, utilizando instrumentos em forma de cunhas. Daí o nome escrita cuneiforme.

10 Soldados Assírios carregando botim Assírios Outro povo importante que ocupou a Mesopotâmia foram os Assírios. Eram guerreiros e expansionistas e elaboraram uma arte de caráter bélico.

11 Assurbanipal na caça ao leão Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Escultura

12 Relevo de uma leoa ferida Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Escultura

13 Os assírios fizeram uso de baixo-relevos e desenvolveram uma escultura agressiva, descritiva e realista, com cenas de caça e de guerra. Construíram palácios reais para a glorificação do soberano. Escultura Gênio alado

14 Egito Localizado no nordeste da África, o Egito foi durante milhares de anos um importante império. A religião era o elemento mais significativo da civilização egípcia, uma das mais importantes da antigüidade. A existência do Rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade egípcia.

15 A grande pirâmide escalonada Arquitetura A arquitetura se destaca pela construção das pirâmides, túmulos destinados aos faraós. As primeiras pirâmides eram feitas em degraus, como a de Saccara. Sua forma mais conhecida pode ser encontrada no vale de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

16 Pirâmide de Gizé A arquitetura se destaca pela construção das pirâmides, túmulos destinados aos faraós. As primeiras pirâmides eram feitas em degraus, como a de Saccara. Sua forma mais conhecida pode ser encontrada no vale de Gizé com as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Arquitetura

17 Templo principal de Abu Simbel Arquitetura Os egípcios também ergueram túmulos monumentais, ricamente adornados, utilizando montanhas, cavernas e as barrancas do Nilo. Esses túmulos eram chamados de hipogeus. Também construíram esfinges e templos monumentais como os de Luxor e Carnac.

18 Arquitetura Construíram também MASTABAS, construções que possuíam uma câmara subterrânea, onde eram depositados os mortos (nobres, sacerdotes e, até, faraós).

19 Figura de Osíris Estatuária e pintura Em função da importância social da religião, a arte egípcia obedecia rígidas regras formais ditadas pelos sacerdotes.

20 Peso da Alma Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Pintura

21 Tribo Semita com seus pertences e acompanhantes egípcios Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Pintura

22 Entre elas destaca-se a Lei da Frontalidade, que determina a representação das figuras humanas com o tronco e olhos de frente e as pernas, os pés e a cabeça de perfil. Os artistas egípcios demonstravam grande técnica e uma preocupação naturalista. Anúbis realizando uma mumificação

23 Estátua funerária de Tutancâmon Na escultura, pode ser notada uma ênfase em formas cúbicas, com grande firmeza e imobilidade tridimensional. Da mesma forma que na arte cretense, os homens eram representados em cores mais escuras que as mulheres. Escultura

24 Máscara de ouro de Tutancâmon Escultura Na escultura, pode ser notada uma ênfase em formas cúbicas, com grande firmeza e imobilidade tridimensional. Da mesma forma que na arte cretense, os homens eram representados em cores mais escuras que as mulheres.

25 Sacórfago Escultura

26 O escriba do Cairo Entre os egícios desenvolveram-se três tipos de escrita: a hieroglífica, considerada sagrada, a hierática, utilizada pelos sacerdotes e a demótica, empregada para fins comerciais. Escrita

27 Tutancâmon junto à esposa Estatuária e pintura Com as reformas religiosas do faraó Amenófis IV a arte sofreu um momento de ruptura, com uma certa liberdade artística e uma preocupação mais decorativa.

28 Coordenação pedagógica Profª. Selma dos S. Rofino Profº. Marcelo Bressanin Coordenação técnica João Paulo B. Pinto Edição de imagem Alan Santana de Lima Arquivo de imagens José L. L. da Silva Créditos “A arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la como a transformá-la.” E. Fischer


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