A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupos frásicos Porto Editora. Um grupo frásico é um conjunto de palavras que se relacionam entre si e que tem como base um núcleo. O núcleo é a palavra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupos frásicos Porto Editora. Um grupo frásico é um conjunto de palavras que se relacionam entre si e que tem como base um núcleo. O núcleo é a palavra."— Transcrição da apresentação:

1 Grupos frásicos Porto Editora

2 Um grupo frásico é um conjunto de palavras que se relacionam entre si e que tem como base um núcleo. O núcleo é a palavra mais importante de um determinado grupo à qual as outras se submetem.

3 Porto Editora Que grupos frásicos existem? Grupo nominal Grupo adjetival Grupo adverbial Grupo preposicional Grupo verbal Grupo verbal

4 Porto Editora O grupo nominal é um grupo de palavras que tem como núcleo um nome ou um pronome. Ex.: Lebre, cuidado com a tartaruga!

5 Porto Editora Exs.: Ela dorme descansada. [constituído por um pronome] A lebre dorme encostada a uma árvore. [constituído por um determinante e por um nome] Pode ser constituído apenas pelo nome ou pronome ou pelo nome acompanhado de determinantes, quantificadores, complementos ou modificadores.

6 Porto Editora Ex.: A raposa magoou a cabeça. [constituído por um verbo e por um complemento do verbo] O grupo verbal é um grupo de palavras que tem como núcleo um verbo ou um complexo verbal (ou seja, um verbo auxiliar e um verbo principal).

7 Porto Editora O grupo adjetival é um grupo de palavras que tem como núcleo um adjetivo. Ex.: A zebra é elegantíssima!

8 Porto Editora Exs.: A água do rio está geladíssima! [constituído por um adjetivo] As garças são muito graciosas. [constituído por um adjetivo e um advérbio] O grupo adjetival pode ser constituído apenas pelo adjetivo, pelo adjetivo e pelos seus complementos ou pelo adjetivo e advérbios.

9 Porto Editora O grupo preposicional é um grupo de palavras que tem como núcleo uma preposição. Ex.: O cão e o gato vivem em harmonia.

10 Porto Editora Exs.: Os elefantes vivem em manadas. [constituído por uma preposição e pelo seu complemento] O elefante está debaixo da árvore. [constituído por uma locução preposicional e pelo seu complemento] O grupo preposicional é sempre introduzido por uma preposição (ou locução preposicional) que é acompanhada pelos seus complementos.

11 Porto Editora O grupo adverbial é um grupo de palavras que tem como núcleo um advérbio. Ex.: O caranguejo move-se muito lentamente.

12 Porto Editora Exs.: As águias voam livremente. [constituído apenas por um advérbio] As aves de rapina voam muito velozmente. [constituído por dois advérbios] O grupo adverbial pode ser constituído apenas por um advérbio, por um advérbio e pelos seus complementos ou por mais do que um advérbio.


Carregar ppt "Grupos frásicos Porto Editora. Um grupo frásico é um conjunto de palavras que se relacionam entre si e que tem como base um núcleo. O núcleo é a palavra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google