A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO LER BEM EM PÚBLICO. 1- Mantenha contato visual com os ouvintes Tenha em mente que a mensagem deve ser transmitida para os ouvintes. Por isso, não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO LER BEM EM PÚBLICO. 1- Mantenha contato visual com os ouvintes Tenha em mente que a mensagem deve ser transmitida para os ouvintes. Por isso, não."— Transcrição da apresentação:

1 COMO LER BEM EM PÚBLICO

2 1- Mantenha contato visual com os ouvintes Tenha em mente que a mensagem deve ser transmitida para os ouvintes. Por isso, não fique olhando para o texto o tempo todo. Durante as pausas prolongadas e nos finais de frases, olhe para os ouvintes e demonstre com essa atitude que as informações estão sendo transmitidas para eles. Cuidado também para não olhar sempre para as mesmas pessoas. Assim, todos se sentirão incluídos no ambiente.

3 2- Mantenha o papel na altura correta Se você deixar o papel muito baixo, terá dificuldade para enxergar o texto. Se, entretanto, deixar muito alto, esconderá seu rosto da assembleia. Por isso, procure deixar a folha na parte superior do peito.

4 3- Faça poucos gestos Se a gesticulação na fala de improviso, sem papel nas mãos, deve ser moderada, na leitura, essa moderação dos gestos deve ser ainda maior. Nunca faça a proclamação da Palavra virando o corpo constantemente.

5 4- Faça marcações Pequenas marcações no texto podem facilitar a interpretação da mensagem. Use, por exemplo, traços verticais antes das palavras para indicar o momento de fazer pausas, grife as palavras que deve ler com mais ênfase. Preste muita atenção à pontuação do texto. É bom saber por que uma vírgula está em determinado lugar e não um ponto final. Há muitas diferenças na pontuação. Cuidado para não exagerar nas pausas, ler devagar demais não significa ler bem.

6 5- Não se canse de treinar Você não pode ter preguiça para treinar. Para exercitar, leia muitas vezes o texto, faça a leitura na frente de um espelho. Dê atenção especial às pausas expressivas e à comunicação visual. Um texto para ser bem lido e interpretado necessita de pelo menos dez ensaios, pois somente aí conseguirá soltar-se do papel com tranquilidade e se comunicar de forma eficiente com os ouvintes.

7 6- Use corretamente o microfone Posicione o microfone, ele deve ficar na altura da boca. A distância deve ser de acordo com o tom da sua voz.

8 7- Leia com a cabeça levantada Com a cabeça levantada, a assembleia contata com seu rosto e a própria voz ganha clareza.

9 8- Proclame com emoção Para isso é preciso conhecer e compreender o texto. Quem fala no texto? Sobre o quê? Com que finalidade? Para quem? Qual é o gênero textual? Se há palavras difíceis de compreender, procure o significado no dicionário. Se há dúvidas quanto à pronúncia, procure ajude. Dê vida ao texto, leia com entusiasmo, demonstre interesse. Assim os ouvintes compreenderão a mensagem.

10 9- Cuide bem da dicção A respiração deve ser no tempo certo, sem ser ofegante. Faça exercícios. Não se esqueça que o espelho é um bom aliado para isso. Exemplo: Três pratos de trigo para três tigres tristes.

11 10- Tenha simpatia Não significa que só a simpatia e a alegria convençam o ouvinte, mas é óbvio que o animador, ou o que vai proclamar, deve estar feliz por servir. Essa felicidade deve estar estampada no rosto, na expressão.

12 Exemplos de uso correto da pontuação, ao escrever e ao ler: O Mistério da Herança Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. EscreveuEscreveu assim:

13 “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.” Morreu, antes de fazer a pontuação.

14 1) O sobrinho fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

15 2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito : Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

16 3) O padeiro puxou a brasa pra sardinha dele: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

17 4) Então, chegaram os pobres da cidade. Espertos, fizeram esta interpretação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais ! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

18 Outro exemplo: Lúcia matou-me Paulo não chore por mim beijos

19 Lúcia, matou-me Paulo. Não chore por mim. Beijos.

20 Lúcia matou-me, Paulo, não chore por mim. Beijos.

21 Pronúncia de algumas palavras: A palavra cervo se refere a um veado e a palavra servo se refere a um escravo ou criado. cervoservo Epístola – carta Primícias – começo, início Vós – vos - voz


Carregar ppt "COMO LER BEM EM PÚBLICO. 1- Mantenha contato visual com os ouvintes Tenha em mente que a mensagem deve ser transmitida para os ouvintes. Por isso, não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google