A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias e benefícios de dutos solares:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias e benefícios de dutos solares:"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias e benefícios de dutos solares:
Uma revisão estruturada da literatura visando identificar parâmetros de projeto e contribuir para o design sustentável Toledo, G.E. Busch, L.S. Pelegrini, A.V. Universidade Federal do Paraná (UFPR) Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign)

2 INTRODUÇÃO Contexto No Brasil, o consumo de energia elétrica nas edificações vem aumentando significativamente devido ao crescimento econômico e a inclusão social, aumentando o uso de produtos e serviços que demandam energia elétrica. As tecnologias de iluminação natural, como os dutos solares, podem contribuir na redução do consumo de energia dos edifícios, mitigar as emissões CO2 associadas e melhorar o conforto lumínico nos ambientes internos. No Brasil, os sistemas avançados de iluminação natural são pouco conhecidos na área de arquitetura e design, devido às poucas pesquisas desenvolvidas nesta área. O OBJETIVO DESTE TRABALHO foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre dutos solares na área de iluminação natural, visando identificar os principais parâmetros de projeto utilizados para o desenvolvimento e a instalação destes sistemas.

3 Sistema de dutos solares
Exemplos Fonte: Fonte: Fonte:

4 Tabela síntese do processo de pesquisa sistemática adotado
METODOLOGIA Tabela síntese do processo de pesquisa sistemática adotado

5 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ILUMINAÇÃO NATURAL
Tabela de vantagens da iluminação natural

6 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ILUMINAÇÃO NATURAL
Tabela de desvantagens da iluminação natural

7 Sistema de dutos solares
Componentes / Exemplos Adaptado de IEA (2000)

8 Sistema de dutos solares
Exemplos Adaptado de IEA (2000)

9 Tecnologias e sistemas – Dutos de iluminação natural
Estudos que mostram os parâmetros de design, eficiência e o desempenho dos TDGS

10 Tecnologias e sistemas – Dutos de iluminação natural
Estudos que mostram os parâmetros de design, eficiência e o desempenho dos TDGS

11 Aplicação dos sistemas de iluminação natural no Brasil – tubos de luz
Tubos solares no Ginásio de Esportes Ilha de São João / RJ. Fonte: LIGHT. Ago Revista de eficiência energética da Light, 2. In: Home: <http://www.light.com.br/web/institucional/eficiencia/pdf/revista-eficienciaenergetica2.pdf.>. Redução do consumo de energia em 86% Economia de 241, 98 MWh/ano. Redução do consumo da iluminação no horário pico. Melhor distribução das iluminâncias. Payback: Aproximadamente 5 anos.

12 RESULTADOS Síntese dos parâmetros e recomendações a serem considerados para a configuração e instalação de dutos solares.

13 RESULTADOS Síntese dos parâmetros e recomendações a serem considerados para a configuração e instalação de dutos solares.

14 Conclusões Recomendações Diversos estudos concluem que os sistemas de dutos solares podem prover adequado conforto visual, melhorar a iluminação dos ambientes e economizar energia; Existem poucas pesquisas sobre os dutos solares aplicados no contexto do ambiente construído no Brasil; Neste estudo foram identificados os principais parâmetros de configuração e instalação de dutos solares. Recomendações: Desenvolver pesquisas para avaliar o desempenho e os benefícios destes sistemas instalados no ambiente construído no Brasil; Fazer pesquisas de mercado, para avaliar o nível de aceitação e conhecimento destes sistemas entre os profissionais e público em geral, visando difundir e popularizar esta tecnologia.

15 OBRIGADO.


Carregar ppt "Tecnologias e benefícios de dutos solares:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google