A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS. COMO SE FAZ UM RESUMO RESUMO: Criação de um segundo texto, pela reelaboração do texto original, ou texto- fonte,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS. COMO SE FAZ UM RESUMO RESUMO: Criação de um segundo texto, pela reelaboração do texto original, ou texto- fonte,"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

2 COMO SE FAZ UM RESUMO RESUMO: Criação de um segundo texto, pela reelaboração do texto original, ou texto- fonte, reduzindo as suas dimensões. Requer o uso exclusivo das informações básicas ou mais importantes do texto-fonte. Reescreve- se o texto de forma a conservar integralmente o seu sentido, adotando-se formas verbais “econômicas”.

3 TIPOS DE RESUMO:  ESQUEMÁTICOS: Sumário/ Esquema ou Esboço  NÃO ESQUEMÁTICOS: Sinopse/ Síntese/ Resenha

4 ESQUEMAS: É como uma “radiografia” do texto, pois nele aparece apenas o “esqueleto” do texto, ou seja, as palavras-chave, sem necessidade de se apresentar frases redigidas. São usadas chaves, setas, linhas retas ou curvas, diagramas, etc. Pode ser montado de forma vertical ou horizontal. O que importa é que contenha as ideias principais do texto-fonte.

5 Características que o esquema deve conter:  Fidelidade ao texto original;  Estrutura lógica do assunto;  Adequação ao assunto estudado e funcionalidade;  Utilidade de seu emprego;  Cunho pessoal.

6 Tema: Menores abandonados 1. As crianças pobres são vítimas do progresso. 2. Crianças famintas tornam-se ladrões e assassinos. 3. Os pequenos crimes aumentam com a idade. 4. A ignorância dos pais que têm muitos filhos deve ser enfrentada por uma campanha bem séria por parte da população. Esquema a) progresso - pobreza b) fome - crime - idade c) ignorância - educação 1

7 SUMÁRIO: É elaborado pelo próprio autor do texto, sendo preparado após a conclusão do trabalho. Podem ser utilizadas formas numérica, alfabética e alfanumérica. Ela faz parte da estruturação e da apresentação gráfica dos trabalhos acadêmicos.

8 1.INTRODUÇÃO TRABALHOS ACADÊMICOS TRABALHOS ACADÊMICOS SIMILARES Trabalho de conclusão de curso (TCC) Trabalho de conclusão de curso de especialização Trabalho de graduação interdisciplinar (TGI) DISSERTAÇÃO TESE CONCLUSÃO REFERÊNCIAS

9 TIPOS DE RESUMO: 01- Resumo descritivo ou indicativo: Descrevem-se os principais tópicos do texto original, e indicam-se os conteúdos. 02- Resumo informativo ou analítico (ou síntese): Reduz o texto em 1/3 ou ¼ do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações, mantendo-se a ideia principal.

10 03- Resumo crítico: Consiste na condensação do texto original a 1/3 ou ¼ de sua extensão, mantendo as ideias fundamentais, mas permite opiniões e comentários do autor do resumo. 04- Resenha: É um tipo de resumo crítico; contudo mais abrangente. Além de reduzir o texto, permitir opiniões e comentários, inclui julgamentos de valor, tais como comparações com obras da mesma área.

11 05- Sinopse: Indica-se o tema ou assunto da obra e suas partes principais. Trata-se de um resumo bem curto, elaborado apenas pelo autor da obra ou por seus editores. Deve corresponder a uma percentagem de 3% a 5% da dimensão do texto-fonte. ( 50 a 100 palavras- notas e comunicações; 250 palavras para monografias e artigos; 500 palavras para teses e relatórios).

12 REGRAS DE REDUÇÃO DE TEXTOS: 01- Regra do Cancelamento: Em qualquer texto, existem elementos com informações importantes que não podem ser retiradas (núcleos), e elementos redundantes que podem ser suprimidos. Retira-se, então, palavras, frases e até períodos que não são necessários à compreensão, ou por não terem atributos essenciais. Cancela-se tudo o que explica, ilustra, resume.

13 Exemplo: Com uma dieta balanceada e variada, com muita batata-doce, espinafre, laranja e, claro, acerola, os nutricionistas garantem que não há risco de alguém apresentar avitaminose, a carência de vitaminas no organismo.

14 Com uma dieta balanceada e variada, os nutricionistas garantem que não há risco de alguém apresentar avitaminose.

15 Exemplo: Galinhas criadas com lentes de contato e cor-de-rosa ficam mais calmas e aumentam a produção de ovos. O experimento foi feito na China, onde avicultores colocaram lentes cor-de-rosa em 140 aves. Foi também observado que a cor rosa, tranquilizando as galinhas, elimina o hábito de bicarem umas às outras.

16 02-Regra de sublinhar palavras-chave: Resume-se com facilidade um texto quando for elaborado um esquema com as palavras sublinhadas. Em cada parágrafo encontra-se palavras e/ou expressões relevantes. Descarta-se o restante da sentença.

17 “Na psicanálise freudiana muito comportamento criador, especialmente nas artes, é substituto e continuação do folguedo da infância. Como a criança se exprime em jogos e fantasias, o adulto criativo o faz escrevendo ou, conforme o caso, pintando. Além disso, muito do material de que ele se vale para resolver seu conflito inconsciente, material que se torna substância de sua produção criadora, tende a ser obtido das experiências da infância.” (KNELLER,1976)

18 Na concepção freudiana, a criatividade dos artistas é substitutivo das brincadeiras infantis. A criança expressa através de jogos e da fantasia, o adulto o faz através da literatura e da pintura, inspirando-se em suas experiências da infância.


Carregar ppt "TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS. COMO SE FAZ UM RESUMO RESUMO: Criação de um segundo texto, pela reelaboração do texto original, ou texto- fonte,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google