A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVERSIDADES DOS ESPORTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVERSIDADES DOS ESPORTES"— Transcrição da apresentação:

1 DIVERSIDADES DOS ESPORTES
MONTANHISMO

2 ESPORTES PRATICADOS NAS MONTANHAS
Rapel Montanhismo Trekking (caminhada) Geocaching ( caça ao tesouro nas montanhas) Mountain Bike Caving Canyoning (travessia de cânion) Escalada Skyrunning (corrida nas montanhas)

3 RAPEL Descida com cordas pelas paredes rochosas das montanhas.
Equipamentos para sua prática são a arnês, mosquetão, luva, freio e capacete além dos equipamentos individuais básicos. O criador do Rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de Locais: Brotas (SP), Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira em SP), Vale do Itajaí (SC), Timbó (SC), Gonçalves (MG), Serra do Cipó (MG), Teresópolis (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Poço do Diabo (BA), Chapada Diamantina (BA) e Vale do Guaporé (RS).

4

5 MONTANHISMO Ação de subir, através de caminhada ou escalada, ao topo de uma montanha ou parede íngreme. O Montanhismo surgiu no século XVIII e teve como marco inicial à escalada ao Mont Blanc no ano de Este esporte praticado nas montanhas nasceu da vontade e curiosidade de algumas pessoas em explorarem lugares ainda desconhecidos.

6

7 MOUNTAIN BIKE Pedalar através de trilhas, no meio de florestas ou montanhas, onde quanto mais obstáculos você encontrar pelo caminho melhor. A modalidade nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas. Bicicleta, capacete são os principais equipamentos para esta pratica, além dos equipamentos de segurança. Locais: Brotas (SP), Serra da Mantiqueira (SP), Vale do Itajaí (SC), Timbó (SC), Chapada Diamantina (BA), Serra do Cipó (MG) e Serra dos Órgãos (RJ).

8

9 CAVING A exploração esportiva de cavernas. Em geral, consiste de atividades de exploração em equipe, mas com objetivos esportivos, como o descobrimento de novas galerias, conquista de vias de escalada, travessias de resistência e velocidade, entre outros. É realizado com equipamentos de segurança individual e coletiva. O caving surgiu como esporte na década de 70, quando grupos de cientistas começaram a se interessar mais pela aventura da exploração do que pelo fator científico. Locais: Petar (SP), com mais de 300 cavernas, Gruta do Tamboril em Unaí (MG), Poço Encantado em Lençóis (BA), Chapada Diamantina (BA).

10

11 TREKKING Caminhada por trilhas naturais, portanto pode ser praticado por pessoas de todas as idades, e não tem grandes custos com equipamentos como outros esportes de aventura. É o esporte de aventura mais praticado no Brasil, pois é barato, não exige grande preparo físico e traz enormes benefícios para a saúde. Locais: Brotas (SP), Serra da Mantiqueira (SP), Petar (SP), Serra dos Órgãos (RJ), Chapada dos Veadeiros (GO), Vale do Itajaí (SC), Chapada Diamantina (BA), Serra da Canastra (MG), Serra do Cipó (MG), Aparados da Serra (RS) e Bento Gonçalves (RS).

12

13

14 Observações gerais Todos as modalidades dos esportes em montanhas, pode ser praticado o ano todo em qualquer época, não é recomendado em dias de chuva. Os equipamentos básicos : Bouldrier (cadeirinha) É um conjunto de fitas que fica na cintura e nas pernas, ligando o "rapeleiro" à corda através do freio. Freio Oito Equipamento em formato de oito, feito a base de titânio, por onde a corda passa e faz atrito, tornando possível o controle da descida pelo praticante. Capacete Sua função básica é a proteção do praticante em caso de escorregões e de pedras soltas que podem cair acidentalmente.

15 Luvas Sua principal função é proteger as mãos do praticante durante o rappel evitando queimaduras e facilitando o controle da descida. Fita Solteira Fita muito resistente utilizada para prender a corda em grampos, árvores ou outros pontos de fixação. Outra função importante da fita é a proteção da corda contra desgastes. Mosquetão Equipamento feito com liga de titânio que prende o oito à cadeirinha. Também é usado para prender as cordas aos grampos ou qualquer outro local de ancoragem (ponto de fixação). Corda No rappel a corda deve ser estática. Tem capacidade de suportar pesos acima de 1 tonelada, dependendo do seu diâmetro. O tamanho da corda vai variar do local onde vai ser praticado. A espessura deve ser maior que 11 milímetros se for usada simples.

16 cadeirinha capacete Freio oito fita mosquetão corda luvas

17 Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Ed
Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Ed. Física Prof(a) Jorge e Carol Turma 881 Lorenzo Bitelo Otavio Jeremias Ana Laura Soster Gabriel Maciel


Carregar ppt "DIVERSIDADES DOS ESPORTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google