A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura e outras mídias A TV, o Cinema, o Jornal, a Publicidade e o Teatro (em menor escala) dão visibilidade à obra literária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura e outras mídias A TV, o Cinema, o Jornal, a Publicidade e o Teatro (em menor escala) dão visibilidade à obra literária."— Transcrição da apresentação:

1 Literatura e outras mídias A TV, o Cinema, o Jornal, a Publicidade e o Teatro (em menor escala) dão visibilidade à obra literária

2 Literatura e Jornal - convergências  Vinculação profissional: escritores jornalistas / jornalistas escritores  Jornal como veículo da Literatura: Folhetins / Crônicas (de viagem / atuais)

3 Literatura e Jornal: Divergências  O livro é duradouro  O jornal é descartável  O livro é elitista  O jornal nasce com características mais populares

4 Escritores brasileiros que recorreram ao jornalismo:  Machado de Assis  Lima Barreto  Euclides da Cunha  Oswald de Andrade  Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro, Rachel de Queiroz, Ignácio de Loyola Brandão, Luís Fernando Veríssimo

5 Jornal e Literatura- Características de linguagem (hoje):  Jornal: linguagem limpa, objetiva, sem adjetivos em excesso. Informação.  Literatura: trabalho elaborado de linguagem. Liberdade, o que significa concisão / prolixidade; clareza / opacidade. Fruição (não necessariamente informativa).

6 A banca de jornal:  Relaciona-se à Publicidade para comercializar títulos que se tornaram objetos de consumo cultural – “Os Pensadores” (coleção que transformou literatura filosófica em Best-seller).  São livros-objetos (não são lidos, apenas são comprados).

7 Oswald de Andrade  Retira das características da linguagem do jornal (limpa, equilibrada, despojada e sintética / simultaneísta) a sua linguagem literária. Amor humor

8 Oswald de Andrade – influência do cinema Infância O camisolão O jarro O passarinho O oceano A visita na casa que a gente sentava no sofá

9 A relação Literatura e Publicidade  Quanto mais um livro vende, mais é falado. Quanto mais é falado, mais vende. O leitor vai atrás do que ouve dizer que é bom. Exemplos típicos de “literatura” brasileira construída pela publicidade: Jô Soares, Paulo Coelho, Lair Ribeiro, Mário Prata, Mônica Bonfiglio, entre outros.

10 Publicidade e a Produção de Best- seller  Lista de livros mais vendidos, que orienta o consumidor para a compra.  “O interesse não se concentra na originalidade da trama; quanto mais esta for banal e genérica, tanto mais típica se torna”. (Emile Zola)  Texto claro, conciso, leve e pouco abstrato.

11 Literatura e TV  A TV é o best-seller traduzido para a linguagem audiovisual  Linguagem instável  Exige rapidez. É dinâmica.  Trabalha com a banalidade.

12 Literatura e Cinema:  Obras literárias adaptadas geram filmes de duas categorias: inferiores ao romance e superiores ao romance.  Especificidade da linguagem visual: dinâmica. A imagem e som contam mais do que a palavra. Muita sedução / pouca interação.

13 Literatura e música  A literatura, sobretudo a poesia, nasce com a música (ritos religiosos / trovadorismo).  A poesia é som e ritmo, assim como a música.  As letras das composições musicais são repletas de poesia, são, portanto, literárias.

14 Literatura e Teatro  Teatro: texto intersemiótico  Dramaturgia: texto verbal que dá origem à peça teatral. Divide-se em vários gêneros (comédia, drama, entre outros)


Carregar ppt "Literatura e outras mídias A TV, o Cinema, o Jornal, a Publicidade e o Teatro (em menor escala) dão visibilidade à obra literária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google