A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA OU CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA MONOFÁSICA COM CARGA RESISTIVA (lâmpadas incandescentes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA OU CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA MONOFÁSICA COM CARGA RESISTIVA (lâmpadas incandescentes,"— Transcrição da apresentação:

1 POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA OU CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA MONOFÁSICA COM CARGA RESISTIVA (lâmpadas incandescentes, ferro elétrico, chuveiro elétrico, etc) => potência ativa (potência dissipada em calor). P (watts) = V(volts) x I (amperes)

2 POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA MONOFÁSICA COM CARGA COMO MOTORES OU OUTROS ENROLAMENTOS (fornos a arco, transformadores, reatores, motores elétricos, etc) => potência reativa. P (watts) = U(volts) x I (amperes) x fator de potência

3 POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA 1)Fator de Potência Reativo Indutivo: cargas como fornos a arco, transformadores, reatores, motores elétricos, etc). 2) Fator de Potência Reativo Capacitivo: motores síncronos superexcitados (compensadores síncronos) ou capacitores.

4 POTÊNCIA => 1)POTÊNCIA ATIVA (P): POTÊNCIA DISSIPADA EM CALOR. 2) POTÊNCIA REATIVA (Q): POTÊNCIA TROCADA ENTRE GERADOR E CARGA SEM SER CONSUMIDA. 3)POTÊNCIA APARENTE (N): É A SOMA VETORIAL DAS DUAS POTÊNCIAS ANTERIORES.

5

6

7

8

9

10

11 11Fator de Potência Em uma instalação elétrica a adição de cargas indutivas diminui o fator de potência (cos Ф) o que implica na diminuição da potência real (ou potência ativa) aumentando a potência aparente ou, se a potência real (watts) se mantiver no mesmo valor a potência aparente aumenta o que implica em um aumento na corrente da linha sem um aumento de potência real. Para compensar (aumentar o FP) deveremos colocar capacitores em paralelo com a carga indutiva que originou a diminuição do FP.

12 Correção do fator de potência Os sistemas industriais em geral possuem um componente indutivo prepoderante devido ao grande número de motores. Se o FP é baixo (menor que 0,92), devido a programa de tarifação das companhias distribuidoras de energia a empresa deve pagar uma multa. Para que isto não ocorra existe a necessidade de correção de FP. Para corrigir o FP são ligados capacitores ou bancos de capacitores nos equipamentos ou no transformador da substação.

13 Correção do fator de potência

14 Seja uma carga Z, indutiva, com fator de potência cos Ф 1 e desejamos aumentar o FP para cos Ф 2 14Fator de Potência

15 15Fator de Potência

16 16Fator de Potência

17 17 Quando ligamos o capacitor de 75 µF, a corrente na carga não muda, mas a corrente na linha diminui. Esse é o objetivo, diminuir a corrente na linha, mantendo as condições da carga. Fator de Potência

18 18 CIRCUITOS MISTOS Fator de Potência Para resolvermos um circuito misto devemos: 1.Calcular a impedância equivalente 2.Calcular todas as correntes e tensões Trata-se de um procedimento semelhante ao adotado na análise de circuitos resistivos, somente que agora temos elementos reativos presentes, sendo necessário usar como ferramenta de análise os números complexos.

19 19Fator de Potência

20 20

21 Exercício: Considerar uma instalação de 80kW que tenha um fator de potência de 0,8 e se queira corrigir para 90%. Pede-se determinar a potência reativa a ser instalada para se obter o resultado desejado.


Carregar ppt "POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA OU CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA MONOFÁSICA COM CARGA RESISTIVA (lâmpadas incandescentes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google