A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade

2 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Seminários 2a NPC Metodologia SEBRAE para Implantação de Gestão Ambiental Mesmos Grupos Grupo 1 – Módulo 1 – Implementação de Gestão Ambiental Grupo 2 – Módulo 2 – Análise e Interpretação da ISO NBR Grupo 3 – Módulo 3 – Orientação para a formação de auditores internos Grupo 4 – Anexo 1 Analisar a metodologia e pesquisar um exemplo real de implantação.

3 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Seminários 2a NPC Apresentação Grupo 1 e Grupo 2 – 07/05/2014 Grupo 3 e Grupo 4 – 08/05/2014

4 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida BIOMAS BRASILEIROS

5 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Os Grandes Biomas da Terra Biomas são Ecossistemas que apresentam semelhanças na paisagem de maneira geral. •Ecossistema Amazônico, que é único, tem uma aparência semelhante à das demais florestas tropicais úmidas da África. •A diversidade decorre, portanto, da geografia, do clima e do conjunto de espécies que interagem no local.

6 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Vamos nos lembrar do ciclo da água. A evapotranspiração (?) mantém a umidade na própria comunidade. Da mesma forma a evaporação dos corpos d’água – rios, lagoas, lagos. Por isso as chuvas constantes na região norte. Se acabarmos com a floresta. No lugar, a tendência é de que surgisse uma região de savana ou desértica, mas nunca uma tundra que é característica de clima frio.

7 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida

8 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Os Grandes Biomas da Terra Os desertos, p.ex., eles estão tanto em regiões quentes, quanto em regiões frias, mas sempre em regiões em que falta umidade. Quem determina essa quantidade de umidade são as correntes de ar, os ventos.

9 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Os Grandes Biomas da Terra No nordeste brasileiro, p.ex., não chegam correntes de ar carregadas de umidade, daí os períodos de seca. Mas, se por algum motivo, começassem a chegar correntes de ar úmido, começaria a chover e os cactos, característicos da região, não suportariam tanta umidade e não sobreviveriam. Por outro lado, começaria uma nova successão ecológica e ali passaria a existir outra comunidade como, talvez, uma floresta ou uma mata. Citar Vichada.

10 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida BIOMAS Clima Temperatura Disposição Geográfica Tipos de Solo Oferta de Nutrientes

11 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Os Grandes Biomas da Terra Além dos Biomas terrestres existem, também, os biomas aquáticos que podem ser: 1.Marinhos; 2.Água doce.

12 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Os Grandes Biomas da Terra 1.Marinhos; A vida ocupa desde a superfície até as maiores profundezes; •que determina a distribuição e a variedade das espécies, não é a temperatura, como nos biomas terrestres, mas sim a pressão. •Nos oceanos a variação de temperatura é bem menos significativa que na terra firme e em contrapartida a pressão é bastante variável.

13 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Os Grandes Biomas da Terra 2. Água Doce •Bioma de água doce é mais variado que o marinho, pois é composto por rios e lagos de vários tamanhos, tipos e profundidades. •Podem ser de águas correntes (lóticos), de águas paradas (lênticos) e alagados (brejos, pântanos) em que o nível de água varia sazonalmente.

14 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida

15 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Cerrado

16 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Cerrado No Cerrado a adaptação se dá em função da proteção da incidência da luz solar, da busca por água nos lençóis subterrâneos e do crescimento após episódios como incêndios, comuns nas estações secas. Na seca, a ausência de chuvas e a grande luminosidade deixam a vegetação com aparência seca e retorcida

17 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Cerrado Os vegetais têm raízes profundas para buscar águas subterrâneas profundas, que possibilitam a manutenção de grande quantidade de vida animal e vegetal. A aparência ressecada das árvores decorrem de suas cascas que as protegem do fogo natural. No entorno de rios ou córregos encontram-se matas ciliares ou matas de galeria que são densas florestas estreitas que acompanham o percurso do rio, onde vivem várias espécies de animais.

18 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida

19 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Cerrado

20 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Caatinga

21 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Caatinga A Caatinga é caracterizada por vegetação aberta, clima quente, seco, onde a luta é pela água. Há pouca formação de nuvens e a insolação é intensa, por isso, as plantas tem folhas pequenas ou modificadas. Os cactos são o melhor exemplo do tipo de vegetação. As plantas e árvores são adaptadas a florescer e verdejar com uma rapidez espantosa, ao primeiro sinal de chuva.

22 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Caatinga Em questão de dias a paisagem seca e sem folhas (cinza), pode se colorir com diversos tons de folhas e flores aptas a dar continuidade ao ciclo reprodutivo, em um delicado equilíbrio acompanhado por insetos e demais habitantes da caatinga.

23 Carlos Freire Gestão da Qualidade Meio Ambiente e Qualidade de Vida Caatinga


Carregar ppt "Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google