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Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Departamento de Letras e Artes – DLA Colegiado LEA – Informática II Prof. Rogério Vargas Componentes: Maxwell,

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1 Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Departamento de Letras e Artes – DLA Colegiado LEA – Informática II Prof. Rogério Vargas Componentes: Maxwell, Leila, Ingrid, Helbert e Mário

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3  A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la.

4  Conectividade  Heterogeneidade  Navegação  Execução Distribuída

5  Departamento de Tecnologia - disponibiliza aos colaboradores um sistema de abertura de Chamado Técnico;  Departamento de Marketing - divulga informações sobre as promoções da empresa, uso da marca etc;  Departamento de Pessoal - disponibiliza formulários de alteração de endereço, alteração de vale transporte etc;  Departamento de RH - anuncia vagas internas disponíveis;  Financeiro - disponibiliza um sistema para os demais departamentos informarem despesas etc.

6 INTERNETINTRANET Acesso restrito X Comunicação instantânea X X Comunicação externa X Compartilhamento de impressoras X Compartilhamento de dados XX Rede local (LAN) X

7 ACESSOUSUÁRIOSINFORMAÇÃO InternetPúblicoQualquer usuárioPulverizada, pública e usualmente superficial IntranetRestrito a funcionários da empresa Usuários da rede interna Privada/Comparti lhada dentro da empresa

8 Basicamente a montagem de uma intranet consiste em usar as estruturas de redes locais existentes na maioria das empresas, e em instalar um servidor Web.  Servidor Web  Protocolos  Identificação do Servidor e das Estações  Estações de Rede

9  Redução de custos de impressão, papel, distribuição de software, e processamento de pedidos;  Redução de despesas com telefonemas e pessoal no suporte telefônico;  Maior facilidade e rapidez no acesso as informações técnicas e de marketing;  Maior rapidez e facilidade no acesso a localizações remotas;  Uma base de pesquisa mais compreensiva;  Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);

10  Aumento da precisão e redução de tempo no acesso à informação;  Compartilhamento e reutilização de ferramentas e informação;  Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas;  Simplificação e/ou redução das licenças de software e outros;  Redução de redundância na criação e manutenção de páginas;  Compartilhamento de recursos e habilidade

11  Aplicativos de colaboração: Os aplicativos de colaboração, não são tão poderosos quanto os oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais.  Número Limitado de Ferramentas: Há um número limitado de ferramentas para conectar um servidor Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end.  Ausência de Replicação Embutida: As intranets não apresentam nenhuma replicação embutida para usuários remotos.

12 Três tecnologias fornecem segurança ao armazenamento e à troca de dados em uma rede: autenticação, controle de acesso e criptografia. Autenticação - É o processo que consiste em verificar se um usuário é realmente quem alega ser. Criptografia - É a conversão dos dados para um formato que pode ser lido por alguém que tenha uma chave secreta de descriptografia. Firewall - Você pode proporcionar uma comunicação segura entre uma intranet e a Internet através de servidores proxy.

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14  O que é?  Tecnologias utilizadas.

15  Primeira geração: Ensino por correspondência.  Segunda geração: Teleducação/Telecursos.  Terceira geração: Ambientes interativos.

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17  Online:  Semi-presenciais:

18  Quais os aspectos legais de se fazer um curso Ead?  Quais os benefícios e quais as perdas de se ministrar ou fazer um curso de Ead?

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20  Cliente/Servidor é um dos termos mais usados no mundo da informática e pode ser sucintamente definido como uma estratégia para o compartilhamento de recursos.  Implementar uma estratégia Cliente/Servidor implica no entendimento dos seguintes conceitos:  Cliente, Servidor e Protocolos de comunicação.

21  Clientes ou servidores podem ser:  Computadores ou dispositivos de hardware com variados graus de capacidade de processamento e/ou componentes software.  Clientes e servidores compartilham recursos de computação necessários para a execução do trabalho.

22  Protocolos comunicação são regras rígidas que definem como se dá o compartilhamento de recursos entre cliente e servidor.  Embora existam diversos protocolos e meios através dos quais se dá a comunicação entre cliente e servidor estes devem ser capazes de superar as diferentes plataformas de hardware e software.

23  Diversidade de tecnologias empregadas  Transparência ao usuário  Processamento distribuído / paralelo (cluster)  Redundância / Segurança  Eficácia / eficiência  Redução de custos  Outros

24  A arquitetura cliente/servidor otimiza o uso dos recursos de hardware e software pela divisão e distribuição do trabalho de forma equilibrada, em duas partes: cliente e servidor  Um exemplo típico: Banco de dados

25  ntranet_-_conceito_e_objetivos ntranet_-_conceito_e_objetivos  /internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_q uais_as_diferencas /internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_q uais_as_diferencas


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