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Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

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Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Departamento de Letras e Artes – DLA Colegiado LEA – Informática II Prof. Rogério Vargas intranet, Sistemas baseados em tecnologia web e arquitetura cliente -servidor Componentes: Maxwell, Leila, Ingrid, Helbert e Mário

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3 O QUE É INTRANET? O que é uma Intranet e pra que serve?
A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la.

4 A Intranet é baseada em quatro conceitos:
Conectividade Heterogeneidade Navegação Execução Distribuída

5 Vejamos alguns exemplos de uso de uma Intranet:
Departamento de Tecnologia - disponibiliza aos colaboradores um sistema de abertura de Chamado Técnico; Departamento de Marketing - divulga informações sobre as promoções da empresa, uso da marca etc; Departamento de Pessoal - disponibiliza formulários de alteração de endereço, alteração de vale transporte etc; Departamento de RH - anuncia vagas internas disponíveis; Financeiro - disponibiliza um sistema para os demais departamentos informarem despesas etc.

6 Comparativo entre Internet e Intranet
Acesso restrito X Comunicação instantânea Comunicação externa Compartilhamento de impressoras Compartilhamento de dados Rede local (LAN)

7 RELAÇÃO INTERNET/ INTRANET
ACESSO USUÁRIOS INFORMAÇÃO Internet Público Qualquer usuário Pulverizada, pública e usualmente superficial Intranet Restrito a funcionários da empresa Usuários da rede interna Privada/Compartilhada dentro da empresa

8 Como montar uma Intranet?
Basicamente a montagem de uma intranet consiste em usar as estruturas de redes locais existentes na maioria das empresas, e em instalar um servidor Web. Servidor Web Protocolos Identificação do Servidor e das Estações Estações de Rede

9 Vantagens da Intranet •Redução de custos de impressão, papel, distribuição de software, e processamento de pedidos; •Redução de despesas com telefonemas e pessoal no suporte telefônico; •Maior facilidade e rapidez no acesso as informações técnicas e de marketing; •Maior rapidez e facilidade no acesso a localizações remotas; •Uma base de pesquisa mais compreensiva; •Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);

10 Aumento da precisão e redução de tempo no acesso à informação;
Compartilhamento e reutilização de ferramentas e informação; Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas; Simplificação e/ou redução das licenças de software e outros; Redução de redundância na criação e manutenção de páginas; Compartilhamento de recursos e habilidade

11 Desvantagens Aplicativos de colaboração: Os aplicativos de colaboração, não são tão poderosos quanto os oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais. Número Limitado de Ferramentas: Há um número limitado de ferramentas para conectar um servidor Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end. Ausência de Replicação Embutida: As intranets não apresentam nenhuma replicação embutida para usuários remotos.

12 Segurança da Intranet Três tecnologias fornecem segurança ao armazenamento e à troca de dados em uma rede: autenticação, controle de acesso e criptografia. Autenticação - É o processo que consiste em verificar se um usuário é realmente quem alega ser. Criptografia - É a conversão dos dados para um formato que pode ser lido por alguém que tenha uma chave secreta de descriptografia. Firewall - Você pode proporcionar uma comunicação segura entre uma intranet e a Internet através de servidores proxy.

13 Sistemas baseados em tecnologia WEB

14 O que é? Tecnologias utilizadas.

15 O desenvolvimento da EaD
Primeira geração: Ensino por correspondência. Segunda geração: Teleducação/Telecursos. Terceira geração: Ambientes interativos.

16 Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)

17 Modalidades de Ead Online: Semi-presenciais:

18 Prós e Contras Quais os aspectos legais de se fazer um curso Ead?
Quais os benefícios e quais as perdas de se ministrar ou fazer um curso de Ead?

19 Arquitetura Cliente / Servidor

20 Definição Cliente/Servidor é um dos termos mais usados no mundo da informática e pode ser sucintamente definido como uma estratégia para o compartilhamento de recursos. Implementar uma estratégia Cliente/Servidor implica no entendimento dos seguintes conceitos: Cliente, Servidor e Protocolos de comunicação.

21 Cliente / Servidor Clientes ou servidores podem ser:
Computadores ou dispositivos de hardware com variados graus de capacidade de processamento e/ou componentes software. Clientes e servidores compartilham recursos de computação necessários para a execução do trabalho.

22 Protocolos de comunicação
Protocolos comunicação são regras rígidas que definem como se dá o compartilhamento de recursos entre cliente e servidor. Embora existam diversos protocolos e meios através dos quais se dá a comunicação entre cliente e servidor estes devem ser capazes de superar as diferentes plataformas de hardware e software.

23 Características Diversidade de tecnologias empregadas
Transparência ao usuário Processamento distribuído / paralelo (cluster) Redundância / Segurança Eficácia / eficiência Redução de custos Outros

24 Na prática... A arquitetura cliente/servidor otimiza o uso dos recursos de hardware e software pela divisão e distribuição do trabalho de forma equilibrada, em duas partes: cliente e servidor Um exemplo típico: Banco de dados

25 REFERÊNCIAS ntranet_-_conceito_e_objetivos /internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_q uais_as_diferencas


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