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Desafios para a sustentabilidade na logística agroindustrial Daniela Bacchi Bartholomeu Piracicaba 14/04/2014.

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1 Desafios para a sustentabilidade na logística agroindustrial Daniela Bacchi Bartholomeu Piracicaba 14/04/2014

2 Alinhar o conceito de sustentabilidade; Relacionar “sustentabilidade” e “logística agroindustrial”; e Mostrar a importância através de desafios enfrentados pela logística agroindustrial Objetivos

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5 Definição mais aceita: Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento/ONU: “é aquele que atende às necessidades das presentes gerações sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades” Desenvolvimento Sustentável

6 “O desenvolvimento sustentável é mais que crescimento. Ele exige uma mudança no teor do crescimento, a fim de torná-lo menos intensivo de matérias-primas e energia, e mais eqüitativo em seu impacto.” Mello, 1999, p. 42, citado por Silva, 2003

7 Sustentabilidade Aspectos econômicos Aspectos ambientais Aspectos sociais A sustentabilidade está apoiada num tripé que deve ser considerado simultaneamente: Tripé da Sustentabilidade Crescimento Lucro Produtividade Eficiência Consumo de energia Emissões Impactos Resíduos Segurança Satisfação Acidentes

8 Fonte: Revista Veja, out Disponível em:

9 Aumento da população mundial, da renda e da urbanização  A demanda global por alimento deve dobrar nos próximos 50 anos (Cawma, 2007)  * crescente competição por recursos naturais * intensificação da agricultura A agricultura ocupa mais de 1/3 da área e consome mais de 2/3 da água no mundo Contextualização

10 Fonte: CONAB, 2013 Oferta de alguns produtos agrícolas Produção (mil t) + 478% + 738% + 256% + 44% Área Plantada (mil ha)

11 O papel da tecnologia no campo Agricultura de precisão Biotecnologia Novas variedades de sementes Máquinas (semeadoras, colheitadeiras etc.) Sistemas de irrigação + 135% + 301% Produtividade (kg/ha)

12  Transporte é uma demanda derivada:  deriva do desejo do consumo de algum bem/serviço num determinado local que difere do local onde foi produzido  Depende das condições de oferta e demanda do mercado do produto em questão Mas o que isso tem a ver com logística sustentável?

13  demanda por alimento  produção agrícola  Demanda por serviço de transporte  consumo de energia e de impactos ambientais Cadeia produtiva Visão Sistêmica Globalização

14 ALGUNS DESAFIOS…

15 Elevada dependência do Modo Rodoviário

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17 Baixa oferta de infraestrutura Rodoviário Ferroviário Fonte: CNT, 2011.

18 Condição do Pavimento Fonte: Pesquisa CNT, Infraestrutura rodoviária deficiente

19 Fonte: Pesquisa CNT, Infraestrutura rodoviária deficiente Condição do Pavimento

20 Gestão concedida km Gestão pública km Fonte: CNT, Infraestrutura rodoviária deficiente Condição do Pavimento

21 Classificação Geral das Rodovias N NE SE S CO Fonte: CNT, Infraestrutura rodoviária deficiente

22 13/03/14- Rodovia do Anel da Soja 16/03/14 - Deslocamento para Balsas/MA Muita chuva e lama. 17/03/14 - Deslocamento para Araguaina/TO 16/03/14 - Travessia de Balsa pelo Rio Parnaíba Infraestrutura rodoviária deficiente

23 Histograma de frequência dos fretes da soja (janeiro de 2001 a fevereiro de 2010: observações) Fonte: ESALQ-LOG, 2010 ̴1/3 ̴̴1/3 ̴1/3 Faixa de distânciaFrequência dos fretes Até 500 km33,2% Até km64,7% Até km100,0% Longas distâncias sendo vencidas por rodovias

24 Déficit de capacidade de Armazenagem de Cargas

25 Congestionamento e ociosidade

26 Investimento vs qualidade da infraestrutura de transporte

27 Elevado grau de competição entre os agentes de transporte caminhão cavalo mecânico reboque semi-reboque Fonte: Boletim Estatístico – CNT, set./2013

28 Elevada idade média da frota de caminhões

29 Composição dos custos variáveis (%) para carreta basculante, em fevereiro de 2014 Fonte: Boletim ESALQ-LOG, set/2013. Elevada dependência de combustível

30 Consumo final energético de derivados de petróleo, por setor (2004) Fonte: Baseado em dados de BEN - Brasil (2005) Consumo de energia Diesel + Gasolina: 80%

31 Emissões de GEE Emissões de CO 2 e no transporte Fonte: SEEG (2014)

32 Emissões de CO 2 dos combustíveis fósseis, por modo de transporte (1994) Fonte: Comunicação Nacional, Brasil Brasil: 9% Setores energéticos: 41% (Rodoviário: 36%) Emissões de GEE

33 Fonte: SEEG (2014) Emissões no modal rodoviário de 2000 a 2012 (tCO 2 e)

34 Como superar estes e outros desafios? TECNOLOGIA Aumento de produtividade e eficiência  Dependência Energética  Emissões GEE  consumo combust.  Custo/t  Lucro  Riscos  Acidente  Segurança  Competitividade

35 Logística Sustentável Aspectos econômicos Aspectos ambientais Aspectos sociais A sustentabilidade está apoiada num tripé que deve ser considerado simultaneamente: Tripé da Sustentabilidade Crescimento Lucro Produtividade Eficiência Emissões Impactos Resíduos Segurança Satisfação Acidentes

36 CONTATO Daniela Bacchi Bartholomeu Fone: Grupo ESALQ-LOG


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