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Resumo da Doutrina dos Espíritos
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Os seres que se manifestam designam-se a si mesmos, como dissemos pelo nome de Espíritos ou Gênios, e dizem, alguns pelo menos, que viveram como homens na Terra. Constituem o mundo espiritual, como nós constituímos durante a nossa vida, o mundo corporal. Resumimos os pontos principais da doutrina que nos transmitiram:
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Deus
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Deus Deus é eterno
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Deus Deus é eterno Deus é imutável
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Deus Deus é eterno Deus é imutável Deus é imaterial
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Deus Deus é eterno Deus é imutável Deus é imaterial Deus é único
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Deus Deus é eterno Deus é imutável Deus é imaterial Deus é único
Deus é todo-poderoso
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Deus Deus é eterno Deus é imutável Deus é imaterial Deus é único
Deus é todo-poderoso Deus é soberanamente justo e bom
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Criou o Universo, que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.
Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal e os seres imateriais o mundo invisível ou espírita, ou seja, dos Espíritos. O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal é secundário; pode deixar de existir ou nunca ter existido, sem alterar a essência do mundo espírita.
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Resumo da Doutrina dos Espíritos
Deus Deus é eterno Deus é imutável Deus é imaterial Deus é único Deus é todo-poderoso Deus é soberanamente justo e bom
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ESPÍRITOS Os Espíritos revestem temporaria-mente um invólucro material perecível e sua destruição pela morte os devolve à liberdade.
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Alma (...) o Espiritismo repousa inteiramente sobre a existência da alma e o seu estado após a morte. (Kardec LE: Int. VII)
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Os fenômenos espíritas têm por agente a alma.
Há outra palavra sobre a qual igualmente devemos entender-nos, porque é uma das chaves de toda doutrina moral e tem suscitado numerosas controvérsias, por falta de uma acepção bem determinada; é a palavra alma.. Os fenômenos espíritas têm por agente a alma. As leis morais se aplicam à alma. Algumas bases doutrinárias do Espiritismo têm por princípio a existência da alma: Imortalidade da alma, reencarnação, mediunidade Se um conceito equivocado de “alma for utilizado, toda a construção da filosofia espírita fica comprometida.
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Materialismo: A alma é o princípio da vida orgânica material; não tem existência própria e se extingue com a vida. Nesse sentido e por comparação, dizem de um instrumento quebrado, que não produz mais som, que ele não tem alma. De acordo com esta opinião, a alma seria um efeito e não uma causa.
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Panteísmo: A alma é o princípio da inteligência, agente universal de que cada ser absorve uma porção. Segundo estes, não haveria em todo o universo senão uma única alma, distribuindo fagulhas para os diversos seres inteligentes, durante a vida; após a morte, cada fagulha volta à fonte comum, confundindo-se no todo, como os córregos e os rios retornam ao mar de onde saíram. Esta opinião difere da precedente em que, segundo esta hipótese, existe em nós algo mais do que a matéria, restando qualquer coisa após a morte; mas é quase como se nada restasse, pois não subsistindo a individualidade não teríamos mais consciência de nós mesmos.
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Espiritualismo: A alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva a sua individualidade após a morte. Esta concepção é incontestavelmente a mais comum, porque, sob um nome ou outro, a ideia desse ser que sobrevive ao corpo se encontra em estado de crença instintiva, e independente de qualquer ensinamento, entre todos os povos, qualquer que seja o seu grau de civilização. A alma é causa e não efeito.
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O espírito é o princípio inteligente
Que é o espírito? O princípio inteligente do Universo. (LE – questão 23) O espírito é o princípio inteligente Nos animais e no homem há espírito
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“Como podemos definir os Espíritos
“Como podemos definir os Espíritos? Podemos dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. (...) NOTA – A palavra Espírito é aqui empregada para designar as individualidades dos seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente Universal.” (LE – questão 76) “Os Espíritos são individualizações do princípio inteligente, como os corpos são individualizações do princípio material” (LE – questão 79)
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Espírito ≠ espírito Espírito é o espírito humano
“O homem possui, como sua particularidade, a alma ou Espírito, centelha divina que lhe dá o senso moral e um alcance intelectual que os animais não possuem (...)” Espírito ≠ espírito Espírito é o espírito humano Só o ser humano possui Espírito
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Do mundo espírita Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos. O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita.
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Do ser espiritual e do perispírito
O laço ou perispírito, que une o corpo e o Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro. o Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições. O Espírito não é, pois, um ser abstrato, indefinido, só possível de conceber-se pelo pensamento. É um ser real, circunscrito, que, em certos casos, se torna apreciável pela vista, pelo ouvido e pelo tato.
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O perispírito torna o Espírito um ser limitado, circunscrito
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Há de se ter atenção à nomenclatura kardequiana:
Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material análoga aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado; 3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito. Há de se ter atenção à nomenclatura kardequiana: “Vivo” / “Morto” – homem (personalidade) Uma vez morto o corpo, é desfeita a trindade e o homem morre “Encarnado”/ “Não-encarnado” – Espírito (individualidade) O Espírito encarnado no homem é imortal Corpo Perispírito Espírito Homem
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(...) por ocasião da morte, o perispírito se desprende mais ou menos lentamente do corpo.
“O Espírito, para quem, este [o corpo], carente de vida, se torna inútil, deixa-o, como se deixa uma casa em ruínas, ou uma roupa imprestável. “ (GE: Cap. XI, item 13) Se extingue Deixa o corpo Corpo Fluido vital Perispírito Espírito Se desprende do corpo Morre
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Da evolução dos espíritos
Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em poder nem inteligência, saber ou moralidade. Os da primeira ordem são os Espíritos Superiores que se distinguem pela perfeição, pelos conhecimentos e pela proximidade de Deus, a pureza dos sentimentos e o amor do bem: são os anjos ou Espíritos puros. As demais classes se distanciam mais e mais dessa perfeição .
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Os das classes inferiores são inclinados às nossas paixões: o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho, etc., e se comprazem no mal. Há também os que não são nem muito bons, nem muito maus; antes perturbadores e intrigantes do que perversos. A malícia e a inconsequência parecem ser as suas características: são os Espíritos estouvados ou levianos. Os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma ordem. Todos se melhoram passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita.
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