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É proibido proibir: limites e consequências na educação dos filhos João Malheiro – dezembro 2012 - www.escoladesagres.orgwww.escoladesagres.org.

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1 É proibido proibir: limites e consequências na educação dos filhos João Malheiro – dezembro

2 CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL ATUAL CRISE ÉTICA: EMOTIVISMO DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR ESCOLA FRACA E MATERIALISTA PRESSÃO DO AMBIENTE CULTO À CIÊNCIA EXCESSO DE INFORMAÇÃO

3 - CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE REFERÊNCIAS... 1) Insegurança na hora de educar 2) Omissões: não sentem a necessidade de aprender a educar corretamente 3) Superficialidade + relativismo moral: “eu já educo corretamente!!” NASCEM DIVERSOS ESTILOS EDUCATIVOS 4) Educar erradamente

4 + CARINHO - CARINHO + CONTROLE/EXIGÊNCIA - CONTROLE/EXIGÊNCIA EQUILIBRADOAUTORITÁRIO NEGLIGENTE PERMISSIVO NASCEM OS PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS

5 6. Gostam de ser como são,aceitam-se6. Deixam que assumam riscos para aprender a tomar decisões. 5. Capacidade de liderança.5. Conforme a idade, negociam as saídas de forma equilibrada.. 4. Acostumados a resolver problemas.4. Argumentos lógicos para dar ou negar permissões. 3. Confiança em si mesmos.3. Estabelecem normas e deveres. 2. Bons sentimentos. Generosos. 2. Envolvem-se na tarefa educativa: existe um plano de desenvolvimento. 1. Responsáveis. Administram bem a sua liberdade. 1.Pais carinhosos, mas sem mimos. Firmes, mas sem autoritarismo. CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS EQUILIBRADOS + CONTROLE/EXIGÊNCIA + CARINHO

6 6. Pouca espontaneidade e alegria. 6. Cria-se um clima familiar tenso e inflexível. 5. Não interiorizam os valores: são adestrados. 5. Irritam-se com muita facilidade de forma verbal e às vezes corporal. 4. Temerosos: só cumprem as regras quando são vistos. Quando não, não. 4. Exigem um número excessivo de normas. 3. Vontade fraca: vivem por impulsos. 3. Muitos rígidos e controladores. Não levam em conta a idade, opinião, etc. 2. Costumam ter condutas escondidas. Demoram a desenvolver a sinceridade. 2. Impositivos e mandões: “aqui quem manda sou eu”; “aqui se faz o que eu digo”. 1. Temperamentos ansiosos e desconfiados. 1.Emocionalmente frios, pouco carinhosos. Não percebem os sentimentos dos filhos ( Ɇ sintonia). CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS AUTORITÁRIOS + CONTROLE/EXIGÊNCIA- CARINHO

7 6. Inclinação para as drogas e sexo sem sentido e limites. 6. São inconsistentes: exigem hoje, amanhã não. Comunicação mínima. 5. Amigos ruins. Ambiente nocivos.5. Chegam tarde em casa porque “estão sempre muito ocupados”. 4. Estudantes com baixos resultados acadêmicos. Falta-lhes perspectiva. 4. São provedores: dinheiros, alimento, roupa, diversão, mas falta-lhes amor. 3. Costumam meter-se em problemas. A violência é um sinal de fraqueza. 3. Não antecipam situações ou não percebem os maus hábitos dos filhos Com autoestima baixa. 2. Não exigem disciplina porque não se envolvem com os filhos. Delegam a autoridade. 1. Solicitadores de atenção. Carentes.1. Emocionalmente afastados ou indiferentes. Não importa se os filhos estão ou não estão em casa. CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS NEGLIGENTES - CARINHO- CONTROLE/EXIGÊNCIA

8 6. Incapazes de adiar uma gratificação. 6. Se os filhos agem mal, não reagem e não corrigem. São condescendentes. 5. Impacientes, egocêntricos, consumistas, intemperantes. 5. Acreditam que os seus filhos são incapazes de beber, drogar-se, sexo. 4. Pouco habituados ao esforço e à disciplina. 4. Acreditam que a diversão não tem nenhum perigo físico ou moral. 3. Facilmente manipuláveis pelos outros e pelos meios de comunicação. 3. Excessivamente bondosos e complacentes. Cedem aos caprichos. 2. Poucos resistentes à frustração. Entram precocemente em depressão. 2. Tiram os filhos continuamente dos apuros. Fazem por eles o que deveriam fazer por si mesmos. 1. Exigentes e queixosos. Tendência ao Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 1. Permitem tudo, não proíbem nada. Incapazes de negar algo por temor ou criar tensões. CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS PERMISSIVOS + CARINHO- CONTROLE/EXIGÊNCIA

9 Ouvindo um especialista na matéria... Dr. José Martins Filho Professor Titular de Pediatria na Unicamp, médico puericultor, pediatra e neonatologista. Vídeo De 10 min

10 PAIXÕES > + VONTADE GOSTO SENTIMENTOS INTELIGÊNCIA AFETIVIDADEAFETIVIDADE O que fazer então...? EDUCAR É FORTALECER AS POTÊNCIAS HUMANAS...

11 PAIXÕES > + VONTADE GOSTO SENTIMENTOS INTELIGÊNCIA PRAZERPRAZER LIMITES FORMAÇÃO HUMANA E CULTURAL

12 INTELIGÊNCIA FORMAÇÃO HUMANA E CULTURAL: 1º passo ético MODELOS POSITIVOS (Novos sábios) HERANÇA FAMILIAR EXIGÊNCIA ESCOLAR AMBIENTE BOM BONS AMIGOS BOA SOCIALIZAÇÃO

13 VONTADE LIMITES $ MEDIDAS HORÁRIO ORDEM CAPRICHOS

14 PAIXÕES > + VONTADE GOSTO SENTIMENTOS INTELIGÊNCIA PRAZERPRAZER LIMITES FORMAÇÃO HUMANA E CULTURAL MURO DOESFORÇO 2º passo ético

15 MURO DO ESFORÇO * Domínio de si * Inteligência emocional religião & sentido na vida * Descobertas intelectuais e Desejo de aprender amizade/amor. dimensão física. dimensão psíquica. dimensão espiritual VIRTUDES (Bens internos) PESSOA HUMANA

16 1ª idéia básica: estes problemas são problemas dos pais ! As famílias têm que por as mãos na massa: “eu preciso preparar- me para formar bem meus filhos!”

17 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria: encontros periódicos entre corpo diretivo e os pais no colégio para elaborar o Programa Pessoal de Melhora video

18 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria: encontros periódicos entre corpo diretivo e os pais no colégio Para elaborar o Programa Pessoal de Melhora

19 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria: encontros periódicos entre corpo diretivo e os pais no colégio para elaborar o Programa Pessoal de Melhora

20 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria no Colégio: encontros periódicos no colégio entre corpo diretivo e os pais para elaborar o Programa Pessoal de Melhora do Filho: EDUCAÇÃO PERSONALIZADA.

21 POSSÍVEIS INICIATIVAS 5) Intervenções nos Colégios: reuniões de pais/ palestras nos colégios/sites/tutorias 6) Clubes Familiares: organizar atividades de valores familiares nos fins de semana, em condomínios, Sítios, Clubes. 7) Manifestações na mídia: cartas aos jornais, telefonemas, s, sugestões

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