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É proibido proibir: limites e consequências na educação dos filhos João Malheiro – dezembro 2012 - www.escoladesagres.orgwww.escoladesagres.org.

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1 É proibido proibir: limites e consequências na educação dos filhos João Malheiro – dezembro 2012 - www.escoladesagres.orgwww.escoladesagres.org

2 CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL ATUAL CRISE ÉTICA: EMOTIVISMO DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR ESCOLA FRACA E MATERIALISTA PRESSÃO DO AMBIENTE CULTO À CIÊNCIA EXCESSO DE INFORMAÇÃO

3 - CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE REFERÊNCIAS... 1) Insegurança na hora de educar 2) Omissões: não sentem a necessidade de aprender a educar corretamente 3) Superficialidade + relativismo moral: “eu já educo corretamente!!” NASCEM DIVERSOS ESTILOS EDUCATIVOS 4) Educar erradamente

4 + CARINHO - CARINHO + CONTROLE/EXIGÊNCIA - CONTROLE/EXIGÊNCIA EQUILIBRADOAUTORITÁRIO NEGLIGENTE PERMISSIVO NASCEM OS PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS

5 6. Gostam de ser como são,aceitam-se6. Deixam que assumam riscos para aprender a tomar decisões. 5. Capacidade de liderança.5. Conforme a idade, negociam as saídas de forma equilibrada.. 4. Acostumados a resolver problemas.4. Argumentos lógicos para dar ou negar permissões. 3. Confiança em si mesmos.3. Estabelecem normas e deveres. 2. Bons sentimentos. Generosos. 2. Envolvem-se na tarefa educativa: existe um plano de desenvolvimento. 1. Responsáveis. Administram bem a sua liberdade. 1.Pais carinhosos, mas sem mimos. Firmes, mas sem autoritarismo. CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS EQUILIBRADOS + CONTROLE/EXIGÊNCIA + CARINHO

6 6. Pouca espontaneidade e alegria. 6. Cria-se um clima familiar tenso e inflexível. 5. Não interiorizam os valores: são adestrados. 5. Irritam-se com muita facilidade de forma verbal e às vezes corporal. 4. Temerosos: só cumprem as regras quando são vistos. Quando não, não. 4. Exigem um número excessivo de normas. 3. Vontade fraca: vivem por impulsos. 3. Muitos rígidos e controladores. Não levam em conta a idade, opinião, etc. 2. Costumam ter condutas escondidas. Demoram a desenvolver a sinceridade. 2. Impositivos e mandões: “aqui quem manda sou eu”; “aqui se faz o que eu digo”. 1. Temperamentos ansiosos e desconfiados. 1.Emocionalmente frios, pouco carinhosos. Não percebem os sentimentos dos filhos ( Ɇ sintonia). CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS AUTORITÁRIOS + CONTROLE/EXIGÊNCIA- CARINHO

7 6. Inclinação para as drogas e sexo sem sentido e limites. 6. São inconsistentes: exigem hoje, amanhã não. Comunicação mínima. 5. Amigos ruins. Ambiente nocivos.5. Chegam tarde em casa porque “estão sempre muito ocupados”. 4. Estudantes com baixos resultados acadêmicos. Falta-lhes perspectiva. 4. São provedores: dinheiros, alimento, roupa, diversão, mas falta-lhes amor. 3. Costumam meter-se em problemas. A violência é um sinal de fraqueza. 3. Não antecipam situações ou não percebem os maus hábitos dos filhos... 2. Com autoestima baixa. 2. Não exigem disciplina porque não se envolvem com os filhos. Delegam a autoridade. 1. Solicitadores de atenção. Carentes.1. Emocionalmente afastados ou indiferentes. Não importa se os filhos estão ou não estão em casa. CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS NEGLIGENTES - CARINHO- CONTROLE/EXIGÊNCIA

8 6. Incapazes de adiar uma gratificação. 6. Se os filhos agem mal, não reagem e não corrigem. São condescendentes. 5. Impacientes, egocêntricos, consumistas, intemperantes. 5. Acreditam que os seus filhos são incapazes de beber, drogar-se, sexo. 4. Pouco habituados ao esforço e à disciplina. 4. Acreditam que a diversão não tem nenhum perigo físico ou moral. 3. Facilmente manipuláveis pelos outros e pelos meios de comunicação. 3. Excessivamente bondosos e complacentes. Cedem aos caprichos. 2. Poucos resistentes à frustração. Entram precocemente em depressão. 2. Tiram os filhos continuamente dos apuros. Fazem por eles o que deveriam fazer por si mesmos. 1. Exigentes e queixosos. Tendência ao Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 1. Permitem tudo, não proíbem nada. Incapazes de negar algo por temor ou criar tensões. CONSEQUÊNCIAS NOS FILHOS PAIS PERMISSIVOS + CARINHO- CONTROLE/EXIGÊNCIA

9 Ouvindo um especialista na matéria... Dr. José Martins Filho Professor Titular de Pediatria na Unicamp, médico puericultor, pediatra e neonatologista. Vídeo De 10 min

10 PAIXÕES > + VONTADE GOSTO SENTIMENTOS INTELIGÊNCIA AFETIVIDADEAFETIVIDADE O que fazer então...? EDUCAR É FORTALECER AS POTÊNCIAS HUMANAS...

11 PAIXÕES > + VONTADE GOSTO SENTIMENTOS INTELIGÊNCIA PRAZERPRAZER LIMITES FORMAÇÃO HUMANA E CULTURAL

12 INTELIGÊNCIA FORMAÇÃO HUMANA E CULTURAL: 1º passo ético MODELOS POSITIVOS (Novos sábios) HERANÇA FAMILIAR EXIGÊNCIA ESCOLAR AMBIENTE BOM BONS AMIGOS BOA SOCIALIZAÇÃO

13 VONTADE LIMITES $ MEDIDAS HORÁRIO ORDEM CAPRICHOS

14 PAIXÕES > + VONTADE GOSTO SENTIMENTOS INTELIGÊNCIA PRAZERPRAZER LIMITES FORMAÇÃO HUMANA E CULTURAL MURO DOESFORÇO 2º passo ético

15 MURO DO ESFORÇO * Domínio de si * Inteligência emocional religião & sentido na vida * Descobertas intelectuais e Desejo de aprender amizade/amor. dimensão física. dimensão psíquica. dimensão espiritual VIRTUDES (Bens internos) PESSOA HUMANA

16 1ª idéia básica: estes problemas são problemas dos pais ! As famílias têm que por as mãos na massa: “eu preciso preparar- me para formar bem meus filhos!”

17 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria: encontros periódicos entre corpo diretivo e os pais no colégio para elaborar o Programa Pessoal de Melhora video

18 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria: encontros periódicos entre corpo diretivo e os pais no colégio Para elaborar o Programa Pessoal de Melhora

19 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria: encontros periódicos entre corpo diretivo e os pais no colégio para elaborar o Programa Pessoal de Melhora

20 POSSÍVEIS INICIATIVAS 1) Cursos de formação de pais 2) Cursos da 1ª infância: IBF 3) Revista Ser Família 4) Preceptoria no Colégio: encontros periódicos no colégio entre corpo diretivo e os pais para elaborar o Programa Pessoal de Melhora do Filho: EDUCAÇÃO PERSONALIZADA.

21 POSSÍVEIS INICIATIVAS 5) Intervenções nos Colégios: reuniões de pais/ palestras nos colégios/sites/tutorias 6) Clubes Familiares: organizar atividades de valores familiares nos fins de semana, em condomínios, Sítios, Clubes. 7) Manifestações na mídia: cartas aos jornais, telefonemas, emails, sugestões

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