A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 32 Guilherme Miller, Pai do Movimento do Advento nos E.U.A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 32 Guilherme Miller, Pai do Movimento do Advento nos E.U.A."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 32 Guilherme Miller, Pai do Movimento do Advento nos E.U.A.

2 457ac dc Este é o maior período profético mencionado na Bíblia. Em 457 AC é emitido um decreto para restaurar e construir Jerusalém (Esd. 7:11-26; Dan. 9:25). A partir dessa data começa o período de 2300 anos. Ele inicia com sete semanas (49 anos), indicando o tempo empregado na obra da restauração. Essas sete semanas (49 anos), são parte das sessenta e duas semanas (483 anos)que deviam estender-se até o Messias, o Ungido. Cristo foi ungido no ano 27 AD, por ocasião do Seu batismo (Mat. 3:13-17; Atos 10:38). No meio da septuagésima semana (ano 31DC), Cristo foi crucificado, o que determinou o tempo em que os sacrifícios e oblações do santuário terrestre deveriam cessar (Dan. 9:26,27). Os três anos e meio restantes desta semana chegam ao ano 34, ou apedrejamento de Estevão, e à grande perseguição da Igreja de Jerusalém, que se seguiu (Atos 7:59; 8:1). Isso assinala o final das setenta semanas (490 anos) concedidos ao povo de Deus.

3 457ac dc As setenta semanas fazem parte dos 2300 dias; e como elas chegam até o ano 34, os restantes 1810 anos do período de 2300 dias-anos devem atingir o ano de 1844, em que a obra do juízo, ou purificação do santuário celestial, devia começar(Apoc. 14:6,7). Nessa época os estudiosos da Bíblia começaram a ter uma compreensão especial de todo o assunto do santuário e da obra sacerdotal ou mediadora que Cristo nele executa. Quatro eventos grandes estão localizados aqui: 1. O Advento de Cristo; 2. Sua crucificação; 3. A rejeição do povo judeu como nação; 4. O início da obra do juízo final.

4 Guilherme Miller Guilherme Miller nasceu em Tinha um avô e tio como pastores batistas. Na infância ouviu muito sobre religião, mas nunca havia se interessado muito. Mas foi educado a respeitar as Escrituras. Gostava de leitura, o que facilitou, posteriormente, sua dedicação com assuntos religiosos. Influenciado por filosofias de Voltaire, Hume e Paine, aderiu o deismo. Contudo, mais tarde abdicou de tudo isso, decidindo estudar profundamente a Bíblia, a partir de 1816, quando resolveu deixar o exército.

5 Guilherme Miller Com base em Daniel 8:14, “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário será purificado”, é que fundamentou a base da sua pregação em que a terra, “santuário”, devia ser “purificada” com fogo, ao final desse período, iniciado em 457 AC e finalizado entre Quando concluiu isso sabia que 25 anos o separava do final do mundo!

6 2300 tardes e manhãs Em 1818, depois de dois anos de estudo intenso, concluiu que Jesus voltaria em 1843, mas não anunciou essa conclusão, e criou vários tipos de objeções e perguntas para provar suas próprias descobertas, afim de estabelecer segurança no que havia concluído. Uma voz lhe dizia: “Vá, diga-o ao mundo”, mas resistiu ainda 13 anos!

7 2300 tardes e manhãs Miller desafiou Deus dizendo: “Se Tu mandares um convite para eu pregar, então…eu irei.” Tinha 50 anos na época e duvidava que Deus respondesse a esse desafio. Trinta minutos depois, seu sobrinho Irving, após caminhar 25 km, leva um convite enviado pelo pai, para que Miller pregasse na Igreja Batista de Dresden “as coisas que vinha estudando...”. Daí pra frente Miller não tinha mais descanso. Todas as portas das cidades da América se abriam ansiosa. Ficou famoso através da nação inteira. Metodistas, Congregacionalistas, Batistas, todos o aclamavam.

8 2300 tardes e manhãs Em quatro anos 40 mil novas pessoas foram agregadas à Igreja Metodista e 45 mil à Igreja Batista. Reuniram um total de 1500 a 2000 ministros ordenados pregadores leigos. Havia grupos de oração reunidos para todas as horas nas congregações dos Metodistas, Batistas, Congregacionalistas Cristãos, Presbiterianos, Episcopais, Luteranos, Quakers e outros. Muitos bares se tornaram em salões de reuniões. Outros proeminentes pregadores surgiram como o metodista Josias Litch e o Congregacionalista Carlos Fitch. Materiais, cartazes e gráficos convergiam a atenção de todos para o final dos 2300 anos em 1843.

9 2300 tardes e manhãs Guilherme Miller tomou base no calendário judaico afim de anunciar que Jesus voltaria em qualquer dia entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1944, pois o ano 457 ac havia iniciado em 21 de Março, levando o período de 2300 anos a 21 de Março de 1844(último ano, ou “ano do fim do mundo”).

10 2300 tardes e manhãs Os Mileritas ficaram desalentados com o desapontamento. Samuel Snow tentou reanimá-los explicando o seguinte: 1. O decreto de Artaxerxes não saiu no principio de 457, mas sim, no quinto mês daquele ano, segundo Esdras 7:8. Então incentivou-os a estender o período cinco meses, pós 21 de Março. 2. Snow argumentou que a purificação do santuário dos Judeus acontecia no décimo dia do sétimo mês judaico; então eles deveriam esperar até o dia 10 de Outubro daquele ano. É bom salientar que essa data nada tem que ver com Guilherme Miller. O Milerismo explodiu novamente nas manchetes da América!

11 2300 tardes e manhãs Em Low Hampton, Estado de Nova Iorque, os amigos mais íntimos de Miller se reuniram com ele entre as árvores e pedras, atrás da sua residência. Estas pedras até hoje levam o nome de Rochas da Ascensão. Eles ali ficaram e vigiaram o dia todo, cada minuto mais ansioso. Chegou o grande dia e Jesus não veio. Esse foi um golpe fatal no movimento. Mas, na verdade o erro dos mileritas foi parcial. O desapontamento era profético, conforme Apocalipse 10: A mesma coisa aconteceu quanto a morte de Jesus, pois os discípulos aguardavam a vinda de um Messias revolucionário, que pudesse administrar um novo mundo. Os discípulos na ewstrada de Emaús estavam absortos com esses acontecimentos(Lucas 24:13-35).

12 Novas Descobertas O desapontamento proporcionou novos estudos e descobertas, semelhante aos discípulos, que descepcionados, passaram a reestudar as profecias. Descobertas: 1. Jesus havia passado do lugar Santo para o Santíssimo, ao invés de sair do Santíssimo, como se pregava. O Sumo Sacerdote fazia o mesmo no dia da purificação, para interceder pelo povo. Agora iniciava o juizo investigativo. 2. Não houve erros quanto as datas, mas quanto a aplicação delas. A mesma coisa quanto ao propósito da vinda de Jesus. Se entregou, morreu, etc, mas tudo estava no plano profético. 3. O Sábado foi ensinado pela batista Raquel Preston.

13 Novas Descobertas 4. Aceitaram a reforma da saúde 5. Aderiram a mortalidade da alma. 6. Compreenderam e absorveram o Dom de Profecia, manifestado, agora, em Ellen Harmon.

14 Transição Em 1863 o grupo de 50 pessoas remanescentes se transformou no que é hoje: Igreja Adventista do Sétimo Dia. Miller e os pregadores do advento não tinham a idéia de pregar um novo movimento ou formar igrejas. Na verdade eles foram convidados a sairem de suas congregações. O erro foi interpretar a Terra como o Santuário, e a purificação dessa como sendo a Vinda de Jesus, ao invés de um estágio no Santuário Celestial.

15 Um Soldado de Jesus Miller faleceu sem entender direito a guarda do sábado e a purificação do santuário na sua verdadeira dimensão, mas jamais abriu mão da certeza da segunda volta de Cristo à Terra. Ele disse: “Irmãos, firmai-vos; a ninguém permitais tomar-vos a coroa. Na sua lápide está escrito: “A visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado…se tardar, espera-O, porque certamente virá, não tardará.” Heb. 2:3.

16 Os Adventistas do Sétimo Dia nunca marcaram data para a vinda de Jesus. Não fez isso Ellen White, Tiago White, nem José Bates, etc. É improcedente a informação de marcamos nove datas para a volta de Jesus. A Igreja Adventista é um movimento profético que faz parte do cumprimento da palavra de Deus, e se enquadra como remanescente religioso.


Carregar ppt "Capítulo 32 Guilherme Miller, Pai do Movimento do Advento nos E.U.A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google