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1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.

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1 1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres Secretária de Comércio Exterior Brasília, 07 de abril de 2011

2 2 SECEX Planejar, orientar e supervisionar a execução de políticas e programas de comércio exterior e estabelecer as normas necessárias a sua implementação para o desenvolvimento do País Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

3 3 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) - Desenvolvimento da Cultura Exportadora - Dados Estatísticos de Comex ENCOMEX Redeagentes Aprendendo a Exportar Rede CICEX Projeto 1ª Exportação Dados Estatísticos de Comex ENCOMEX Redeagentes Aprendendo a Exportar Rede CICEX Projeto 1ª Exportação Redeagentes Aprendendo a Exportar Redeagentes Aprendendo a Exportar ENCOMEX Articulação Estadual Capacitação e Treinamento Eventos e Encontros SECEX

4 4 Objetivo Geral Desenvolver e difundir a cultura exportadora nos Estados, através da capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior com a finalidade de aumentar e qualificar a base exportadora Plano Nacional da Cultura Exportadora

5 5 Objetivos Específicos Articular ações de treinamentoArticular ações de treinamento visando à institucionalização da cultura exportadora nas UFs Fomentar políticas estaduaisFomentar políticas estaduais alinhadas à Política Nacional de Desenvolvimento do Comércio Exterior e da Cultura Exportadora Integrar ações de capacitação e treinamento disponibilizadas por entidades públicas e privadasIntegrar ações de capacitação e treinamento disponibilizadas por entidades públicas e privadas em torno de objetivos comuns Facilitar o diálogo entre parceiros e participantes através da institucionalização de “Comunidade de Prática”Facilitar o diálogo entre parceiros e participantes através da institucionalização de “Comunidade de Prática” das cadeias produtivasApoiar a internacionalização das cadeias produtivas Aumentar a base exportadora de PMEsAumentar a base exportadora de PMEs Coordenar ações e esforçosCoordenar ações e esforços em parceria com os Estados

6 6 Eixos de Atuação Gestores Públicos Federais e EstaduaisGestores Públicos Federais e Estaduais Pequenas e Médias EmpresasPequenas e Médias Empresas Profissionais de comércio exteriorProfissionais de comércio exterior

7 7 Estratégia Planejamento e coordenação das atividades com os governos estaduaisPlanejamento e coordenação das atividades com os governos estaduais Fortalecimento das parcerias institucionaisFortalecimento das parcerias institucionais (a exemplo da CAIXA, dos CORREIOS e da SUFRAMA) Potencialização das iniciativas de capacitação existentesPotencialização das iniciativas de capacitação existentes, disponibilizadas pelas entidades parceiras Inovação na utilização de recursos no desenvolvimento de ferramentas de ensino à distânciaInovação na utilização de recursos no desenvolvimento de ferramentas de ensino à distância Estruturação de uma Agenda de Trabalho com as UFEstruturação de uma Agenda de Trabalho com as UF

8 8 Metodologia 1) Planejamento Reuniões de Coordenação MDIC/SECEXReuniões de Coordenação MDIC/SECEX, entidades nacionais, regionais e representantes dos Estados Mapeamento das ações PlanejamentoPlanejamento com metas Construção da Matriz “Papéis e ResponsabilidadesConstrução da Matriz “Papéis e Responsabilidades” Definição do Ponto Focal (11/04/2011)Definição do Ponto Focal (11/04/2011) Grupos de Trabalho em cadaUFGrupos de Trabalho em cada UF Consolidação da Agenda de Trabalho por UFConsolidação da Agenda de Trabalho por UF

9 9 Metodologia Metodologia (cont.) 2) Implementação do Plano 3) Monitoramento e avaliação Reuniões de Coordenação MDIC/SECEX, entidades nacionais, regionais e estaduais Definição de pontos focaisDefinição de pontos focais Formatação e aplicação de metodologia de controle e avaliação Implementação de um Sistema de Informações Gerenciais - SIGImplementação de um Sistema de Informações Gerenciais - SIG

10 10 Instrumentos 1)Ações da SECEX Aprendendo a ExportarAprendendo a Exportar Redeagentes (*)Redeagentes (*) Curso básico de exportação Treinamento para Empresas de Pequeno Porte Curso de capacitação de formadores (*) Novos instrumentos em desenvolvimento: “Curso Básico de Exportação com base no Aprendendo a Exportar” e “EPP Expresso” (*) Novos instrumentos em desenvolvimento: “Curso Básico de Exportação com base no Aprendendo a Exportar” e “EPP Expresso” Outros instrumentosOutros instrumentos ENCOMEX, 1ª Exportação, Portal do Exportador, Vitrine do Exportador, Fala Exportador, Alice Web, Estatísticas de comércio exterior, Radar comercial 2) Ações em parceria com outras entidades Acordos de Cooperação com: CAIXA, CORREIOS e SUFRAMA 3) Outras ações em construção com parceiros SEBRAE, BB, APEX entre outros

11 11 Articulação da SECEX/MDIC com o Grupo de Trabalho nos Estados Órgãos Federais Parceiros CORREIOS BB CAIXA MCT/SIBRATEC MRE BNB BRDE INPI Instância de governança que tem como objetivo coordenar e articular ações entre os Governos e entidades parcerias com foco na Cultura Exportadora Grupo de Trabalho Órgãos Estaduais Parceiros Secretarias de Estado Federações das Indústrias Universidades Fundações de Amparo a Pesquisa Bancos de Desenvolvimento Federações do Comércio Sistema S SECEX/ MDIC SECEX/ MDIC Governos Estaduais Governos Estaduais SEBRAE APEX-BRASIL SUFRAMA

12 12 Próximos Passos Consolidação do Plano Nacional da Cultura Exportadora em 12 de maioReunião com os Pontos Focais dos Estados, em 12 de maio, para planejamento das ações

13 13 RedeAgentes R R ENCOMEX 2011 1ª Exportação E E 1 1 Aprendendo a Exportar Aprendendo a Exportar Dados Estatísticos Dados Estatísticos Mapa Estratégico Mapa Estratégico D D A A M M A A R R D D 1 1 M M R R D D E E D D D D A A R R D D 1 1 D D A A R R D D D D R R D D E E D D 1 1 R R D D R R D D D D A A D D 1 1 A A D D 1 1 R R D D D D D D A A R R D D E E 1 1 D D 1 1 A A D D A A D D 1 1 R R D D 1 1 R R D D D D R R D D R R D D Rede CICEX C C C C C C C C C C C C C C C C C C Ações da SECEX nos Estados E E E E E E

14 14 Aprendendo a Exportar Coleção de produtos multimídia orientada para o aprendizado dos procedimentos da exportação, com abordagem de diversas áreas temáticas confecções, móveis, calçados, artesanato, alimentos, flores e plantas ornamentais, máquinas e equipamentos, gemas, jóias e afins, pescado e cooperativismo Ferramenta disponibilizada através de CD ROM e Internet

15 Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

16 16 Aprendendo a Exportar -Cooperativismo – SECEX/MDIC e o DENACOOP/MAPAProduto desenvolvido em parceria entre a SECEX/MDIC e o DENACOOP/MAPA Abordagem de temas específicos do cooperativismo e associativismo rurais brasileiros (história, princípios, passo a passo, mercado, internacionalização e modalidades de intercooperação)

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18 18 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Obrigada! Tatiana Lacerda Prazeres Secretária de Comércio Exteriortatiana.prazeres@mdic.gov.br


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