Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBrian Napoles Alterado mais de 9 anos atrás
1
ipPROCESS - Introdução Francielle - fss@lincs.org.br Laboratório para a Integração de Circuitos e Sistemas
2
12/07/07 Francielle Santos 2 Sobre o ipPROCESS Desenvolvido durante o projeto Brazil-IP (ano 1), na UFPE: 1 tese de mestrado; 3 trabalhos de graduação; 5 pessoas em contato direto. Finalidade: Uso acadêmico; Laboratório LINCS.
3
12/07/07 Francielle Santos 3 Quem são Vocês?
4
12/07/07 Francielle Santos 4 Agenda Necessidades de Processo O que é um Processo? O ipPROCESS Conceitos de SPEM Utilizando o ipPROCESS Prática de Planejamento
5
12/07/07 Francielle Santos 5 Motivação O que há de errado com o desenvolvimento? Há muito risco de fracasso e dificuldade no gerenciamento das atividades? Clientes na maioria das vezes ficam insatisfeitos com o resultado? Programadores também estão insatisfeitos?
6
12/07/07 Francielle Santos 6 Realizando um Projeto de Desenvolvimento... Como o marketing solicitou
7
12/07/07 Francielle Santos 7 Realizando um Projeto de Desenvolvimento... Como as vendas negociaram
8
12/07/07 Francielle Santos 8 Realizando um Projeto de Desenvolvimento... Como o engenheiro projetou
9
12/07/07 Francielle Santos 9 Realizando um Projeto de Desenvolvimento... Como foi implementado
10
12/07/07 Francielle Santos 10 Realizando um Projeto de Desenvolvimento... Como foi corrigido
11
12/07/07 Francielle Santos 11 Realizando um Projeto de Desenvolvimento... O que o cliente realmente queria...
12
12/07/07 Francielle Santos 12 Problemas com o Desenvolvimento Problemas de gerenciamento e sobrecarga das equipes; Baixa confiabilidade e corretude do produto; Altos custos de produção; Atrasos na entrega; Dificuldade de medição. Baixa qualidade dos produtos finais!!!
13
12/07/07 Francielle Santos 13 Causas Desenvolvimento == Programação; Falta de suporte às equipes: Formas ad-hoc de trabalhar; Poucos mecanismos de acompanhamento e correção; Poucos treinamentos e consultorias formais. Programação é somente uma pequena parte do trabalho!!!
14
12/07/07 Francielle Santos 14 Resumindo... Projeto de sistemas, envolve: Organização de times para construção de sistemas; Arquitetura de sistemas; Análise e testes de sistemas; Ferramentas. Planejamento, estimativas e gerência de projetos: Determinação do que precisa ser construído; Ciclos de vida e processos de desenvolvimento.
15
Processos
16
12/07/07 Francielle Santos 16 O que é Processo? O que não é processo: Não é documentação;
17
12/07/07 Francielle Santos 17 O que é Processo? O que não é processo: Não é documentação; Não é cronograma;
18
12/07/07 Francielle Santos 18 O que é Processo? O que não é processo: Não é documentação; Não é cronograma; Não é UML;
19
12/07/07 Francielle Santos 19 O que é Processo? O que não é processo: Não é documentação; Não é cronograma; Não é UML; Não é codificação;
20
12/07/07 Francielle Santos 20 O que é Processo? O que não é processo: Não é documentação; Não é cronograma; Não é UML; Não é codificação; Não é boa prática de programação;
21
12/07/07 Francielle Santos 21 O que é Processo? O que não é processo: Não é documentação; Não é cronograma; Não é UML; Não é codificação; Não é boa prática de programação; Não é burocracia.
22
12/07/07 Francielle Santos 22 O que é Processo? Processo, segundo o Michaelis: Sucessão sistemática de mudanças numa direção definida. Concatenação ou sucessão de fenômenos. Série de ações sistemáticas visando a certo resultado. Ação ou operação contínua ou série de ações ou alterações que ocorrem de uma maneira determinada.
23
12/07/07 Francielle Santos 23 O que é Processo? É um conjunto ordenado de passos pré-determinados que levam a um objetivo.
24
12/07/07 Francielle Santos 24 Aplicação - Geral A Justiça utiliza processo para aplicar as leis; Empresas utilizam processo em diversas áreas: Fabricação, compras, vendas, recursos humanos, auditoria, etc...
25
12/07/07 Francielle Santos 25 Aplicação - Informática Computadores utilizam processo para realizar tarefas ; Equipes de desenvolvimento utilizam processo para construir softwares e hardwares com qualidade no tempo e custos esperados. Engenharia de Sistemas Análise de Requisitos ProjetoProjeto CodificaçãoCodificação TestesTestes ManutençãoManutenção
26
12/07/07 Francielle Santos 26 Processo de Desenvolvimento Definições: Conjunto de atividades e resultados associados que geram um produto de software. [Sommerville, 2003] Conjunto de passos parcialmente ordenados, constituídos por atividades, métodos, práticas e transformações, usado para atingir uma meta. Meta associada a um ou mais resultados concretos finais, que são os produtos da execução do processo.
27
12/07/07 Francielle Santos 27 Processos Definem: O que é feito: Produto, atividades, passos; Como é feito: Guias e boas práticas; Por quem é feito: Papéis; Quando é feito: Pré-requisitos, fluxos; O que usa e produz : Artefatos.
28
O ipPROCESS
29
12/07/07 Francielle Santos 29 Relembrando...
30
12/07/07 Francielle Santos 30 O Primeiro Problema Como capturar as necessidades dos usuários?
31
12/07/07 Francielle Santos 31 O Segundo Problema Como desenvolver com qualidade?
32
12/07/07 Francielle Santos 32 ipPROCESS Processo de desenvolvimento de Soft IP-cores com prototipação em FPGA: Define um conjunto de atividades para determinados papéis na organização; Transforma os requisitos no IP-core desejado. Necessidades do usuário ipPROCESS IP-core
33
12/07/07 Francielle Santos 33 ipPROCESS Precisa ser instanciado, para cada novo projeto na organização: Customização dos fluxos, atividades e artefatos. A quem se destina o ipPROCESS? Organizações que desenvolvem IP-cores: Projetistas; Implementadores; Testadores.
34
12/07/07 Francielle Santos 34 Por que usar o ipPROCESS? Porque ele provê um processo de desenvolvimento estruturado, com atividades abrangentes: Podendo ser aplicado em projetos com diferentes tamanhos e propósitos: Customização de acordo com as necessidades da organização. O processo ajuda os desenvolvedores: Definindo o que tem que ser feito; Definindo o fluxo a ser seguido; Sugerindo alguns guias para ajudar na execução das atividades.
35
12/07/07 Francielle Santos 35 Características (1/4) Ciclo de vida Iterativo e Incremental: Cada iteração resulta em um build (versão funcional); Problemas complexos não são resolvidos de uma única vez; Facilidades para: Interação com o cliente; Planejamento. Gerência de instabilidade da equipe.
36
12/07/07 Francielle Santos 36 Características (2/4) Guiado por casos de uso: Definições atômicas sobre o que um IP-core deve fazer mas não como um IP-core deve operar; Capturam o comportamento pretendido para o IP-core; Dividir para conquistar: X casos de uso por iteração. Centrado na arquitetura.
37
12/07/07 Francielle Santos 37 Características (3/4) Usa uma linguagem universal de modelagem visual: Simplicação da realidade sob um determinado ponto de vista; Linguagens utilizadas: UML e SPEM. Processo gerencial disciplinado:UMLSPEM Planejamento e acompanhamento por fases e iterações: Cada fase é única; A cada iteração atividades se repetem.
38
12/07/07 Francielle Santos 38 Características (4/4) Processo gerencial disciplinado: (cont.) Identificação prévia dos riscos: Trabalha os casos de uso mais críticos nas primeiras fases do projeto; Definição de milestones: Transparência dos critérios de saída e de aceitação; Facilidade para o monitoramento de custo e riscos.
39
12/07/07 Francielle Santos 39 Fases
40
12/07/07 Francielle Santos 40 Fases Seu objetivo é elicitar os requisitos (funcionais e não funcionais), a fim de definir o escopo do projeto, critérios de aceitação, escopo negativo e o que deve ser entregue com o produto.
41
12/07/07 Francielle Santos 41 Fases O objetivo desta fase é a elaboração de uma arquitetura estável, servindo de base para os esforços de projeto e implementação.
42
12/07/07 Francielle Santos 42 Fases O objetivo da fase de Projeto é desenvolver um protótipo do IP- core baseado na arquitetura previamente definida.
43
12/07/07 Francielle Santos 43 Fases O foco desta fase é a criação do protótipo físico, garantindo que o IP-core será distribuído para os seus usuários finais (integradores) com qualidade.
44
12/07/07 Francielle Santos 44 Fases ArquiteturaArquitetura Código RTL Código RTL Protótipo Final Protótipo Final Casos de Uso
45
12/07/07 Francielle Santos 45 Conceitos
46
12/07/07 Francielle Santos 46 Conceitos de SPEM Disciplina: Conjunto de atividades relacionadas que compõem uma certa “área de concentração” do projeto. Exemplo: Disciplina de Requisitos. Fluxo de Atividades da Disciplina: Descreve o fluxo de eventos que deve ser seguido para alcançar os objetivos da disciplina. Propõe uma execução ordenada (ou parcialmente ordenada) das atividades.
47
12/07/07 Francielle Santos 47 Conceitos de SPEM Atividade: Unidade de trabalho executada por um papel específico no projeto. Apresenta passos ordenados, entradas e saídas. Papel: É composto por uma série de responsabilidades, comportamento e habilidades, formando assim um perfil requerido para a execução de determinadas atividades no contexto da organização desenvolvedora.
48
12/07/07 Francielle Santos 48 Conceitos de SPEM Artefato: É um produto de trabalho do projeto. Artefatos são entradas e saídas das atividades, havendo papéis responsáveis por cada um destes. Ou seja, são produzidos, manipulados, modificados e distribuídos ao longo da execução do projeto. Exemplos: documentos, templates, código fonte, etc. Template : É uma estrutura pré-definida para um artefato.
49
12/07/07 Francielle Santos 49 Conceitos de SPEM Guia O propósito de um guia é auxiliar na execução de atividades, ou ainda na elaboração de artefatos. Tutorial Guia de como executar uma atividade utilizando ferramentas.
50
12/07/07 Francielle Santos 50 Arquitetura do Processo
51
12/07/07 Francielle Santos 51 Arquitetura do Processo Esforço Em cada iteração, todas as disciplinas são executadas com diferentes esforços. Tempo
52
12/07/07 Francielle Santos 52 Iterativo Incremental RequisitosRequisitos A&PA&P ImplementaçãoImplementação VerificaçãoVerificação RequisitosRequisitos A&PA&P RequisitosRequisitos A&PA&P RequisitosRequisitos A&PA&P PrototipaçãoPrototipação ImplementaçãoImplementação VerificaçãoVerificação PrototipaçãoPrototipação ImplementaçãoImplementação VerificaçãoVerificação PrototipaçãoPrototipação ImplementaçãoImplementação VerificaçãoVerificação PrototipaçãoPrototipação
53
12/07/07 Francielle Santos 53 Benefícios (1/2) Utilização de práticas de Engenharia de Software para aumentar a produtividade: São aplicadas as boas práticas já disseminadas; Iterações reduzem os objetivos principais a fim de alcançá-los em intervalos de tempo menores: Dividir para conquistar!!!
54
12/07/07 Francielle Santos 54 Benefícios (2/2) Integração contínua do projeto, a cada iteração: Resolução dos problemas de integração cedo no projeto; Aumento do conjunto de “Lições Aprendidas”, a cada nova iteração: Treinamentos, consultorias, replanejamentos, etc; Aumento do reuso: Identificação das oportunidades de reuso através do desenvolvimento incremental.
55
Usando o ipPROCESS
56
12/07/07 Francielle Santos 56 O Site www.lincs.org.br/ipprocess
57
12/07/07 Francielle Santos 57 Exemplo O LCD
58
12/07/07 Francielle Santos 58 Processos – Relembrando... Definem: O que é feito: Produto, atividades, passos; Como é feito: Guias e boas práticas; Por quem é feito: Papéis; Quando é feito: Pré-requisitos, fluxos; O que usa e produz : Artefatos. Gerente de Projeto
59
12/07/07 Francielle Santos 59 O Que é Feito
60
12/07/07 Francielle Santos 60 Processos – Relembrando... Definem: O que é feito: Produto, atividades, passos; Como é feito: Guias e boas práticas; Por quem é feito: Papéis; Quando é feito: Pré-requisitos, fluxos; O que usa e produz : Artefatos.
61
12/07/07 Francielle Santos 61 Como é Feito
62
12/07/07 Francielle Santos 62 Processos – Relembrando... Definem: O que é feito: Produto, atividades, passos; Como é feito: Guias e boas práticas; Por quem é feito: Papéis; Quando é feito: Pré-requisitos, fluxos; O que usa e produz : Artefatos.
63
12/07/07 Francielle Santos 63 Por Quem é Feito Definição de papéis: Perfil associado; Responsabilidade; Habilidade. Subequipes: Orientadas a papéis; Orientadas a sub-sistemas.
64
12/07/07 Francielle Santos 64 Por Quem é Feito
65
12/07/07 Francielle Santos 65 Processos – Relembrando... Definem: O que é feito: Produto, atividades, passos; Como é feito: Guias e boas práticas; Por quem é feito: Papéis; Quando é feito: Pré-requisitos, fluxos; O que usa e produz : Artefatos.
66
12/07/07 Francielle Santos 66 Quando é Feito
67
12/07/07 Francielle Santos 67 Quando é Feito www.lincs.org.br/dotproject
68
12/07/07 Francielle Santos 68 Quando é Feito
69
12/07/07 Francielle Santos 69 Processos – Relembrando... Definem: O que é feito: Produto, atividades, passos; Como é feito: Guias e boas práticas; Por quem é feito: Papéis; Quando é feito: Pré-requisitos, fluxos; O que usa e produz : Artefatos.
70
12/07/07 Francielle Santos 70 O Que Usa e Produz
71
12/07/07 Francielle Santos 71 Dúvidas, Sugestões
72
12/07/07 Francielle Santos 72 Contato LINCS André Aziz e Francielle Santos {andreaziz, franciellesantos}@lincs.org.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.