A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA. Índice Dados Introdução Projeto Trabalhos Escher Pitágoras Pb Works Provas Geometria Espacial Conclusão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA. Índice Dados Introdução Projeto Trabalhos Escher Pitágoras Pb Works Provas Geometria Espacial Conclusão."— Transcrição da apresentação:

1 PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA

2 Índice Dados Introdução Projeto Trabalhos Escher Pitágoras Pb Works Provas Geometria Espacial Conclusão

3 Dados Nome: Thayse S. R. Silva Turma: 300 Trimestre: 2º Professora: Aline de Bona

4

5 Introdução Este 2 º trimestre foi uma barra para todos nós com vários trabalhos para fazer e muitas provas para estudar nos perdemos um pouco com toda essa agitação. Mesmo assim estou aqui de novo para fazer meu penúltimo portfólio e falar um tantinho do meu desempenho até este momento e de minhas avaliações deste trimestre. Minha proposta é seguir a professora Aline e colocar o máximo possível de matemática aqui. Por isso não vamos nos estender ainda mais e vamos direto ao que interessa... Bom proveito.

6 Projeto Todos os alunos da turma 300 do Colégio Ruben Berta, desde de 2005 até 2010, no 3º trimestre passam por este trabalho. Ele abrange as disciplinas de Matemática, Química e Inglês (as quais no trabalho, cada matéria tem sua parte separada) e consiste em criar e montar um sólido, seja qual for, mas que contenha uma pirâmide ou um prisma triangular. O nosso sólido é uma casa que tem: fotos, porta -revistas, espelho e porta - cd `s. A sua parte inferior é um prisma quadrado com uma abertura em um dos lados para o porta cd`s, nas laterais se encontram as fotos e em cima o espelho. Sua parte superior é um prisma triangular que quando abre um dos lados vira um porta revistas.

7 Para fazê-lo utilizamos os seguintes materiais: madeira, cola, tinta, pregos, dobradiças, espelho, fotos, porta cd`s e cola glitter. Suas cores são: verde, vermelho, azul, rosa, branco e amarelo. *Tempo demorado: 3h 00minutos *Valor esperado: R$ 45,00

8 Trabalhos Os trabalhos até que não são os mais difíceis de se fazer o único problema é que na maioria das vezes não consigo executá-los estando longe da professora, por isso procuro sempre terminá-los sempre em sala de aula. Eles são muitos, mas nos ajudam a ganhar nota e podemos tirar uma baixa na prova mas se estamos com os trabalhos em dia a prova de que falei ainda em cima pouco importa.

9

10 Nessa folha o exercício de que mais gostei foi o número 4. Tive que descobrir a área total e o volume de um prisma triângular. Para saber a At tive que achar primeiro a área do triângulo equilátero e para isso usei a fórmula dele depois somei a resposta com a área dos três lados do triângulo e descobri a At. E para saber o volume usei a fórmulazinha que já é tão nossa amiga V=Ab x h

11

12 Esse exercício que vou citar era pra descobrir quantos litros cabiam em uma piscina que tinha o contorno de um trapézio. Como sempre pra saber o volume temos que ter a Ab então calculamos a área da base com a fórmula do trapézio e consegui achar como resposta 20m² cuja multipliquei por 4m(altura) para descobrir o volume em m³. Como o enunciado da questão queria saber o volume em litros multipliquei por mil e encontrei de vez V = 80mil litros.

13 Provas As inimigas dos alunas de todas as idades e tamanhos, ela atacam outra vez e a saga vai continuar no próximo trimestre, porque nesse elas já passaram deixando uma comunidade inteira arrasada e perplexa. Está bem não é bem assim necessariamente que elas invadem nossos pensamentos deixando-nos com aquela vontade de gritar ou com aquele friozinho na barriga, as vezes elas vem pra ajudar mas só se cada um ajudar a si próprio primeiro como um exemplo simples vamos citar o estudo ou a revisão em casa antes das terríveis.

14 Eu confesso que nesse trimestre elas me pegaram de jeito não em uma só matéria mas em todas as disciplinas possíveis, sim também confesso que é porque não estudei devidamente pra enfrentar esse mal terrível que nos aflige. Não sei o que houve comigo nessa parte dos estudos mas prometo que não vai se repetir, vou dar o melhor de mim para que, não sozinha mas com meus amigos e colegas, enfrentar de frente e mergulhar de cabeça nesses adoráveis papeizinhos que contém o pior de nossos pesadelo e eu Thayse que vos fala vou sair vitoriosa dessa guerra contra as Provas.

15

16 Vou descrever como calculei estas questões, nesta prova q fui ótima e tirei a mais do que pretendia... 1º Questão) Uma piscina tem as seguintes dimensões: 12m de comprimento, 7m de largura e 2,70m de profundidade. Qual é a quantidade máxima de água em litros que essa piscina pode conter? (V=Ab x h) Para saber a área da base multipliquei o 12 por 7m e obtive 84m² O anterior multipliquei por 2,70 (altura) e encontrei o volume em m³.Por último multipliquei o volume por mil para encontrá-lo em litros.

17 2º Questão) A carreta de um caminhão de transportes tem as seguintes medidas 12m de comprimento, 3m de largura e 2,5 m de altura. Qual o volume máximo de carga que essa carreta pode transportar? O processo é o mesmo da questão anterior. Encontrei a área da base (Ab) multipliquei o comprimento(12 m) da carreta do caminhão pela sua largura (3m) Com o resultado achei o volume multiplicando-o pela sua altura (2,5m)

18 3º Questão) É dada uma cunha cuja forma está na figura. A base da cunha é triângular regular e sua aresta mede 16 cm. A altura da cunha é de 10cm.Qual o seu volume? Como a cunha tinha lados iguais apliquei a fórmula do triângulo equilátero (lado ao quadrado raiz de três dividido por quatro). Mas antes transformai todos os dados que estavam em cm para m aí sim dividi a resposta do lado ao quadrado por 4e achei a resposta da Ab. Para descobrir o volume multipliquei-o pela altura da cunha. E fiz mais do que foi pedido, pois multipliquei também o raiz de três junto com os outros números

19 4º Questão) Quantos dados podem ser colocados em uma caixa cúbica de 2ocm de aresta, se esses dados forem cubos de 20 cm de arestas: Primeiro achei o volume de cada cubo com a fórmula Ab x he dividi a resposta do volume do cubo maior pelo volume do cubo menor, a minha resposta obtida foi mil, ou seja, no cubo de aresta maior cabem mil cubinhos de aresta 2cm.

20 5º Questão) um enfeite de acrílico com base um trapézio isósceles. O trapézio tem 12cm de altura e suas bases medem 30 cm e 10cm. A peça tem 8cm de altura. Qual é o volume dessa peça? As contas se repetem, pois é sempre o mesmo processo. Achar a área e depois multiplicar pela altura para saber o volume. Foi exatamente isto q fiz nessa questão.

21 6º Questão) Calcule o volume de uma peça de metal, cuja forma e medidas estão na figura... A questão número 6 também é a mesma coisa só que nesta tive que encontrar 2 volumes, um da peça de metal inteira e o outro o buraco da peça de metal, assim diminui o volume menor do maior.

22 Pra ser bem sincera eu pensei que fosse bem mal nesta prova, claro que também não fui ótima mas 6,5 pra mim é o mínimo que devemos tirar em uma prova de matemática.

23 Odiei essa prova, odiei essa nota, odiei eu achar q ia bem nessa avaliação... Eu nunca poderia ter tirado uma nota assim tão baixa e feia. O pior é que fiz todas as questões e acertei metade. A única coisa boa é que fiquei acima da média por 2 décimos. (quemassaisso, shuashuashua)

24 EscherEscher

25

26 Escher tinha um dom para desenhos que estimulavam a mente, sua paixão era pintar quadros e telas com ilusões de óticas. Seu dom era tão magnífico que até hoje suas obras são lembradas e reconhecidas. E como sempre nas suas figuras também existia e existe matemática. Olhe estas figuras e veja o que acha, tem ou não tem matemática aí?

27

28

29 Esta imagem é uma cópia de uma das obras de Escher ela me chamou mais a atenção por ser feita de legos

30 Pitágoras A paixão da “sora” Aline

31

32

33 Ao contrário de Escher o divertimento de Pitágoras era brincar com números e se interessava tanto por isso que não queria nunca chegar a uma resposta óbvia e sim mais eleborada Uma das suas maiores descobertas levou seu nome até os dias de hoje......que foi uma fórmula para cálculos de área, volume entre outros H² = a² + b². Quer entender melhor? Então veja uma explicação rápida...

34

35 Pb Works O PbWorks esse trimestre está bombando, tudo isso porque a professora Aline não para de pedir para gente postar coisas lá. A vida dos alunos da “sora” gira em torno de matemática 24 horas por dia (eu acho que é até isso que ela quer) não conseguimos pensar em outra coisa a não ser contas e mais contas. Mas tudo bem quem quiser dar uma olhadinha é só acessar o meu Pb, valew? samarasohmatematica.pbworks.com

36 Geometria Espacial Quando falam em geometria espacial vem logo na minha cabeça a imagem de vários prismas rodando todos muitos diferentes e de todos os jeitos. Isso é pra mim geometria espacial. Só que eu sei que é mais que isso a geometria espacial vai além de só prismas tem muito mais por trás dessa matéria do que você pode imaginar. Por isso para entender melhor o que vem a minha mente quando se toca nesse assunto eu coloquei umas figuras para todos observarem...

37

38 E estas figuras é quando os mesmos são planificados:

39 Conclusão Então chegamos ao final de mais um portfólio e eu falo pra vocês com todas as letras “GRAÇAS A DEUS”. Pra mim essa história de ficar escrevendo como eu faço as contas é muito cansativo e eu mesmo as vezes me atrapalho, pois as contas na maioria das vezes são todas iguais. Minha nota pra esse trimestre é 8, pois sei que não dei o melhor de mim e fracassei algumas vezes. Mas como eu amo matemática e também a “sora” Aline (não é querer puxar o saco, mas a “sora” é d+ com todas as suas maluquices) não vou desistir nunca e vou até o fim com um dez no boletim !!!!!(chegou até a rimar, shuashuashua)

40

41

42

43


Carregar ppt "PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA. Índice Dados Introdução Projeto Trabalhos Escher Pitágoras Pb Works Provas Geometria Espacial Conclusão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google