A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 12 Homem! Mortal ou Imortal?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 12 Homem! Mortal ou Imortal?"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 12 Homem! Mortal ou Imortal?

2 Que é o homem? Tem ele uma alma? Sai dele, quando morre, uma entidade abstrata que vai se incorporar em outro ser?

3 Gên. 2:7 – A bíblia é clara ao afirmar que o homem
foi criado por Deus como “alma vivente. Ele não abriga uma alma dentro de si. Deus uniu dois elementos: Boneco de barro e fôlego de vida. O homem foi o único ser que não surgiu por uma ordem de Deus. Foi feito pelas mãos de Deus, moldado, e depois soprou em suas narinas o fôlego de vida. Fôlego de Vida: não há diferença entre homem e animal (Sal.150:6; Gên.7:21-22; Ecl.3:19-20).

4 DEPOIS DA MORTE, O QUE SOBRA?
Gên.2:17 – Deus disse: “certamente morrerás”. Gên.3:4 – Satanás disse: “certamente morrerás”. Satanás utilizou as mesmas palavras divinas, colocando a mentira no meio. Após o pecado, Deus veda o caminho da árvore da vida para que o homem não se torne um pecador imortal (Gên.3:22-24). não

5 O HOMEM TORNOU-SE MORTAL
Davi: “Que é o homem mortal…? (Sal.8:4). Paulo: “…os vossos corpos mortais” (Rom.8:11). “…isto que é mortal …” (I Cor.15:54). “…em nossa carne mortal” (II Cor.4:11). Só Deus é imortal (I Tim.1:17; 6:16).

6 AO MORRER O HOMEM VAI PARA A SEPULTURA
“tu és pó ao pó tornarás” (Gên.3:19), estabelece a natureza mortal. Veja os textos: Jó.14:14,21; 19:25-26; Sal.115:17; 6:5; 146:4; Ecl.9:6.

7 LÁZARO Morto a 4 dias, Jesus disse que estava dormindo (João. 11:11.
Depois afirmou: “Lázaro está morto” (João.11:14). Jesus não disse para Lázaro descer do Céu, mas “…vem para for a”. (João.11:43). Se Lázaro estivesse gozando as delícias celestiais após a morte, ele gostaria que Jesus o trouxesse de volta a esta terra de pecado?

8 “ ALMA” = “VIDA” Lev.17:11 – “Porque a ALMA (vida) da carne está
no sangue…para fazer expiação pelas vossas ALMAS (vida); …é o sangue que fará expiação pela ALMA (vida, pessoa). Atos.20:10 – “Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o disse: Não vos perturbeis, que a sua ALMA (vida) está nele.”

9 “ALMA”= “PESSOA” Gên.46:27 – “E os filhos de José, que lhes nasceram
no Egito, eram duas ALMAS (pessoas). Todas as ALMAS (pessoas) da casa de Jacó, que vieram do Egito, foram setenta.” Lev. 17:12 – “..Nenhuma ALMA (pessoa) de entre vós comerá sangue.” Atos.2:41 – “Naquele dia agregaram-se quase três mil ALMAS (pessoas).”

10 “ALMA” = “CORAÇÃO” Gên. 34:3 – “E apegou-se a sua ALMA (coração)
com Diná, filha de Jacó…”. I Reis.11:37 – “…e reinarás sobre tudo o que desejar a tua ALMA (coração)…”. Atos.2:43 – “Em toda ALMA (coração) havia temor…”.

11 “ESPÍRITO” = “FACULDADE MORAL”
Salm.51:10 – “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um ESPÍRITO (caráter, índole) reto”. Luc. 1:17 – “E irá adiante dele no ESPÍRITO (caráter) de Elias…”. Fil.1:27 – “…Irei ter convosco com vara ou com amor e ESPÍRITO (sentimento) de mansidão”.

12 “ESPÍRITO” = “SABEDORIA”
Luc.1:80. – “E o mesmo crescia, e se robustecia em ESPÍRITO (conhecimento).” Mat.5:3 – “Bem-aventurados os pobres de ESPÍRITOS (raciocínio).”

13 “ESPÍRITO” = “ÂNIMO, ENERGIA”
Gên.45:27 – “Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José…reviveu o ESPÍRITO (ânimo) de Jacó.” Jó.17:1 – “O meu ESPÍRITO (energia, ânimo) se vai consumindo…” Sal.143:7 – “Ouve-me depressa, ó Senhor; o meu ESPÍRITO (ânimo) desfalece…”

14 “ESPÍRITO” = “FÔLEGO, RESPIRAÇÃO, SOPRO”
Gên.7:15 – “E toda a carne, em que havia ESPÍRITO (fôlego) de vida…” Jó.14:10 – “Mas, morto o homem é consumido; sim, rendendo o homem o ESPÍRITO (fôlego)...” Ecl.12:7 – “E o pó volte à terra como era, e o ESPÍRITO (fôlego) volte a Deus, que o deu.”

15 Conquanto haja nas Escrituras estas variadas formas em que alma e espírito são empregados, não há em nenhuma delas qualquer indício que signifique uma “entidade abstrata que sobrevive à matéria”. Não há na Bíblia nenhum texto que autorize a doutrina de uma alma ou um espírito imortais. Só Deus é imortal. I Tim.1:17; 6:16.

16 Se o galardão (Céu para o justo, inferno para o ímpio) ocorre na hora exata da morte, três doutrinas bíblicas ficam sem sentido, e canceladas, a saber: o juízo (Atos.17:31); a ressurreição (I Cor,15); e a volta de Jesus (João.14:1-3). A recompensa está precedendo a todas.

17 Ora, se Deus diz que o homem possuía imortalidade condicional, tanto que vedou a fonte da longevidade, após a transgressão, como pode alguém achar-se no direito de dar imortalidade à alma?

18 IMORTALIDADE QUANDO A Bíblia apresenta duas ressurreições:
Apoc. 20:6 – “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição.” João.5:28-29 – “…Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz, e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” I Tes.4:16 – “Porque o mesmo Senhor descerá do Céu…; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”

19 Em sua apostila “Estudo Elaborado”, pág. 2, o prof. A
Em sua apostila “Estudo Elaborado”, pág.2, o prof. A. Gilberto, do Inst. Bíblico Pentecostal, afirma que a alma e que peca. Depois, com espaço de seis linhas, diz que a alma é imortal. Além de se contradizer, está contra o ensino divino, pois diz a Bíblia que Deus expulsou Adão e Eva do Jardim do Édem, para evitar que comessem do fruto da árvore da vida e assim se tornassem pecadores imortais.

20 Não há dúvidas, o galardão, recompensa, imortalidade, só após o juízo final, que a Bíblia estabelece para o julgamento de todos. Atos.17:30-31.


Carregar ppt "Capítulo 12 Homem! Mortal ou Imortal?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google