A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O prazer de aprender através das histórias e músicas na Educação Infantil Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares I SEMINÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O prazer de aprender através das histórias e músicas na Educação Infantil Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares I SEMINÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 O prazer de aprender através das histórias e músicas na Educação Infantil Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNDIME-TO

2 A música...

3 FALAREMOS SOBRE... Fazer, apreciar e refletir em música com as crianças; Objetivos e conteúdos da música; Amostra de instrumentos de percussão com material reciclado. Fazer, apreciar e refletir em música com as crianças; Objetivos e conteúdos da música; Amostra de instrumentos de percussão com material reciclado.

4 A MÚSICA está presente em meio a humanidade, desde a pré-história até os dias atuais. É possível afirmar, de acordo com Bennet (1986) a música se faz presente em todas as manifestações sociais e pessoais do ser humano desde os tempos mais remotos até os dias atuais. Kenny G\01. Dying Young.mp3

5 A música é considerado uma importante e eficaz fonte de comunicação. Desta forma, consideramos a linguagem musical como importante instrumento de aprendizagem; como uma estratégia de aprendizagem a qual deve usada e abusada em sala de aula.

6 Por meio da linguagem musical é possível as crianças desenvolverem a percepção, expressão e autodefinição: auditiva de sons e ruídos reconhecimento de sons de diferentes timbres diversos volumes e duração intensidades diferentes conhecimento da própria voz

7 OBJETIVOS Individualização da expressão musical; Descobertas de preferências musicais; Entrar em contato com diversos instrumentos e descobrir suas afinidades; Descobrir as sensações que a musica desperta nas pessoas; Expressar-se por meio de sons.

8 Dessa maneira... É necessário que o professor use a música como uma metodologia de aprendizagem que permita a criança descobrir os sons, prestar atenção ao seu ritmo, melodia, mensagem, assim como, saber ficar em silêncio para ouvir e apreciar os sons do ambiente.

9 INTERATIVIDADE De que forma vocês usam a música na sala de aula? Descreva a sua experiência.

10 Sons do corpo... Podemos, através de diferentes técnicas, colocar a crianças para ouvirem os sons de seus próprios corpinhos: da boca: falando, gritando, cantando... do pé: bater, arrastar, movimentar o pé em intensidade e ritmos diferentes... da mão: bater palmas devagar, depressa e com ritmos.

11 Jogando e brincando Outra técnica importante é: proporcionar jogos de silêncio jogos de silêncio com sons explorar os sons ao ar livre jogos de sons e ruídos jogos imitativos histórias cantadas dramatização rodas de brinquedo, etc.

12 Vamos cantar? Caranguejo Caranguejo não é peixe Caranguejo peixe é Caranguejo só é peixe Na enchente da maré. Ora palma, palma, palma, Ora pé, pé, pé Ora roda, roda, roda Caranguejo peixe é! Atirei o pau no gato Atirei o pau no gato, tô mas o gato, tô tô não morreu, reu, reu Dona Chica, cá cá admirou-se, se se do berrô, do berrô, que o gato deu, Miau! 10 Caranguejo, O Cravo E A Rosa.mp3 Escravos de Jó Escravos de Jó Jogavam caxangá Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

13 Vamos dançar? Cristina Mel Tá na Hora de Louvar.mp3

14 Praticando... Amostra de materiais para DESENVOLVER COM AS CRIANÇAS!

15 Um violão de caixa de sapato Material: Caixa de sapato Tesoura Elásticos Fita crepe

16 CONTINUAÇÃO... Modo de fazer: Faça uma abertura no meio da tampa da caixa de sapatos, um circulo do tamanho de sua mão fechada; Amarre os 5 elásticos em um palito (de sorvete, churrasco), e no outro palito apenas torça os elásticos; Estique os 05 elásticos do centro da tampa até as costas da caixa; faça os elásticos passarem sobre o buraco como se fossem as cordas de um violão, passando sobre o buraco, as cordas vão aparecer em cima e em baixo. Com uma fita transparente ou cola prenda o palito que tem os elásticos amarrados na lateral da caixa

17 MAIS PRODUÇÃO? ZAMPONHA Materiais: Cano fino de PVC e fita-crepe Como fazer Corte 2 pedaços de cano PVC, um com 30 cm, outro com 20 cm, usando uma serrinha manual; Tampe um buraco de cada cano usando a fita crepe; Com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com fita crepe. Como tocar Assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.

18 OUTRA... PANDEIRO Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arame Como fazer Abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra); Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda; Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa; Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas; Como tocar Toque na sequência que mostra a figura: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão

19 MAIS UMA... CHOCALHO Materiais: 1 latinha de refrigerante, pedrinhas, fita adesiva Como fazer  Lave a latinha de refrigerante;  Pelo furo, coloque muitas pedrinhas pequenas, até preencher cerca de 1/3 da latinha;  Tape o furo com a fita adesiva. Como tocar  Balance o chocalho no ritmo da música.

20 Precisamos entender a musicalidade como momento de contemplação:

21 VAMOS ASSISTIR... Luciana do Nascimento Santos Educadora Nota 10.avi Luciana do Nascimento Santos Educadora Nota 10.avi Assista ao vídeo a seguir e identifique etapas ou atividades que são exemplos de:

22 O FAZER MUSICAL Exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte e música; Proporciona o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

23 APRECIAÇÃO MUSICAL Percepção do sentido que o objeto propõe; Observação e da fruição; Visa desenvolver a capacidade de construção de sentido, reconhecimento e análise de obras de arte e de seus produtores; Conhecer o patrimônio cultural e artístico.

24 A REFLEXÃO MUSICAL... Tanto no fazer como na apreciação: É um pensar sobre todos os conteúdos do objeto musical que se manifesta em sala; Compartilhar perguntas e afirmações que a criança realiza instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e as dos artistas.

25 FINALIZANDO...


Carregar ppt "O prazer de aprender através das histórias e músicas na Educação Infantil Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares I SEMINÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google