A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores Aula – 05 Introdução a redes Wireless.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores Aula – 05 Introdução a redes Wireless."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores Aula – 05 Introdução a redes Wireless

2 Comunicação sem fio Usada desde o início do século passado Telégrafo Avanço da tecnologia sem fio Rádio e televisão Mais recentemente aparece em Telefones celulares Satélites Redes sem fio

3 Dispositivos que suportam WIFI Impressoras Fax Telefones Celulares, Smartphone Notebooks Tablet Smart TV Entre Outros.

4 Métodos de transmissão Transmissão sem fio utiliza o ar como meio métodos de transmissão no ar: Rádio Frequencia Microondas Infravermelho Luz Sinais de Satelite.

5 Caracteristicas Wireless Wireless = sem fios Wireless = sem fios. Conexão entre um sistema transmissor e receptor de dados sem de fios. Evolução da computação móvel tem obrigado as empresas usarem redes wireless. Boa opção para redes locais que necessitam de mobilidade. Transmissão dos dados pelo ar. Redes Wireless podem combinar-se com as redes cabeadas.

6 Vantagens Flexibilidade, Mobilidade e Praticidade; Simplicidade de Instalação; Redução de Custos; Escalonabilidade (diferentes topologias);

7 Desvantagens Principais problemas Grande atenuação Limitação de alcance Interferência Dificuldade de se atingir altas taxas de transmissão Segurança Reflexões do sinal no interior de uma casa.

8 WLAN WLAN (Wireless Local Area Network) É uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrario da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. Ex: rede de uma universidades Rede de um aeroporto,

9 WMAN WMAN (Wireless Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas Sem Fio. Ocupam cidades inteiras ou grandes regiões metropolitanas e centros urbanos. Ex Empresas e filiais em bairros ou cidades distintas, ou diversos setores de um campus universitário.

10 WWAN WWAN (Wireless Word Area Network) É uma rede sem fio de maior alcance pode cobrir diversos países. Utilização de antenas potentes para retransmissão do sinal. Redes de celulares que cobre as diversas regiões do globo. A distância limitada pela tecnologia de transmissão, o nível do sinal vai depender dos equipamentos de transmissão e recepção. propensa a perdas de sinais por causa dos ruídos e condições climáticas.

11 Redes de Computadores Padrões e Tecnologias de redes Wireless

12 Wireless  Wire: Fio/Cabo  Less: Sem  Qualquer tipo de conexão para transmissão de dados sem cabos

13 Bluetooth  O Bluetooth (IEEE ) é um padrão sem fio para redes pessoais.  Com um alcance restrito (em media 10 metros),  É utilizado para conectar PDAs, celulares, laptops, PCs, impressoras e câmeras digitas a uma frequência curta de rádio e com baixo consumo de energia.  Mas a tecnologia enfrenta desafios no que diz respeito à segurança. É por meio da conexão Bluetooth que os vírus estão chegando ao celular. Aparelhos com o sistema operacional Symbian recebem códigos maliciosos por meio da tecnologia, embora o vírus só possa ser instalado se o usuário autorizar.  Também foram registrados casos no Reino Unido em que ladrões utilizaram dispositivos Bluetooth para detectar a presença de notebooks guardados em carros e roubá-los.

14 Frequência de Rádio:  As ondas de rádios são muito comuns  Podem viajar longas distâncias.  Atravessar paredes e a sua geração é relativamente barata.  O comportamento das ondas de rádio também depende da frequência.  Em altas frequências, tendem a viajar em linha reta e ser refletidas por obstáculos.  Em baixas frequências, tendem a atravessar as paredes.  O meio de transmissão é razoavelmente flexível.  Um problema com as redes via rádio é que dois dispositivos usando a mesma frequência interferem entre si.

15 FREQUÊNCIAS DE MICROONDAS  A microonda é um subconjunto das frequências de rádio cujo início é considerado em 1 GHz e o término, por volta de 18 Ghz.

16 INFRAVERMELHO  As ondas infravermelhas existem entre o espectro visível ( isto é, o arco – íris ) e o das microondas.  A tecnologia de infravermelho é usada normalmente em ambientes bem localizados, como em controles remotos de televisão e as portas de infravermelho na maioria dos computadores laptops.  Isso porque o infravermelho é direcional ( há necessidade de ser apontado para o aparelho de uma posição próxima a ele ) e não consegue atravessar objetos sólidos, por exemplo, as paredes.  Tais características tornam a tecnologia de infravermelho mais segura do que as de rádio e de microondas.  Limitado a uma distância de 10 m e não pode atravessar paredes.

17 Topologias - AD HOC  Topologia Peer-to-peer (ad hoc) – nesta configuração, as estações de trabalho, munidas de placas de comunicação wireless estabelecem comunicação entre si, sem a necessidade de um Access Point. Também pode ser chamada de IBSS (Independent Basic Service Set).

18 Topologias - Infra-estrutura  Topologia Infra-estrutura – Esta configuração consiste em um Access Point que estabelece comunicação com um conjunto de estações de trabalho. Esta topologia admite diversos tipos de configurações descritas a seguir

19 Padrões  Wireless Fidelity – Nome comercial dado à família de padrões do IEEE.  Disseminação muito grande nos últimos anos Notebooks e PDAs normalmente já suportam o uso nativamente.  Padrões comerciais:  a (5 GHz; 54 Mbps)  b (2.4 GHz; 11 Mbps)  g (2.4 GHz; 54Mbps)  n ( 2,4 GHz e/ou 5 GHz 65 Mbps a 300 Mbps )

20 Trabalho Crie um video tutorial mostrando como configurar uma rede Ad-Hoc e envio o video para o Portal do aluno. Pesquisa manuscrita para próxima aula sobre os padroes: a b g n ac.


Carregar ppt "Redes de Computadores Aula – 05 Introdução a redes Wireless."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google